
Empadão pastor - Empadão de carne de borrego
Doses

Descrição
Um empadão tradicional, óptimo para um jantar de Inverno.
Ingredientes
Instruções de preparação
Aqueça o forno a 160ºC. Num tacho de ir ao forno, aqueça o azeite em lume médio baixo. Junte a cebola, as cenouras, o aipo e cubra-a com a tampa. Cozinhe mexendo de vez em quando até aos vegetais estarem ligeiramente tenros, mas não queimados. Junte o alho e os coentros e deixe cozinhar mais uns minutos.
Adicione a água ou o vinho, o caldo e o tomate e deixe ferver. Adicione as anchovas, as folhas de louro, os pescoços do borrego e deixe cozinhar. Transfira para o forno, destape a carne, e vá mexendo de vez enquanto. Deixe estar no forno durante 3 a 4 horas ou até o borrego estar tão tenro que a carne descole dos ossos.
deixe arrefecer, tempere com sal e pimenta, retire os ossos e desfaça a carne em pedaços grossos.
Pode servir os pescoços do borrego como um estufado no forno numa cama de puré de batata, ou pode sempre congelar e usar noutra ocasião. Ou claro, poderá usá-los agora.
Aqueça uma frigideira em lume médio alto e salteie o borrego picado até ficar num tom acastanhado. Adicione o borrego picado, ao borrego estufado, e leve o estufado ao lume até evaporar qualquer liquido, cerca de 30 minutos. Rectifique os temperos.
Entretanto aqueça o forno a 200ºC e coloque as batatas numa panela com água e sal e deixe cozer durante 30 a 40 minutos. Escorra as batatas, volte a colocá-las na panela bem escorridas, esmague-as grosseiramente e bata-as vigorosamente com a manteiga, o leite e 2 colheres de queijo até ficarem com uma consistência cremosa mas ainda firme.
Por fim, espalhe o borrego num tabuleiro de ir ao forno, de cerca de 35cm x 22cm e cubra-o com o puré de batata. Salpique com o restante queijo e deixe cozer durante 30 a 40 minutos ou até o topo ficar dourado e as laterais terem o suco do borrego a fervilhar.
Sirva na próprio tabuleiro com feijão verde cozido a vapor, ou com uma salda verde à escolha.