Bacalhau à Zé do Pipo | A Nossa Vida

Bacalhau à Zé do Pipo

Grau Dificuldade: 
Muito Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de risonha sagres
Publicado por: 
risonha sagres

Alimento principal: 
Peixe
Fonte: 
Livro "Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa"

Descrição

Um clássico da gastronomia portuguesa

Ingredientes

2
postas de bacalhau
2
cebolas
2
dentes de alho
1 dl
azeite
  molho(s)
sal e pimenta
4 c. sopa
maionese
  molho(s)
puré de batata

Instruções de preparação

Cozer o bacalhau em água durante 5 minutos e deixar arrefecer no próprio caldo (esta água pode ser aproveitada para a posterior confecção de uma açorda).
Alourar a cebola e os alhos picados no azeite. Juntar o bacalhau desfiado e envolver. Juntar a salsa picada e temperar com sal e pimenta.
Dispôr puré de batata em volta de um pirex. No centro colocar o preparado de bacalhau e cobrir com a maionese.
Decorar em volta com o puré de batata (usei um saco de pasteleiro para ficar com um efeito decorativo mais bonito) e levar ao forno por 30 minutos a gratinar.

Anotações

Bacalhau á Zé do Pipo é oriundo de Lisboa da Tasca do Zé do Pipo que era um tasco que funcionava á beira dos edificios da imprensa e dos jornalistas da cidade de Lisboa. É a primeira forma de "fast food" nacional do seculo XVIII porque era um prato muito rápido de preparar e devido a isso teve um enorme sucesso na "aterafada vida cosmopolita do seculo XVIII".
Zé do Pipo foi dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto e autor de uma receita que hoje é muito conhecida, inclusive batizada com seu nome: Bacalhau a Zé do Pipo. Neste prato, as lascas de peixe são cobertas com maionese e levadas ao forno para gratinar.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária