Pão holandês de Páscoa | A Nossa Vida

Pão holandês de Páscoa

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de admin
Publicado por: 
admin

Alimento principal: 
Vegetais

Descrição

Este pão tradicional da Páscoa na Holanda é preenchido com um colar de amêndoa doce e guarnecida com passas e casca de limão cristalizadas.

Ingredientes

1 taça
leite integral + 1 colher de sopa
1 embalagem(ens)
fermento em pó
2⁄3 taça
açúcar + 1 colher de sopa
3 1⁄2 taça
farinha de trigo
1⁄2 c. chá
canela
2
ovos grandes
2 c. sopa
manteiga sem sal derretida
2⁄3 taça
amêndoas finamente picadas
2 c. chá
sumo de limão
1 taça
uvas passas
2 c. sopa
casca de limão cristalizada, picada
1 c. sopa
raspas de limão

Instruções de preparação

Para a massa, unte uma tigela grande com óleo e reserve. Aqueça 1 chávena de leite. Retire a panela do lume e misture o fermento e 1 colher de sopa de açúcar. Deixe descansar até borbulhar.

Numa tigela grande ou na tigela de um processador de alimentos com uma lâmina de metal, misture a farinha e a canela. Adicione os ovos inteiros, a manteiga e a mistura do fermento. Processe a mistura ou mexa com uma colher de pau até obter uma massa pegajosa.

Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada, amasse levemente, molde-a para uma bola e transfira-a para a tigela preparada, voltando-a para que todos os lados fique com óleo. Cubra a tigela com um pano de cozinha húmido e deixe a massa levedar cerca de 40 minutos.

Para a massa de amêndoa, coloque as amêndoas, o açúcar restante, as gemas e o sumo de limão na tigela de um processador de alimentos com uma lâmina de metal e bata ate obter uma pasta firme. Enrole a massa longitudinalmente numa película aderente, torça as pontas para selar e molde a massa até ficar com cerca de 2,5 cm de espessura e 30,5 cm de comprimento. Reserve no frigorífico.

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Coloque a massa uma superfície levemente enfarinhada. Coloque as passas, a casca de limão e raspas no centro da massa e amassar até que fique tudo incorporado e a massa estiver lisa. Forme a massa num retângulo. Desembrulhe a pasta de amêndoa e coloque-a longitudinalmente no centro da massa. Dobre a massa sobre a massa e aperte para selar. Coloque o pão, vedação lateral para baixo, em papel vegelat levemente untada com óleo. Cubra o pão e deixe crescer até dobrar de volume - cerca de 30 minutos.

Pincele o pão com o restante leite e leve ao forno por 10 minutos. Reduza a temperatura para 180ºC e asse até pão ficar dourado e soar oco quando se bate - 40 a 45 minutos. Sirva em temperatura ambiente.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária