Vacinação | A Nossa Vida

Vacinação

Retrato de anacatroc
26.03.2016 | 18:40
anacatroc:
Membro desde: 26.03.2016

Olá, gostava de pedir ajuda aos mais entendidos em animais, neste caso gatos, para poderem responderem à questão que tenho.

Antes de mais, quero fazer uma pequena introdução; vou ter uma gatinha dentro de um mês, porque ela neste momento ainda tem três semanas e ainda é cedo para a separar da mãe. Por isso, é esperar mais um bocadinho que faça o desmame e depois já a tenho.

A minha dúvida é a seguinte: será uma gata que passará o seu tempo todo em casa, sem contacto com o exterior; dito isto, gostava de saber se é mesmo necessário a gatinha tomar todo o tipo de vacinas e se devo também fazer o teste do fiv/felv.

Já agora, sabem-me recomendar um veterinário em conta na zona de Lisboa e arredores?

Obrigada desde já pela atenção.

Cumprimentos,
Ana


Retrato de anaritav21
Dom, 27/03/2016 - 10:21
anaritav21:
Membro desde: 30.01.2016

Olá,

Eu faria de certeza o teste fiv e felv, desparasitação interna e externa logo na chegada e iniciava vacina com tricat na semana seguinte com respectivo reforço um mês depois. Apenas ponderaria não fazer a vacina da leucemia.

Entretanto em casa ter 2 caixas de areia em divisões diferentes, um arranjador, brinquedos e caminha confortável.

Retrato de omanu
Dom, 27/03/2016 - 18:12
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

Ola Ana,
Antes de mais parabéns pela adoção. Eu tenho gatos e cães e sinceramente só fiz o teste fiv/felv ao Nero porque já era aduto, andava na rua e não queria arriscar trazer para casa com a Luna. O que me foi dito pela veternaria é que esse exame só é feito em gatos jovens/adultos não em gatos bebes. Ainda por cima se não tem mais nenhum não vejo porque deve fazer até porque isso não é contagioso para os humanos mas sim para felinos...
Caixa de areia coloque só uma, é necessario 1 para cada 2 gatos. Se forem como os meus não vai querer a caminha comprada mas sim a nossa cama e de preferencia cobertos ou colinho é o que eles mais gostam
A desparasitação interna e externa é importante e as vacinas também acho que são, assim como um arranhador... Opte também por esterilizar a gatinha aos 6 meses.
Cumprimentos e boa sorte

Retrato de anaritav21
Dom, 27/03/2016 - 20:58
anaritav21:
Membro desde: 30.01.2016

O número de caixas de areia deve ser sempre igual ao número de gatos +1...
O facto de ter 1 caixa para 2 gatos e eles se habituarem óptimo mas a regra não é essa. Poupa se assim stress causado aos gatos por terem que usar uma caixa de areia já suja, coisa que eles odeiam e para gatinhos mais picuinhas evita se uns xixis fora do sítio.

A Sida felina não é contagiosa para humanos é certo mas é importante saber sempre devido aos problemas que a doença acarreta! Caso seja positivo há várias coisas que podemos fazer para estimular o sistema imunitario e atrasar o progresso da doença!!!

Nada como ir à sua vet e tirar todas as dúvidas, não se esqueça, acredito que deseje ter a gatinha consigo rapidamente mas quanto mais tempo estiver com a mãe melhor para ela desde que esteja num bom sítio.

Retrato de anacatroc
Dom, 27/03/2016 - 22:40
anacatroc:
Membro desde: 26.03.2016

Obrigada pelas vossas sugestões e vou tomar as mesmas em atenção.

Apenas perguntei aqui para estar um pouco preparada, assim quando a fosse buscar já sabia mais ou menos o que fazer.

A criadora até me disse que ao fim de um mês, ela já poderia vir para casa mas acho que isso é pouco tempo; pelo menos um mês e meio ou dois meses, senão anda cá em casa ainda a querer leite da mãe.

E prefiro que venha mais daqui a algum tempo, ainda tenho que tratar de algumas coisas e como tal, seria mais vantajoso para mim e sobretudo, para ela.

Retrato de Panther
Seg, 28/03/2016 - 00:14
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Peço desculpa pela pergunta, mas como falou em criadora, vai comprar a gatinha? É que uma criadora que diz que um gatinho pode ser separado da mãe e dos irmãos com apenas um mês, não é de certeza uma criadora cuidadosa (nesses casos até chamamos de "criadeira") pois erra logo no básico!

Teste FIV/FeLV também só aconselho a partir dos 6 meses, passa a ser mais fiável. Vacina do FeLV também só acho necessário se tencionar juntar outros gatos ou dar acesso à rua.

Não esquecer é se um dia quiser deixar a gatinha com algum amigo ou quiser tomar conta de outro, que terá esse pormenor a ter em conta. A mesma coisa se um dia tropeçar num gatinho na rua ou em situação qualquer de risco, nunca o deve juntar logo sem saber o estado de saúde.

Retrato de anacatroc
Seg, 28/03/2016 - 00:31
anacatroc:
Membro desde: 26.03.2016

Acho que me expliquei mal. A pessoa é uma conhecida dos meus pais que vive no campo e é agricultora e tem uma gata que teve uma ninhada há três semanas e essa pessoa vai dar os gatinhos a conhecidos, sendo um deles, eu.

E tenciono fazer o teste, mesmo que não tenha acesso no dia a dia ao exterior, nunca se sabe o dia de amanhã e dá sempre jeito; nos casos que referiu e até mesmo se quiser visitar a gata da minha tia ou então se um dia decidir ser FAT.

Post