Vamos começar o ano de 2011 com o pé direito | A Nossa Vida

Vamos começar o ano de 2011 com o pé direito

Retrato de Xana2007
06.01.2011 | 12:41
Xana2007:
Membro desde: 14.09.2007

Hoje em dia o que mais se ouve falar é sem duvida de crise, desemprego, corta aqui, corta ali.
E nada melhor que o inicio de um novo ano para começar a controlar as despesas "lá de casa "
tenho passado por varios topicos que falam de despesas mensais , e nada melhor que o inicio de um novo ano para fazermos um novo plano...eu deparo-me com contas gigantes de supermercado, electricidade ect..

Entao vamos lá estabelecer um plano de poupança quem esta comigo??

Retrato de sandrad1
Qui, 06/01/2011 - 12:59
sandrad1:
Membro desde: 26.10.2006

Eu ate gostava
mas ainda na terça fui comprar pneus novos para o meu bolinhas... la se foram 235 eros

o dinheiro escorreba por entre os dedos ...eheheh

Retrato de artemis13
Qui, 06/01/2011 - 13:49
artemis13:
Membro desde: 08.06.2009

Há sempre alguma coisa que se pose melhorar, por isso vou ver se aprendo mais alguma coisa por aqui! E claro que também vou tentar contribuir com aquilo que sei!

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 13:57
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008

Eu estou convosco, mas qb! Smile Há coisas que, por enquanto, não vou abdicar! Smile Claro que tenho é de poupar mais nuns lados para poder gastar nesses pequenos luxos.
Três dicas que me fizeram já poupar uns trocos: tenho tarifa bi-horária da EDP e com isso poupo entre 20 a 25 euros por mês; tenho telemóvel Moche e apesar de ter de carregar o telemóvel, fico lá com o dinheirinho que carrego porque quase não gasto saldo; renegociei o contrato MEO e estou a poupar mais 20 euros/mês.
Uma coisa que também vou fazer este ano é deixar de comprar bolos, bolachas e produtos pré-preparados, porque foi nesse sentido que adquiri uma Bimby no mês passado. Já noto a diferença nas contas de hipermercado!

Retrato de PatyF
Qui, 06/01/2011 - 13:57
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Eu tenho notado a diferença na factura do supermercado Worried

Retrato de Mily
Qui, 06/01/2011 - 14:03
Mily:
Membro desde: 22.08.2008

Olá meninas,

Também vou seguir, a verdade é que este ano, ainda não gastei um tusto, por isso ainda não senti aumentos...

Para começar no último dia do ano abasteci a despensa e durante todo o mês de Dezembro, comprei coisas básicas para 3 meses, desde leite, cafe, cereais, papel higienico, guardanapos, detergentes, congelados, massa, arroz, farinha...

Foi um grande investimento, mas acho que compensa, e vou deixar de ir tantas vezes ao hiper, quanto mais vezes lá vou pior é, mas este fds lá tem de ser...

Beijinhos

Afilhada da Rainha Sparkly!

Retrato de Xana2007
Qui, 06/01/2011 - 15:30
Xana2007:

Eu tb tenho a tarifa Bi-horaria, porque tive contas de 200€ da EDP para pagar fiquei doente .
Tb tive a negociar a TVCABO pagava imenso, agora fiquei com 38,52, o problema são sem duvida os imprevistos

Retrato de oklidokli
Qui, 06/01/2011 - 15:39
oklidokli:
Membro desde: 23.08.2010
Xana2007 wrote:

Eu tb tenho a tarifa Bi-horaria, porque tive contas de 200€ da EDP para pagar fiquei doente .
Tb tive a negociar a TVCABO pagava imenso, agora fiquei com 38,52, o problema são sem duvida os imprevistos

Ola a todas... Cá em casa (ainda sou eu e os meus pais), gastamos menos de luz que os meus tios... Vamos cá ver: nós somos 3 cá em casa, eles tb são 3... Nós estamos sempre em casa (e a minha tia e o meu primo também cá estão, ou seja a casa deles está vazia o dia todo.. quando lá está alguém é o meu tio, e está dormir para fazer noite, e a dormir não se gasta electricidade), a casa deles é mais pequena (nós vivemos numa moradia com 4 andares (3quartos), eles vivem num andar moradia com garagem (T2), tem tarifário bi-horário, nós não temos ( tivemos mas como gastamos tão pouco, nem se notou a diferença, o gasto de água é que se tornou maior, por lavarmos mais louça à mão para so ligar a maquina à noite)

pelo que a minha tia disse, pagam tanto como nós de luz (e nunca estão em casa como disse, a minha tia estuda á noite, chega a casa à mm hora que eu por volta da meia-noite, o meu tio trabalha, o meu primo sai do karaté as 21h e tal...) e este mês, com os acertos tiveram uma factura de 200€ para pagar...

ficamos todos parvos (a minha tia até bateu bónus com a conta)... Porque será que isto acontece? supostamente deviam pagar BEM MENOS que nós, uma vez que a casa está sempre cheia e há sempre pc's ligados (o meu e o do meu pai), as luzes da cave tb estão acesas o dia todo (mãe e tia tomam conta de miúdos) e ainda assim pagamos menos... não percebo

‎"Insatisfeitos com a minha maneira de ser? Não gostam das coisas que eu faço?
Telefonem para minha preocupação e vejam se ela atende!!!"

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 15:48
_Marta_:

Xana2007 - 200 euros?? Até me apetece dizer uma asneira... É mesmo muito!! Mas eram acertos ou conta normal?

scfcpmac, à primeira vista, parece alguma coisa estar errada... mas... e aquecimento? Tipo de lâmpadas? Classe energética dos electrodomésticos? Aparelhos em stand-by? Consumos em horário cheio? Potência contratada?
Se tudo estiver bem, mais vale pedir aos agentes da EDP para se deslocarem a casa e verificarem se está tudo bem.
Quanto aos acertos, eu envio a contagem todos os meses para evitar essas surpresas.

Retrato de inezitah
Qui, 06/01/2011 - 16:13
inezitah:
Membro desde: 22.11.2009

Tenho seguido alguns tópicos semelhantes a este que por aí andam, mas aprovo a ideia de começarmos um novo, já que este ano marca (infelizmente) a diferença em relação a aumentos... e o nosso esforço para poupar também tem de aumentar!

E engraçado, ainda agora estava a falar deste mesmo assunto com uma colega de trabalho Smile

Ora bem, no meu caso, tento poupar em quase tudo: tenho tarifa bi-horária, durante a semana programo as máquinas de loiça e roupa para lavar depois da meia noite, desligo os aparelhos em stand by, tento tirar o máximo partido do fogão e forno (fazer vários pratos ao mesmo tempo), etc.

A minha maior dor de cabeça tem sido o supermercado... bem tento, mas não tenho conseguido baixar a fasquia dos €200 por mês!!! Mas ando a estudar o assunto a fundo, pois tenho noção que tenho mesmo de baixar esta despesa! Tento ir o menos vezes possível às compras, nunca vou com pressa ou fome, levo lista, compro marcas brancas (mas nisto ainda ando a domesticar o meu marido, que é muito esquisito!), aproveito ao máximo os alimentos e sobras... mas ainda não estou no patamar que quero!

Beijinhos e boas poupanças Smile

Retrato de Xana2007
Qui, 06/01/2011 - 16:17
Xana2007:

Cheguei a receber , uma factura de 200€, passado 2 meses 160€, e passado 2 meses 180€ fiquei completamente passada, então agora tenho Bi-horario, diminui a potencia do contador, e fiz conta certa pago 54€ por mes.

Eu fico parva com certos valores que aqui escrevem, por exemplo vi algures gastar 75€ em supermercado, eu gasto em média 200€ e não estou a contar com talho, e durante o mes preciso sempre de comprar isto ou aquilo.
Tb vi contas de talho de 30€ , meu deus , eu gasto sempre perto de 100€.

E pensei porra ou eu sou uma consumidora do caraças ou entao não sei

Retrato de oklidokli
Qui, 06/01/2011 - 16:22
oklidokli:
_Marta_ wrote:

Xana2007 - 200 euros?? Até me apetece dizer uma asneira... É mesmo muito!! Mas eram acertos ou conta normal?

scfcpmac, à primeira vista, parece alguma coisa estar errada... mas... e aquecimento? Tipo de lâmpadas? Classe energética dos electrodomésticos? Aparelhos em stand-by? Consumos em horário cheio? Potência contratada?
Se tudo estiver bem, mais vale pedir aos agentes da EDP para se deslocarem a casa e verificarem se está tudo bem.
Quanto aos acertos, eu envio a contagem todos os meses para evitar essas surpresas.

foram os acertos... mas mesmo assim acho muito... que não deve funcionar muito bem, não deve, porque o meu pai tb manda a contagem todos os meses e eles insistem em fazer as coisas por estimativa... mas é um tombo daqueles... cá em casa é todo lâmpadas económicas (electrodomésticos não sei a classificação energética, porque já cá estavam quando compramos a casa,era nova completamente equipada) os da minha tia, visto que foi ela que os comprou (eu deduzo) que sejam bastante eficientes a nivel de consumo de energia... uma coisa que eles fazem e nós cá em casa não fazemos é ter as luzes SEMPRE todas ligadas... eles vão ao wc e ligam a luz (isto a horas em que ainda não é preciso, com luz directa como é o caso de ambas as casas, até certa hora não é preciso), vêm tv de luz acesa (não sei bem porque, até porque faz mais reflexos no ecrã, mas a minha tia insiste que de luz apagada faz mal aos olhos (mesmo depois de os oftalmologistas dizerem que não há problem) e de umas semanas para cá (desde dezembro ou novembro) o meu pai pôs uns "apetrchos" nas tomadas, que a gente com o comando, pode desligar a tomada da tv sem ter que se levantar da cama e assim reduzimos o santd by de 3 tv's (quartos e cozinha)... Não temos muito mais por onde cortar...

200€ é um abuso... até dói... eu não disse palavrões, mas pensei... muitos Tongue

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 16:24
_Marta_:

Xana2007, eu pago actualmente cerca de 30 euros de EDP por mês. Claro que se abuso no aquecedor a conta aumenta, e nalguns meses diminui. Também diminuí a potência contratada. Achei que pagar entre 50 a 60 euros por mês era demasiado para 2 pessoas!
Em supermercado, gasto à volta de 120 euros, contando com tudo. Há meses que gasto um pouco mais, mas nunca fui além dos 200 euros. Claro que às vezes preciso e ir reabastecer fruta e água, mas não é nada que faça grande peso na factura. Tudo depende daquilo que compramos e do tipo de refeições que fazemos!

Retrato de PatyF
Qui, 06/01/2011 - 16:27
PatyF:

Tu fazes as compras ao mês?!!

Vais a mais que um supermercado?!!

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 16:29
_Marta_:

scfcpmac,

Numa casa onde eu estive há uns 2 ou 3 anos, recebi um acerto de 6 meses de 230 euros. Ia-me dando uma coisinha má! Culpados: os aquecedores. A casa era gelada, a lareira não fumava e abusámos nos aquecedores!
Quanto à tua tia, já tens aí alguns dados: as luzes e as tomadas! E as luzes, se não forem economizadoras, ligadas durante muito tempo gastam e não é pouco! Os stand-by, idem aspas. E a potência contratada também faz a diferença: eu já diminuí a minha e creio que vou diminuir ainda mais!
Em relação aos acertos... doem, eu sei. Se no teu caso dás a contagem e fazem por estimativa, verifica se estás a enviar no dia certo. Se sim, faz a reclamação à EDP. Wink

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 16:33
_Marta_:
PatyF wrote:

Tu fazes as compras ao mês?!!

Vais a mais que um supermercado?!!

Sim, faço as compras ao mês. Vou habitualmente ao LIDL e ao Modelo. Raramente, e por me ficarem mais longe, vou ao Mini-Preço e ao Pingo-Doce. O Pão de Açúcar só vou se tiver algum produto em desconto que me interesse e no Intermarché é muitíssimo raro entrar lá.

Retrato de PatyF
Qui, 06/01/2011 - 16:35
PatyF:

Eu faço quase tudo no Modelo..

Mas não percebo como tenho gasto tanto no supermercado Nottalking
E raramente compro carne lá...não almoço em casa e pelo menos 3 vezes por semana também não janto..Gasto muito na comida dos cães, mesmo assim, tirando isso, gasto muito mais que tu..e somos 2..Não percebo Nerd

Retrato de artemis13
Qui, 06/01/2011 - 16:38
artemis13:
Membro desde: 08.06.2009

Os meus valores são muito semelhantes aos teus.
Na luz gasto menos um bocado, costumo pagar cerca de 20€
Mas no supermercado também gasto à volta dos 120€

Costumo ir às compras ao continente para as mercearias, pingo doce para a carne, lidl para algumas compras mais especificas em promoções, e frutaria para fruta e legumes

Retrato de oklidokli
Qui, 06/01/2011 - 16:42
oklidokli:
_Marta_ wrote:

scfcpmac,

Numa casa onde eu estive há uns 2 ou 3 anos, recebi um acerto de 6 meses de 230 euros. Ia-me dando uma coisinha má! Culpados: os aquecedores. A casa era gelada, a lareira não fumava e abusámos nos aquecedores!
Quanto à tua tia, já tens aí alguns dados: as luzes e as tomadas! E as luzes, se não forem economizadoras, ligadas durante muito tempo gastam e não é pouco! Os stand-by, idem aspas. E a potência contratada também faz a diferença: eu já diminuí a minha e creio que vou diminuir ainda mais!
Em relação aos acertos... doem, eu sei. Se no teu caso dás a contagem e fazem por estimativa, verifica se estás a enviar no dia certo. Se sim, faz a reclamação à EDP. ;)

quem faz isso é o meu pai, e ele diz que manda no dia certo e até já reclamou (mas neste país toda a gente reclama mas ninguém mexe uma palha).. Em casa da minha tia não há aquecedores... por isso tem que ser algo haver com as tomadas ou isso... enfim... fiquei chocada (e o resto da famelga tb... ) Tongue

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 16:48
_Marta_:

PatyF, tudo depende daquilo que compramos e do que gostamos! Smile Eu compro raríssimas coisas de marca (só me estou a lembrar do Vaqueiro...) e também sou muito simples nas coisas que faço! Smile
Fazemos todas as refeições em casa (o meu namorado almoça no trabalho e leva refeição todos os dias, excepto à 4.ª feira que não pode comer lá) e as contas andam mais ou menos por aí.

artemis13, engraçado! Smile Não gosto muito da carne do Pingo Doce... compro maioritariamente no LIDL e algumas embalagens económicas do Modelo. Do Mini-Preço gosto muito do gel de banho, por isso quando vou para lá perto, aproveito e compro.

Retrato de inezitah
Qui, 06/01/2011 - 16:54
inezitah:

Eu tenho feito as compras no Continente, pois pensava que o cartão era uma grande coisa... mas começo a mudar de opinião!

Compro quase tudo no Continente, carne vou ao Lidl ou ao talho, peixe vou ao mercado, e às vezes aproveitamos boleia dos sogros e vamos à Makro. Frutas e legumes é na frutaria.

O que consigo comprar marca branca compro, mas o meu marido é muto esquisito, produtos de higiene não abdica das marcas, eu alguns também não principalmente shampo, pasta de dentes e higiene íntima...

QUERO REDUZIR A MINHA FACTURA MENSAL DE €200 DE SUPERMERCADO!!!!! Crying Crying Crying

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 17:03
_Marta_:

Agora que falas nisso, pasta de dentes uso Aquafresh (por sorte é das baratas). Gel de banho não dispenso o do Mini-Preço! Shampoo... qual usas? Eu compro no DeBorla, o UltraSuave Garnier de Baunilha, frasco grande, 2.99 por dois frascos! Sai mais barato do que se fosse de marca branca!
Felizmente cá em casa não somos esquisitos e compramos praticamente tudo de marca branca!

Retrato de inezitah
Qui, 06/01/2011 - 17:12
inezitah:

Eu costumava usar Pantene, para cabelos normais, o mesmo do meu marido, mas não andava satisfeita, da última vez comprei o Ultra Suave para sabelos loiros, no Continente... mas agora não me lembro o preço. Mas foi certamente mais caro do que o que compraste!! Eu nunca fui ao DeBorla, acho que nem existe ao pé de mim...

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 17:27
_Marta_:

Perguntei isso do shampoo oprque o DeBorla tem várias gamas a pague 1 leve 2...
Quem tiver a loja ao pé de si, é favor ir ver! Smile

Retrato de PatyF
Qui, 06/01/2011 - 17:39
PatyF:

Eu costumo ir ao Modelo..não me perguntem porquê Wink

Eu não uso muitos produtos de marca..só o champô para o marido (para mim não compro lá), pasta dentrifica, detergente da loiça, detergente da máquina e o leite...De resto é tudo marca branca!

Retrato de nesvale
Qui, 06/01/2011 - 19:04
nesvale:
Membro desde: 09.01.2009

Já andei aqui a ver as vossas dicas a ver se consigo mudar alguma coisita e se acrescento algo de novo!

Quanto à factura da luz pago à volta de 45€ no Verão e no Inverno sobe logo para os 75€! Mas recuso-me a passar frio! Tb só tenho um aquecedor pequeno a óleo na sala, raramente ligo o AC do quarto (só mesmo quando está calor ou frio a mais) e ainda um ventilador para secar a roupa nestes dias em que a chuva não para e a roupa não seca nem por nada! Tenho placa de indução o que não me permite baixar a potência portanto na conta da EDP não vejo grande possibilidade de redução... Se eu podia reduzir? Sim! A minha máquina da roupa é bem velhinha portanto calculo que gaste muito... mas investir numa nova enquanto esta ainda funciona também não me parece boa política!

Supermercado: só vou ao Pingo Doce e raramente ao Continente. A verdade é que cada vez que vou ao Continente arrependo-me porque gasto sempre mais! Mas o raio dos descontos no cartão e para gasóleo... de vez enquando lá vou! Compro muita coisa quando há promoções, mesmo que depois demore uns meses a gastá-as. Faço sempre as contas ao preço do litro ou do quilo para não ser enganada nas falsas promoções. Evito comprar guloseimas e coisas inúteis, até porque a dieta agradece...
o que me irrita: o preço dos pensos e dos tampões! Devem achar que temos outra alternativa... fico maluca com o IVA disso! O que vale é que os tampões do PD são bem bons e muito mais baratos!

Não compro roupa para mim (só quando é mesmo preciso), sapatos e botas é nos saldos e de resto espero pelo Natal ou pelos anos... Não compro perfumes, acessórios, maquilhagem só mesmo a básica, espero sempre que me ofereçam. Vou muito raramente ao cabeleireiro e mesmo assim vou ao da terra dos meus avós que é muuuuuuito mais barato que em Lisboa! Arranjo as minhas unhas. Gasto é em depilação (recuso-me a fazer a mim própria!)

Poupamos muito em almoços. Eu almoço em casa da minha mãe (mesmo ao lado do meu trabalho) e para o marido faço sempre sopa para ele levar ou o que sobra do jantar.
Tento nunca mandar comida fora. Aproveitar sempre o que a minha mãe me dá e fazer pratos baratos. Batatas, cebolas, ovos, muita fruta e legumes, a minha avó dá. Bacalhau "roubo" à minha mãe.

Onde se gasta e se podia poupar imenso: jantares de anos e copos!!!! Wink

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 19:16
_Marta_:

Os tampões de marca branca são óptimos! Já experimentei Continente, Pingo Doce, Intermarché e Pão de Açúcar e gosto de todos!

Retrato de Mariaines
Qui, 06/01/2011 - 19:42
Mariaines:
Membro desde: 01.07.2009

Quantos são?

A minha conta chegou a ir aos 800€, somos 5.
Desde Dezembro comecei a procurar alternativas,
Este domingo fui às compras gastei 135€.
Claro 3 pack's de pilhas 6 cada, malditos presentes de natal.
1 panela, as minhas ou eram muito grandes ou muito pequeas, 26€.
Tenho uma folha de excel, que obtive no iol, que dá muito jeito para controlar as contas.
À coisas de marca que não abdico, mas estava no trabalho e veio o período, perto da empresa só á LIDL, fui trouxe de lá pensos a menos de 1€ a embalagem, por acaso muito bons, da Evax fica por 3 a 4€.
A minha desgraça cá em casa é o gaz, no inverno chega a 300€ mês, no verão não preciso porque tenho paineis solares.

Se alguém tiver outras ajudas dê, isto não vai ficar melhor e o FMI vem depois das eleições.

Piquena

Retrato de _Marta_
Qui, 06/01/2011 - 20:33
_Marta_:

Paula,
Cá em casa somos 2.
Em relação às pilhas, não sei quais compraste mas eu compro sempre os packs do LIDL, 8 pilhas por 3 euros. Gás, tenho botija para esquentador, forno e fogão.
Já agora, quais as coisas de marca que não abdicas? Pode ser que te possamos dar uma ajudinha com produtos que tenhamos gostado! Smile

Retrato de Yara2
Qui, 06/01/2011 - 21:14
Yara2:
Membro desde: 05.02.2008
inezitah wrote:

Tenho seguido alguns tópicos semelhantes a este que por aí andam, mas aprovo a ideia de começarmos um novo, já que este ano marca (infelizmente) a diferença em relação a aumentos... e o nosso esforço para poupar também tem de aumentar!

E engraçado, ainda agora estava a falar deste mesmo assunto com uma colega de trabalho Smile

Ora bem, no meu caso, tento poupar em quase tudo: tenho tarifa bi-horária, durante a semana programo as máquinas de loiça e roupa para lavar depois da meia noite, desligo os aparelhos em stand by, tento tirar o máximo partido do fogão e forno (fazer vários pratos ao mesmo tempo), etc.

A minha maior dor de cabeça tem sido o supermercado... bem tento, mas não tenho conseguido baixar a fasquia dos €200 por mês!!! Mas ando a estudar o assunto a fundo, pois tenho noção que tenho mesmo de baixar esta despesa! Tento ir o menos vezes possível às compras, nunca vou com pressa ou fome, levo lista, compro marcas brancas (mas nisto ainda ando a domesticar o meu marido, que é muito esquisito!), aproveito ao máximo os alimentos e sobras... mas ainda não estou no patamar que quero!

Beijinhos e boas poupanças :)

Compensa a tarifa bi-horaria? Eu nao tenho e pagamos 40€ de 2 em 2 meses (20€/mês)...

A minha maior dor de cabeça é igual à tua...
Nao consigo baixar os 230/240€ por mês em supermercado...
Vou muitas vezes as compras porque prefiro comprar carne fresca do que descongelar, compro muitas marcas, gosto, e o meu marido tambem e não temos conseguido mudar para as brancas...
Aproceito os alimentos mas acho que gastamos demais só para 2 pessoas...

Retrato de Yara2
Qui, 06/01/2011 - 21:23
Yara2:
Membro desde: 05.02.2008
_Marta_ wrote:

Agora que falas nisso, pasta de dentes uso Aquafresh (por sorte é das baratas). Gel de banho não dispenso o do Mini-Preço! Shampoo... qual usas? Eu compro no DeBorla, o UltraSuave Garnier de Baunilha, frasco grande, 2.99 por dois frascos! Sai mais barato do que se fosse de marca branca!
Felizmente cá em casa não somos esquisitos e compramos praticamente tudo de marca branca!

O grande problema sao sempre as cosias de higiene...
Pasta de dentes para os 2, creme de corpo, creme de rosto e shampoo para mim só compro na Farmácia que são carinhos...
Encontrei agora uma promoção de pastas de dentes e de shampoos em Dezembro mas é raro!!

Tambem alguns alimentos opto por marca porque já experimentei marca branca e noto diferenças...

Arroz só Saludães Vaporizado... Comprava Cozinha Velha Vaporizado que era mais barato que os de marca branca mas desapareceu...
Massa nao é de marca branca mas tambem sai barata... É uma massa italiana que há no Jumbo e costuma estar com 50% no segundo pacote...
Azeite e batatas nao compro.

Enlatados sim, são todos de marca branca: coguemlos, grão-de-bico, feijão vermelho, feijão frade, milho, ervilhas. Oleo tambem mas é raro comprar...

Papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos, detergente do chão, desinfectante das sanitas, limpa-vidros e tira-gorduras tudo de marca branca.

Os unicos neste ramo que nao dispenso de marca são o Fairy da loiça e o Cif casa-de-banho.

Iogurtes tambem compro muitas vezes de marca branca mas ultimamente os Mimosa M têm estado mais baratos que os de marca branca.

Manteiga (para o marido) compro Mimosa ou Primor.

Leite não: ou UCAL magro ou Président Magro.
Ja experimentei o do Lidl magro e gostei mas nao tenho trazido.

Nao me lembro de mais nada...