univcerstarios ou ex universitarios duvida | A Nossa Vida

univcerstarios ou ex universitarios duvida

Retrato de yolandaM
27.09.2012 | 13:52
yolandaM:
Membro desde: 30.12.2010

ola. tenho uma duvida este ano estou pela primeira vez na universidade mas n estou no kurso k keria entao para o ano gustaria de fazer uma mudança de curso eu gustava de saber como se trata disso e o k e preciso fazer e em k kriterios se baseam para escolher quem fica com a vaga


Retrato de DMRS
Qui, 27/09/2012 - 19:39
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

Depende se pretendes pedir transferencia para publica ou privada.

Publica: existem duas fases onde se pode pedir transferência (uma para o primeiro semestre e outra para o segundo - não sei quando terminam as inscrições). O número de vagas é aberto pela universidade e,por norma, os alunos são escolhidos pela média do curso superior que frequentam (em caso de empate vão ver as médias de acesso ao ensino superior).
Aqui não pagas o pedido de equivalência mas só sabes as equivalências depois de te candidatares e seres aceite.

Privadas: Pagas todo o processo, incluindo o processo de equivalências (não sei se te dão antes ou depois de estares matriculada).
Também depende das vagas que o curso tenha (se o curso tiver lotado não dá para pedires transferência).

Não sei se as universidades dependem muito entre si.

ps: se estiveres a pensar pedir transferência, em vez de "empatares" um ano inteiro porque não tentas já informar-te na uni que pretendes se ainda te podes candidatar a transferência para o segundo semestre?

Retrato de yolandaM
Qui, 27/09/2012 - 20:28
yolandaM:
Membro desde: 30.12.2010

enganeime ao explicarme eu keria continuar na mesma universidade queria era mudar de curso

Retrato de deanna
Qui, 27/09/2012 - 20:55
deanna:
Membro desde: 11.12.2011

Em que Uni andas? Isso é um processo interno e só eles te podem explicar os critérios (costumam estar também no site), por isso é só procurares por lá.
Agora mudança de curso por fases depende da área em questão, há cursos em que só dá para mudar em julho/agosto e outros que, como foi referido acima, têm duas fases.
Tens mesmo de especificar Universidade e curso se quiseres mais ajuda.

Retrato de yolandaM
Qui, 27/09/2012 - 20:59
yolandaM:
Membro desde: 30.12.2010

eu ando na universidade do algarve estou em educaçao social e queria mudar pra ciencias da comunicaçao

Retrato de Nexa
Qui, 27/09/2012 - 21:26
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Pretendias matricular-te noutra Universidade Pública ou estás a pensar em alguma privada?
Só posso dar-te o exemplo do meu caso. Eu andava no 2º ano de Economia numa Universidade Publica e decidi trocar de curso para uma Universidade Privada (neste caso foi a Católica). Como eu não quis equivalências (porque só estava no 2º ano e para além disso queria ter notas melhores) a única coisa que fiz foi matricular-me no curso que queria e eles calcularam a minha média de entrada com base nos meus exames do 12º ano (os especificos para o curso que tinha feito 2 anos antes).
Se é na mesma Universidade tens mesmo de ir à secretaria. Eu ainda equacionei trocar para outro curso dentro da mesma uni e o processo era fácil, acho que tinha de preencher um documento para pedir transferência de curso (isto já foi há 10 anos), mas isso deve depender da instituição.

Retrato de deanna
Sex, 28/09/2012 - 01:40
deanna:
Membro desde: 11.12.2011

Não consigo aceder porque não sou da tua universidade, mas nos serviços académicos hás-de ter lá um regulamento chamado: Mudanças de Curso, Transferências e Reingressos.
Em princípio encontras tudo o que precisas, se bem que no teu caso, como até queres mudar dentro da mesma faculdade, será facilitado, em princípio. Tem sempre em conta os créditos feitos (esforça-te este ano, mesmo que troques), a média do curso, possivelmente média de secundário e notas das provas de ingresso.

Post