Bolo de mármore | A Nossa Vida

Bolo de mármore

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Chocolate

Descrição

Não se consegue decidir entre chocolate ou baunilha? Misture ambas!

Ingredientes

125 g
farinha de trigo (cobertura crumble)
75 g
açucar
75 g
manteiga sem sal , gelada e cortada em cubos
75 g
chocolate amargo ou de leite
225 g
manteiga amolecida (bolo)
225 g
açucar
4
ovos
1 c. chá
essência de baunilha
225 g
farinha de trigo
2 c. chá
fermento em pó
50 ml
leite
25 g
cacau em pó
  molho(s)
açúcar em pó

Instruções de preparação

Para a cobertura de crumble, misture a farinha, o açúcar e a manteiga numa tigela grande até obter uma farofa grossa. Use as pontas dos dedos. Em seguida, misture os pedaços de chocolate. Reserve no frigorífico enquanto faz o bolo.

Para o bolo, pré-aqueça o forno a 180ºC.

Unta uma forma com manteiga.

Bata a manteiga até ficar macia numa tigela grande ou em uma batedeira elétrica. Adicione o açúcar e bata até obter uma mistura leve e fofa. Bata os ovos e o extrato de baunilha numa tigela pequena por alguns segundos ou apenas até estar tudo combinado. Adicione gradualmente os ovos à mistura e bata.

Peneire a farinha e o fermento em pó e misture com cuidado. Adicione o leite e misture delicadamente para combinar. Deite metade da mistura do bolo noutra tigela grande e junte o cacau em pó. Mexa bem.

Coloque as duas massas na forma preparada, alternando colheres de sopa cheias de massa de baunilha com o chocolate. Usando um espeto ou o cabo de uma colher, crie suavemente redemoinhos através da mistura de bolo para criar o efeito de mármore. (Tente não mexer demais, pois não irá obter esse efeito de mármore.)

Deite o crumble uniformemente por cima da mistura de bolo e leve ao forno por 50-60 minutos, ou até o crumble ficar dourado e um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

Retire do forno e deixe arrefecer na forma por 10 minutos. Retire o bolo da forma. Coloque-o sobre uma grelha e deixe arrefecer completamente.

Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária