Focaccia de alecrim, uvas passas e nozes | A Nossa Vida

Focaccia de alecrim, uvas passas e nozes

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de admin
Publicado por: 
admin

Alimento principal: 
Fruta

Descrição

Este pão teve origem na Itália e é bastante versátil. Use-o para um lanche ou para acompanhar uma sopa ou salada; tente mergulhá-lo em azeite; ou corte em quadrados e faça sandes. De qualquer maneira, é irresistível.

Ingredientes

4 1⁄2 taça
farinha para pão
2 1⁄4 c. chá
fermento em pó
1⁄2 c. chá
açucar
2 c. chá
sal
1 1⁄4 taça
água quente
1⁄2 taça
azeite + 1 colher de sopa
2 c. sopa
folhas frescas de alecrim, picadas
1⁄4 taça
uvas passas
1⁄3 taça
pinhões torrados
2 c. chá
sal grosso

Instruções de preparação

Para a massa, junte as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal num processador de alimentos com uma lâmina de metal. Adicione a água e 4 colheres de sopa de azeite e bata até a massa formar uma bola, cerca de 45 segundos. (Se a sua tigela do processador de alimentos for pequena, retire metade da massa e bata cada metade por 45 segundos, depois amasse com as mãos juntas.)

Numa superfície levemente enfarinhada, sove a massa até ficar flexível e macia. Forme uma bola. Unte uma tigela grande com 1 colher de sopa de azeite, coloque a massa e vire para cobrir todos os lados. Cubra com um pano limpo e húmido e deixe levedar cerca de 1 hora.

Numa panela pequena, misture o alecrim e 2 colheres de azeite. Aqueça em lume médio-alto cerca de 1 minuto. Adicione as passas e retire do lume. Deixe arrefecer à temperatura ambiente. Unta uma assadeira de vidro com 1 colher de sopa de azeite e reserve.

Amasse a massa em azeite sobre uma superfície levemente enfarinhada. Mistura as uvas passas e os pinhões na massa. Forme-a numa bola, cubra com a mesma toalha húmido e deixe descansá-la por 15 minutos. Numa superfície levemente enfarinhada, use um rolo para formar a massa numa retângulo de 20cm por 30cm. Coloque a massa na assadeira preparada, cubra com o pano húmido e deixe levedar 1 a 1h30.

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Use as pontas dos dedos para fundar a massa e coloque pequenos cachos de folhas de alecrim nas cavidades. Regue a massa com o restante azeite e polvilhe com sal grosso. Coloque o pão na prateleira do meio do forno e salpique o interior do forno com 3 ou 4 pulverizações de água. Asse até dourar, cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer um pouco e sirva quente. Guarde num recipiente hermético.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária