Bolo de chocolate branco | A Nossa Vida

Bolo de chocolate branco

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Chocolate

Descrição

Um bolo de chocolate branco com toda a sua elegância é ideal para comemorar um aniversário especial.

Ingredientes

300 ml
natas (cobertura)
45 g
xarope de milho
400 g
chocolate branco
75 g
manteiga amolecida
  molho(s)
manteiga amolecida para untar (bolo)
4 g
ovos
125 g
farinha de trigo
1 1⁄2 c. chá
fermento em pó
50 g
chocolate branco
  molho(s)
raspas de chocolate branco, amargo e de leite para decorar

Instruções de preparação

Para a cobertura, coloque as natas e o xarope de milho numa panela grande e deixe ferver, mexendo ocasionalmente. Retire do lume e junte o chocolate. Mexa para derreter o chocolate - poderá precisar de o colocar de novo em lume baixo, só para que todo o chocolate derreta. Retire do lume e deixe arrefecer até ficar morno.

Adicione a manteiga com o chocolate derretido, alguns cubos de cada vez, batendo a mistura até que toda a manteiga fique incorporada. Reserve no frigorífico por cerca de 2 horas, mexendo algumas vezes enquanto arrefece. Deve endurecer, mas ainda ser pulverizável.

Retire a cobertura do frigorífico pelo menos 30 minutos antes de o usar no bolo. Pode ser necessário bater a mistura com uma colher de pau para torná-la mais fácil para espalhar.

Para o bolo: Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Unta as laterais de duas formas de 18cm com farinha e polvilhe com farinha. Forra o fundo com papel vegetal.

Usando uma batedeira elétrica, bata os ovos e o açúcar numa velocidade alta por vários minutos. Numa tigela, misture a farinha, o fermento em pó e os pedaços de chocolate. Bata no ovo e mistura de açúcar.

Divida a massa entre as formas preparadas e asse por cerca de 25 minutos, ou até dourar levemente em cima. Retire do forno e deixe arrefecer nas formas por 10 minutos, depois solte em torno das bordas com uma faca pequena e retire cuidadosamente cada bolo antes de transferir para uma grade para arrefecer completamente.

Coloque um dos bolos num prato e deite a cobertura reservada por cima, cerca de 4-5mm de espessura. Coloque o segundo bolo em cima da maneira certa e use o resto da cobertura para cobrir o bolo completamente.

Usando uma espátula ou as costas de uma colher, pouse-a levemente sob a cobertura para fazer picos por todo o bolo. Se preferir, pode simplesmente alisar o bolo com uma espátula, mergulhando-o de vez em quando num jarro com água quente para obter um bom acabamento.

Pode decorar o bolo com as raspas de chocolate, que desejar.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária

Post