Base para tarte doce | A Nossa Vida

Base para tarte doce

Grau Dificuldade: 
Muito Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de Maria C
Publicado por: 
Maria C

Alimento principal: 
Doce/ Açúcar

Descrição

Uma receita fácil e básica de base de qualquer tarte doce.

Ingredientes

125 g
manteiga sem sal
100 g
açúcar em pó
1 pitada
sal
250 g
farinha
2
gemas de ovo
30 ml
leite

Instruções de preparação

Para forrar uma forma tarteira de 28 cm de diâmetro.

Coloque a manteiga, o açúcar em pó e o sal num processador de alimentos e deixe misturar. Junte a farinha e coloque a misturar até à mistura se começar a aglomerar em pedaços. Junte as gemas de ovo e o leite e deixe dê mais 5 misturadelas. A mistura ainda estará aos pedaços, mas não se preocupe que ela combinar-se-á quando estiver a descansar. É importante que não bata demais senão pode perderá o estaladiço e a leveza da base da tarte.

Retire a mistura do processador, faça uma bola e envolva-a em película aderente. deixe repousar no frigorífico pelo menos durante 1 hora.

Quando for para forrar a forma de tarte, estenda a massa com um rolo de cozinha, sobreponha-a em cima da forma e vá-a modelando com os dedos até ficar a forma coberta. Corte a massa que sobre nas laterais. Depois estará pronta para receber qualquer recheio de tarte doce.

Anotações

Se não tiver um processador de alimentos coloque a farinha, faça um buraco no meio, coloque os restantes ingredientes no meio e vá misturando e amassando com os dedos até ficar com a consistência de pedaços aglomerados.

Comentários (2)

Retrato de nienocas
nienocas Há 11 anos
finalmente encontrei a receita para as tarteletes que ando a querer experimentar!!
Retrato de Maline
Maline Há 11 anos
Esta receita de base para tarte depois de esticada e colocada a revestir a forma vai ao forno a cozer com feijões (como vejo em algumas receitas)antes de colocar o recheio? É uma dúvida que me fica no ar. Agradeço mais esclarecimento. Maline

Maline

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária