Feijoada brasileira | A Nossa Vida

Feijoada brasileira

Grau Dificuldade: 
Médio
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de admin
Publicado por: 
admin

Alimento principal: 
Porco

Descrição

Um prato típico do Brasil.

Ingredientes

500 g
carne seca bovina
500 g
costela de porco salgada ou defumada
2
pé de porco salgado
200 g
rabo de porco salgado
100 g
orelha de porco salgada
200 g
lombo de porco defumado
100 g
paio
100 g
linguiça portuguesa
100 g
língua de boi defumada
50 g
bacon
200 g
cebola picada (para o tempero do feijão)
100 g
alho picado (para o tempero do feijão)
6
louro (para o tempero do feijão)
2 taça
sumo de laranjas
1
laranja
1⁄4 taça
vodka ou aguardente
  molho(s)
azeite

Instruções de preparação

Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.

Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em lume alto, e deite a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura.

Coloque as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon. Adicione a laranja cortada a meio. Durante todo o cozimento, tire a gordura que for subindo à superfície.

Numa frigideira, refogue a cebola e o alho em azeite previamente aquecido. Junte ao cozimento bem como as últimas carnes. Retire as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.

Junte a aguardente e o sumo de laranja.

Após duas horas, comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de macieza ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir. Volte a colocar na panela com o feijão e deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos em lume brando.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária