Trabalhar sem Contrato | A Nossa Vida

Trabalhar sem Contrato

Retrato de Milow
26.06.2016 | 23:51
Milow:
Membro desde: 27.10.2011

Boa noite, preciso de esclarecer uma dúvida. Comecei a trabalhar á duas semanas e já soube por colegas que demoram muito tempo a fazer o contrato, houve um caso até em que a rapariga pode por opção dela, continuar lá a trabalhar mas sem contrato para puder sair quando quisesse.. Só não esclareci se isso significava que realmente podia deixar de ir no dia a seguir.

Alguém me sabe dizer?
Eu voltei a deixar currículos em todo lado e a enviar online também, queria saber se mesmo que fique lá dois ou três meses, sem contrato, se posso vir embora a qualquer momento.


Retrato de gsv
Seg, 27/06/2016 - 10:41
gsv:
Membro desde: 23.07.2013

O contrato não tem de ter a forma escrita, pode ser apenas verbal. Normalmente tem a forma escrita por uma questão de conhecimento das condições por ambas as partes. Mas legalmente pode assumir a forma verbal.

O que aqui importa verificares é se a empresa comunicou a tua admissão na seg. social. Porque se o fez, tens um vinculo para com a empresa! Na admissão à segurança social, a empresa deve ter também indicado o respectivo prazo da contratação. Se for inferior a 6 meses penso que tens de dar sempre os 15 dias de pré-aviso.

Se não tens mesmo contrato ou a admissao comunicada à seg. social, aí sim não tens qualquer vinculo ou obrigação para com a empresa. Nem sequer tens obrigação de te apresentar ao trabalho!

Retrato de Bemzinho
Qua, 29/06/2016 - 11:42
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Conforme já foi dito um contrato não precisa de ser escrito.
O que importa é se a inscreveram na segurança social e finanças.
Veja na Segurança Social se está inscrita, se não puder deslocar-se lá, tem a segurança social directa, é só pedir senha e ir à net, pode até retirar um extrato dos descontos que tem.

Retrato de AROLP
Qua, 29/06/2016 - 14:36
AROLP:
Membro desde: 06.10.2012

olá!
nao tendo contrato nao tem qualquer vinculo à empresa, por isso pode ir embora quando quiser!
No entanto nao ter um contrato ´+e valido para tudo, se eles nao lhe quiserem pagar o acordado também "nao pagam" porque nao existe nada assinado.

o contrato para ser válido tem que ser assinado por ambas as partes( voce e a entidade patronal) caso contrario nao é valido

Essa historia do "nao ter contrato" é sempre bom para o patrao e nao para o empregado, cuidado e boa sorte!

Retrato de Tawny
Qui, 30/06/2016 - 18:52
Tawny:
Membro desde: 23.08.2011

Quando comecei a trabalhar só recebi o meu contrato para assinar quase 6 meses depois quando estava prestes a renovar para mais 6 meses. No entanto a empresa logo no inicio pediu-me os dados e documentos necessários e tinha noção que estava a descontar para a segurança social, que tinha seguro etc. Isso convém saber se está tudo em ordem de resto o contrato é normal (infelizmente) chegar mais tarde. Pelo que ouvi dizer acho que depois de x meses (3 meses penso) a trabalhar legalmente para uma empresa sem assinar contrato se pode exigir passar para a casa, mas não o fiz

Retrato de marisa marques b
Qua, 13/07/2016 - 23:25
marisa marques b:
Membro desde: 04.12.2012

Boa noite,

Estou a descontar para a segurança social desde outubro 2015, nunca assinei contrato, quero me despedir este mês, com quantos dias tenho de avisar o patrão? tenho de dar dias a casa?

Post