Ciabatta | A Nossa Vida

Ciabatta

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de admin
Publicado por: 
admin

Alimento principal: 
Arroz e cereais

Descrição

Um clássico italiano que é caracterizado pelos seus tamanhos e formas irregulares.

Ingredientes

1 taça
farinha de trigo
1⁄2 c. chá
açucar
1⁄2 c. chá
fermento em pó
2⁄3 taça
água morna
3 taça
farinha de trigo (massa)
1⁄2 c. chá
fermento em pó
2 c. chá
leiteem pó
1 1⁄2 c. chá
sal
1 1⁄4 taça
água morna

Instruções de preparação

Para a biga, misture a farinha, o açúcar, o fermento e a água. Mexa até ficar homogêneo. Cubra a tigela com um pano de cozinha húmido e deixe levedar durante a noite. A mistura resultante será borbulhante.

Para a massa, misture a farinha, o fermento, o leite em pó e o sal num processador de alimentos com lâmina de metal. Adicione o Biga e a água. Bata até obter uma massa molhada e pegajosa. Bata mais 5 minutos à mão ou com o processo durante mais 45 segundos. A massa vai ser elástica e húmida. Raspe a massa das laterais da tigela e cubra com um pano de cozinha húmido. Deixe levedar cerca de 3 horas.

Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e vire a massa sobre ela. Polvilhe a massa e as mãos com farinha e pressione para achatar a massa num retângulo de 15cm. Divida a massa em duas metades iguais, cubra com o pano de cozinha húmido e deixe levedar por 30 minutos.

Usando as mãos bem enfarinhadas, estique cada retângulo de massa para medir 12cm por 25cm. Pressione levemente a massa para achatar a sua forma.

Polvilhe generosamente uma assadeira com farinha de milho e coloque a massa. Polvilhe a farinha também sobre a superfície da massa, cubra com um pano húmido e deixe levedar por mais 30 minutos.

Pré-aqueça o forno por pelo menos 30 minutos, a 220ºC. Asse os pães cerca de 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer. Sirva morno ou à temperatura ambiente. Armazene num recipiente hermético.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária