Viver C/ Sogros | A Nossa Vida

Viver C/ Sogros

Retrato de Miau90
21.11.2012 | 15:11
Miau90:
Membro desde: 10.08.2011

Boa Tarde Smile

Sei que já existe alguns tópicos sobre este assunto aqui, mas este é um tanto diferente!

A questão é a seguinte. Eu e o meu namoramos vivia-mos longe, e passado um ano de começar-mos a namorar surgiu a oportunidade de vivermos juntos, no entanto teve de ser em casa dos meus sogros, porque ele tinha emprego certo e fixo e eu não. Então mudei-me de armas e bagagens até Aveiro (morava antes no Algarve).

Na altura vivia aqui em casa os meus sogros, eu e o meu namorado e o irmão dele, até que um dia, o irmão dele começou a namorar e namorada mudou-se também cá para casa. Até aí tudo bem...

Sempre nos demos todos bem, nunca tive problemas c/ a minha sogra, pois é boa pessoa.

Os problemas surgiram quando descobrimos a verdadeira pessoa que a minha cunhada é...!
Não faz nada em casa, não quer saber de tarefas domésticas, nem de nada que passe por esse aspecto...! A única coisa que faz é dormir, ver desenhos animados e pouco mais! Quando tem trabalho, dá essa desculpa que está a trabalhar, e chega cansada do trabalho, blá, blá blá... Quando está desempregada, e eu a trabalhar ou a estudar, diz que não faz porque eu também não faço.. e passa os dias assim, como uma gatota de 5 anos.

Resultado: Quer eu esteja a trabalhar ou a estudar, eu e a minha sogra é que temos de fazer tudo... Ora na minha opinião está mal, ela desde que vive nesta casa, tem os mesmos direitos e deveres que eu! E eu já estou a ficar cansada desta situação. Por causa dessa cavalheira, já tive até inclusive pequenas zangas c/ a minha sogra.
E depois como a minha sogra não tem confiança p/ lhe dizer isso cara-a-cara vêm me "fazer queixas" ... E se eu não faço alguma coisa, parece que fica logo de pé atrás...!

Nao quero ser injusta, mas admito que a culpada desta situação é a minha sogra que não se pronuncia perante tudo isto.

Sinceramente não sei mais que fazer. Já ponderamos ter uma casinha só nossa e acabar c/ tudo isto, mas existem muitos prós..

Em 1º lugar temos o facto de eu e o meu marido sermos os únicos a ajuda-la aqui em casa em termos de tarefas domésticas e afins, porque o outro filho também é tal e qual a namorada, não quer saber de nada...! Estão sempre à espera que alguém faça tudo e que tudo lhes caía no colo já feito.

Em 2º lugar, apesar da nossa vontade de sair daqui, também não é nada fácil, pois neste momento estou desempregada e não conseguiríamos mesmo pagar uma casa, pois também existem outras coisas p/ pagar....

Que sugerem vocês?! Provavelmente nenhuma de vocês passou por algo idêntico, mas gostava de uma opinião Smile

Sinto-me quase sem forças para continuar com esta fachada em que sou a nora de casa perfeita e não importo de ser criada dos outros (estou me a referir á minha cunhada)...! Sad


Retrato de Astroweird
Qua, 21/11/2012 - 15:47
Astroweird:
Membro desde: 05.09.2012

A melhor solução para o teu problema seria mesmo sair de casa dos teus sogros e terem um cantinho só vosso.
Mas como dizes que nesse momento não tem condições para tal, a solução será pores os pontos no i´s ai em casa. Não tens de ser empregada de ninguem.
A tua sogra, como dona da casa é que tinha de chamar a outra rapariga á razão.
Entretanto quando tiveres oportunidade arranja casa só para voces os dois e não te importes com mais nada, a não ser com o vosso bem estar. Na minha opinião (e falo por experiencia propria) não há dinheiro que pague a nossa privacidade e bem estar.

Retrato de Miau90
Qua, 21/11/2012 - 16:02
Miau90:
Membro desde: 10.08.2011

Essa seria sem dúvida a melhor solução e, acredita, a que mais desejo...! Mal consigo arranjar emprego e juntar algum dinheiro será a primeira coisa que farei!

Eu sei que deveria falar com ela, aliás este assunto já foi mais ou menos discutido por mim, o meu namorado e ela, mas nunca nada sério, e basicamente nunca chegamos a um consenso.

A minha sogra diz que que prefere assim, que não lhe diz nada para não se chatear, pois ela é mesmo muito preguiçosa.

Inclusive, quando a minha sogra lhe manda fazer qualquer coisa, ela faz mal e de má vontade, por isso diz que prefere ser ela a fazer, mas acaba também por sobrar para mim...!

Eu não sou diferente dos outros, os outros é que não são iguais a mim!

Retrato de Astroweird
Qua, 21/11/2012 - 16:29
Astroweird:
Membro desde: 05.09.2012

Muitas vezes os grandes problemas entre familias começam com coisas minimas. A tua sogra está a agir mal. As pessoas acomodam-se muito para não haver conflitos, o que acaba por não dar bom resultado.
Atenção, quando tiveres dinheiro para ter a tua casa segue com a ideia em frente e não olhes para trás. É tipico nesses casos haver chantagem emocional, a tua sogra quando souber que vais sair de lá e tomar consciencia que o trabalho vai passar todo para ela, não vai achar piada e vai dizer-vos para ficar que as coisas vão mudar e que não precisam de gastar dinheiro em rendas, etc...

Eu não sei o valor das rendas ai na zona onde vives, mas conforme as vossas possibilidades, era preferivel viver num T0 a viver numa casa onde se serve de empregada para a outra.

Retrato de Miau90
Qua, 21/11/2012 - 16:47
Miau90:
Membro desde: 10.08.2011

Sem dúvida, ja andei a ver preços de algumas casas, mas até as mais pequenas são um pouco puxadas para nós. O mais barato que consegui encontrar foi um T1 p/ 200€. E depois a juntar a isso ainda tinhamos as despesas normais mensais, e só p/ uma pessoa a trabalhar é muito... Mas assim que arranje trabalho nada me dará mais alegria que sair daqui! Sempre disse que morar c/ pais não funciona.

Eu também acho que se esta situação não se resolver depressa, acho que vou desesperar, parece que é como um balão que enche dia para dia, mas qualquer dia o balão rebenta e não sei como vai ser.

Confesso, que apesar de isto me deixar super desconfortável e muitas das vezes frágil, tenho alguma vergonha de falar abertamente no assunto.

Ela tem uma mente ainda algo retrógrada, pensa como antigamente, e muitas das vezes o problema é que ela não tem noção que os tempos mudaram e as coisas são bem diferentes...!

Em relação à casa, eu já lhe falei sobre isso. Disse-lhe que provavelmente seria-mos nós a sair de casa primeiro, e até brinquei c/ a situação de ele ficar só o outro filho e a namorada cá em casa, e ao que parece ela não se importou muito, pois disse-me logo, que isso não era problema, pois arranjaria de certeza quem viesse tratar das terras e afins.

Eu não sou diferente dos outros, os outros é que não são iguais a mim!

Retrato de aleacim89
Qua, 21/11/2012 - 16:50
aleacim89:
Membro desde: 13.04.2011

Eu fazia essa rapariga passar uma vergonha.
Por exemplo, quem é que lava a loiça que ela suja? Quem é que lava a roupa e estende e passa a ferro dessa rapariga? Quem é que lhe arruma o quarto onde eles dormem? És tu?? É a tua sogra? Deixem de o fazer! Vais ver que chega a um ponto que tem de ser ela a arrumar as coisas que suja e desarruma. Enquanto ela perceber que vocês podem falar falar mas acabam por fazer não vai mudar!

Eu conheço um casal que tem um filho maior de idade, ele não faz nadaaaaaaaaaaaa em casa, e a mãe está sempre a reclamar e a desculpar ao mesmo tempo! E eu digo "não arrumes nem limpes, vais ver que ele quando não se poder mexer na sua própria porcaria mete a mão! " Mas ela começa logo, "ai e se eu não arrumo ninguém arruma e não vou deixar o quarto dele a meter nojo, alguém tem de limpar blá blá" Então se é assim não reclamem!

Percebes? Provavelmente a mãe dessa rapariga era tal e qual, ela não tinha de mexer uma palha que a mãe fazia tudo e agora a tua sogra é igual também. Quando estiverem a jantar diz que é a vez dela de lavar a loiça e bem lavada de preferência porque a ultima vez que o fez parecia ter sido lavada por uma criança de 2 anos. Tipo faz ela passar vergonhas para ver se ganha tino.

Retrato de Miau90
Qua, 21/11/2012 - 17:09
Miau90:
Membro desde: 10.08.2011

Bem, se calhar não é assim tão fácil. Ora, vejamos:
Quanto á loiça fizemos o acordo de quando eu e la cá estamos em casa, eu lavo e ela seca e arruma ou vice-versa. Mas isso quase nunca acontece, porque ela raramente cá come.

Quem vê a roupa que existe para lavar, lava e estende sou e a minha sogra, e ainda temos de separar a nossa roupa da dela e pôr em cima da cama, para ela arrumar (é das poucas coisas que faz e mesmo assim deve enfiá-la toda à balda para dentro do armário, pois quando fui lá buscar uma peça de roupa que lhe emprestei, aquilo mais parecia a guerra da Coreia.

Quanto a passar a ferro, ela nem sequer sabe o que é um ferro, nunca a vi passar uma única peça de roupa, inclusive chega ao ponto de andar ela e o namorado com a toda cheio de vincos e rugas (quando na altura em que ele não tinha namorada, nunca saía de casa sem a roupa toda passada a ferro pela mãe).

Quanto ao quarto, ela, ao principio, ainda o limpava, mas muito pouco e apenas de mês a mês. Agora imagina o que é viver num quarto em que mal cabe uma cama e um roupeiro, com um cão que raramente é lavado e ainda por cima, com ele sempre em cima e dentro da cama. Eu quando passo pela porta do quarto deles até sinto um cheiro desagradável.

Ah, embora o cão seja dela, não quer saber de o passear, a minha sogra é que tem sempre de o levar lá fora para ele fazer as necessidades.

Apesar de tudo isto, ela continua sem mexer uma única palha em relação a nada. Basicamente vai para o trabalho, volta, fica no quarto fechada a ver desenhos animados (parece que não existe, que não está ninguém em casa) até o namorado vir e depois vai para a borga e só volta ás tantas.

Mas sabes o que é que eu acho engraçado?! É que quando eu vim para cá, o irmão do meu namorado fartava-se de criticar que eu era uma preguiçosa, que não fazia nada em casa, bá, blá, blá... Mas, afinal de contas, ele arranjou uma namorada quem não vale nada!!

Enfim...!

Eu não sou diferente dos outros, os outros é que não são iguais a mim!

Retrato de aleacim89
Qua, 21/11/2012 - 17:24
aleacim89:
Membro desde: 13.04.2011

Bem, isso significa que mais que preguiçosa ela é porca! Ora se nem limpa o próprio quarto e é capaz de sair para a rua com a roupa cheia de vincos! Mas não lavem a roupa dela! Porquê que lavam? É que não é questão de ser uma tarefa simples pois basta colocar dentro da máquina, a questão é ela prender a ter responsabilidades. Eu antes de ter pegado num ferro também nunca tinha pegado! Não se pode nunca desculpabilizar, dizer "ah ela não sabe fazer mais vale fazermos nós". Não. Não sabe fazer aprende tal como toda a gente. As pessoas desse tipo adoram ouvir a típica frase do "ah ela não sabe fazer mais vale não fazer mesmo" é sinal que já está, já vão fazer por ela! Quanto ao animal coitado. Ele é que não tem mesmo culpa. Senão era deixá-lo ficar no quarto a fazer a porcaria lá dentro para ver se nem isso ela limpava! Se já falaste com ela e ela continua é porque não vos respeita.

Retrato de Merida_M
Qua, 21/11/2012 - 18:02
Merida_M:
Membro desde: 30.07.2012

São estas atitudes nas pessoas que me incomodam severamente!
Há pessoas ingratas para tudo!!! Sinceramente? Vocês têm é de confrontá-la.. e não deixar passar as coisas a limpo. Porque é que ela se acomoda? porque sabe que tem a roupinha toda passada, a caminha lavada e a comidinha na mesa e vocês a fazerem de escravas a queixarem-se às escondidinhas da sra. dona rainha!..
não podem ser condescendentes com pessoas desse género. tem de se cortar o mal pela raiz.
uma dica: se não quiserem tantos atritos em confrontá-la, falem com o namorado dela e ele que a faça ver que está completamente errada. uma ingrata e preguiçosa... é o pior que há Smile

Retrato de Miau90
Qua, 21/11/2012 - 19:23
Miau90:
Membro desde: 10.08.2011

... vocês tem toda a razão, concordo completamente, mas a minha sogra, parece que está mesmo empenhada em fechar os olhos a toda esta situação.

Ás vezes, acredito que, ela ainda é pior que a minha cunhada, por permitir isto tudo.

E ela é que se devia impor em 1º lugar porque a casa é dela...

Eu sinto-me um pouco como uma formiga aqui, pois não trabalhando e estando longe de casa, estou, teoricamente, a carga do meu namorado e também não é uma situação que me agrade muito...

Por esse motivo também é que nunca me manifestei perante a minha sogra sobre esse assunto, porque sinto-me na obrigação de ajudar aqui em casa para compensar o facto de não estar a trabalhar e não contribuir para a casa monetariamente, mas há limites, e, muito sinceramente, estou a chegar aos meus....

Até já pensei ir passar umas férias a casa para ver se arejo um pouco as ideias...
Por vezes, sinto-me tão em baixo que só me apetece desaparecer e deixar tudo para trás... Parece que ninguém me compreende, e o facto de ser uma pessoa fraca emocionalmente ainda piora as coisas...!

Eu não sou diferente dos outros, os outros é que não são iguais a mim!

Retrato de Usk
Qua, 21/11/2012 - 21:03
Usk:
Membro desde: 21.11.2012

embora nunca tenha vivido com a minha sogra (já faleceu), eu e o meu marido vivemos algum tempo com os meus pais e tudo correu bem. Vou falar sinceramente e espero que não leves a mal:
Arranjarmos casa quando ainda não estamos financeiramente preparados nem sempre é uma boa idéia, e acho que antes de decidires mudar-te, há algumas coisas que podes experimentar:
- pedir ao teu namorado que fale com o irmão, no sentido de a tua mãe já ter alguma idade e ser melhor ajudarem-na entre todos.
- se a tua sogra não se manifesta, toma tu as rédeas: tipo, ao Sábado, se estiverem todos em casa, diz algo do género "ora bem, é preciso lavar a loiça, fazer uma máquina de roupa e varrer a casa. Oh _______(aqui é a tua cunhada) ajeitas-te melhor a fazer o quê? Vá, vamos dividir as tarefas"
- Tenta criar alguma cumplicidade com ela... nem que seja irem ao supermercado juntas ou assim. É que parece-me que nem tu, nem ela se sentem verdadeiramente em casa, mas tu pelo menos, já conquistaste a tua sogra. Talvez ela se feche no quarto por não se sentir à vontade. Eu sei que isto é uma visão ingénua das coisas, mas não custa tentar.
- Não te concentres tanto na lida da casa e dedica-te mais à procura de emprego ou faz uma formação (no centro de emprego orientam-nos para formações gratuitas). Pensa primeiro em ti, pensa na relação com o teu marido e no vosso futuro, e só depois na lida da casa. Parece-me que o facto de estares em casa a assistir sempre ao mesmo é que te deixa pior. Sai, dedica-te a conheceres melhor o sítio onde vives e o que podes fazer para ocupares o teu tempo em vez de ficares em casa a lavar a loiça!

Se nada disto resulta, lembra-te que se ninguém lhes fizer as coisas, eles terão que as resolver por si próprios. E passas a fazer apenas as tarefas que estão ligadas contigo e com o teu marido. O que é que interessa se eles andam com a roupa por passar? São duas pessoas adultas e não são da tua responsabilidade. E se a tua sogra gosta de fazer o papel de sofredora e fazer-lhes tudo, deixa-a fazer. Até porque há sogras que gostam desse papel e de fomentar certas atitudes... Ouve-a quando ela se queixa, dá-lhe razão e incentiva-a a deixar de lhes fazer as coisas. Mas marca bem a tua posição de que já não estás disposta a fazer as coisas por eles. Mantem-te firme e sem brigas! sem brigas.

Retrato de Miau90
Qui, 22/11/2012 - 11:32
Miau90:
Membro desde: 10.08.2011

Gostava de agradecer a todas as simpáticas meninas que me deram grandes e sábios conselhos.

Hoje já estou mais calma, e quero mesmo resolver as coisas pelo melhor. Sei que não devo dar tanta importância a algumas coisas, mas por vezes é mais forte que eu.

Vou mesmo concentrar-me mais em mim e no meu namorado! Apesar de tudo isto, ele tem sido uma "força" incrível Smile

Obrigada a todas ;D

Eu não sou diferente dos outros, os outros é que não são iguais a mim!

Retrato de Usk
Qui, 22/11/2012 - 21:44
Usk:
Membro desde: 21.11.2012

Fico contente de te ver mais animada e com mais garra!
Depois diz como está a correr tudo, está bem?
Beijinhos e boa sorte!

Retrato de DMRS
Qui, 22/11/2012 - 22:11
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

Para que não arranjes problemas maiores acho que devias falar primeiro com o teu marido (ele acha o mesmo que tu? apoia?)
Era bom que ele se pudesse pronunciar sobre a situação e não seres tu a confrontar sozinha pois ainda acabas por ser mal vista e vista como a má da fita. Falarem ambos do assunto com a família seria bom (porque a casa é dos teus sogros mas vocês também lá vivem e têm que levar com as condições que relatas o que também é injusto e pouco saudável).

Era bom que houvesse uma reunião entre os pais e os filhos em que decidissem o que é para ser feito e como podem conviver todos debaixo do mesmo telhado sem importunar os outros e o que acontece caso não o façam (convém que acha consequências senão não vão mudar).

Causa-me confusão como é que alguém aceita alguém tão porco na sua casa e nem diz um "ai". Já nem digo pelo não ajudar (coisa que acho mesmo muito mal) mas por viver na nojice e estar a afectar todas as pessoas...

Não percebo como é que os teus sogros não lhes exijam, pelo menos, limpeza dos espaços deles (caramba até o cão - que não tem culpa- mas pode ser uma fonte de doenças sendo tão "mal tratado" - no sentido de o lavar, cuidar, etc - pelo menos tem as vacinas em dia?!)

ps: parece que estão a lidar com "putos" mal criados (refiro-me à cunhada e cunhado)

Retrato de Miau90
Sex, 23/11/2012 - 11:15
Miau90:
Membro desde: 10.08.2011

Obrigada pelo vosso apoio. As coisas não melhoraram muito! Continua tudo na mesma! Mas decidi que essa "menina" não me vai por em baixo, ou desanimada. Se ela quer ser assim, problema dela! Deixei de me importar sequer. Eu faço as minhas coisas tudo nas calmas e apesar de ser um pouco injusto ou chato, só ganho com isso.

Como se costuma dizer "Deus escreve direito por linhas tortas", e "Ele é grande e não dorme", sei que ela ainda colher todo o que semeou, pois cada um deita-se na cama que faz..!!

Como eu disse anteriormente eles raramente estão em casa, aliás aos fins de semana existe dias que nem sequer os vejo, e como tal a minha sogra nesses dias aproveita para nos "mimar" um pouco a mim e ao meu namorado (além de ja ter percebido que eu sou a mulher mais que ideal p/ o seu "bebe"). Sempre que eles não estão em casa ás refeições, ou compramos comida fora para comer, ou vamos comer fora, por vezes faz-nos pequenos empréstimos e depois "esquece-os"...

Tanto o meu namorado c/ a minha sogra tem a noção de tudo isto e compreendem a minha situação... A minha sogra inclusive já comentou c/ várias amigas que ela é uma pessoa mesmo um pouco degradante.

O problema é mesmo mudar mentalidades! Sim, o meu namorado já pensou falar c/ a mãe, mas acredito que o problema iria ficar resolvido por 1 semana, porque "pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita"...

Ela iria fazer tudo de má vontade e quando já ninguém desse por isso, deixava de fazer tudo e voltava toda contente p/ a sua vida infantil.

Para quem antes dizia que eu não era a mulher ideia para o meu namorado, agora está a levar um valente chapada sem mão. E um dia, quando quiserem criticar ou apontar o dedo a alguém aqui em casa, será certamente á "outra".

Ela é que fica mal vista e que sofre as consequências. Ela á pouco tempo foi operada ao nariz e acredito que não deve fazer lhe muito bem (em termos de alergias e problemas respiratórios) ter um quarto que mais parece uma pocilga...

Por isso Keep Calm e á que aproveitar o que de melhor há na vida!! ;D

Eu não sou diferente dos outros, os outros é que não são iguais a mim!

Post