Guisado de vitela, salsicha e cogumelos com massa | A Nossa Vida

Guisado de vitela, salsicha e cogumelos com massa

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Massa

Descrição

um prato da culinária toscana.

Ingredientes

1 taça
água
30 g
cogumelos porcini seco
1⁄4 taça
azeite
1
cebola pequena picada finamente
1
cenoura pequena, descascada, picada
1⁄4 taça
salsa finamente picada + 2 colheres de sopa
2
dentes de alho finamente picado
230 g
salsichas frescas sem pele
230 g
carne de vitela picada e cozida
1⁄2 taça
vinho tinto
400 ml
caldo de galinha
790 g
tomates inteiros em polpa
2
louro
2 c. chá
sálvia fresca picada
1 c. chá
sementes de erva-doce, levemente esmagados
450 g
massa fettuccine ou pappardelle fresco ou comprado
  molho(s)
queijo parmesão ralado

Instruções de preparação

Leve a água e os cogumelos a ferver numa panela pequena. Retire do lume e deixe repousar 15 minutos. Coe a imersão de líquido através de uma peneira forrada com papel de cozinha para uma tigela.

Pique grosseiramente os cogumelos. Reserve o líquido dos cogumelos.

Aqueça o óleo numa frigideira grande sobre lume médio-alto. Adicione a cebola, a cenoura, 1/4 de chávena de salsa e o alho. Refogue até que os vegetais estejam macios, cerca de 5 minutos. Empurre os vegetais para o lado da frigideira. Adicione a salsicha e cozinhe até dourar, cerca de 4 minutos. Adicione a vitela e refogue até dourar, cerca de 5 minutos. Adicione o vinho. Aumente o lume para alto e deixe ferver até que o vinho ficar quase evaporado, cerca de 5 minutos. Adicione 1 chávena de caldo de galinha e deixe ferver 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o líquido dos cogumelo reservados. Deixe ferver até que o líquido estiver praticamente absorvido, aproximadamente 5 minutos.

Transfira a mistura para um processador e processo apenas até estar picado. Retorne a mistura para a frigideira. Misture os tomates com a polpa, as folhas de louro, a sálvia, as sementes de erva-doce e os cogumelos porcini. Reduza o lume para baixo. Cozinhe descoberto até o molho engrossar. Quebre os tomates com um garfo e deite o restante caldo de galinha (1/2 chávena de cada vez). Mexa ocasionalmente. Cozinhe cerca de 1 hora. Tempere com sal e pimenta. (O quisado pode ser feito dois dias antes.)

Cozinhe a massa numa panela grande com água fervida com sal até ficar al dente, mexendo ocasionalmente. Escorra. Adicione o molho para a panela e re-aqueça em lume médio. Coloque a massa e misture. Transfira para uma tigela. Polvilhe com o queijo e a salsa.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária