Trabalhar em fabrica | A Nossa Vida

Trabalhar em fabrica

Retrato de Ana384
26.10.2015 | 23:20
Ana384:
Membro desde: 28.07.2013

Olá Eyelashes

Gostaria que me dissessem como é trabalhar numa fabrica...sei que nao são todas iguais mas é assim tão mau como dizem?

Eu estou empregada e efectiva, mas estou completamente saturada do meu trabalho e dos horarios rotativos e fims de semana,digamos que chegei ao limite e persiso de fazer algo diferente, mesmo. Nao tenho grandes qualificações por isso estou limitada e pensei então porque não numa fabrica...o que me dizem?

Obrigada desde já.


Retrato de babysitterOeiras
Ter, 27/10/2015 - 11:41
babysitterOeiras:
Membro desde: 12.03.2013

Olá Ana,

Há alguns anos trabalhei em duas fabricas, uma de bolachas e massas e outra de distribuiçao de revistas. Não é um trabalho muito agradavel pois passas o turno todo de pé,fisicamente é exigente, tens que ser rapida, não paras de mexer com os braços e há sempre muito barulho das maquinas. Tive colegas que ja estavam la ha uns anos onde tinham as pernas ja cheias de varizes e surdas dos ouvidos. Também de modo geral o que ganhas é o ordenado minimo.

A unica coisa positiva que achei foi o horario, por entrar ás 07h00m saia ás 16h o que dava para tratar de muita coisa á tarde.

Retrato de Ana384
Ter, 27/10/2015 - 14:30
Ana384:
Membro desde: 28.07.2013

Obrigada pela resposta. Bem devo dizer que o meu actual trabalho ja é assim...constantemente em pé, em movimento...a unica diferença é o barulho e o estar fechada... A minha principal "motivação" é mesmo essa...o horario. Pois o meu trabalho actual tem um horario que não me permite ter muito tempo para a familia e fins de semana tambem a trabalhar. Estou um pouco indesisa pois tou ja efectiva na empresa, mas tãooooo farta que ja não estou bem mentalemente... Pressão, atendimento ao publico entre outras coisas.

Retrato de sophie mendes
Ter, 27/10/2015 - 16:02
sophie mendes:
Membro desde: 14.09.2015

Olá.
Eu trabalhei numa fábrica de cabelagem automóvel e aguentei apenas 1 semana!! Estava 8 horas de pé, sempre que queria ir ao wc tinha que pedir à chefe e só ia se houvesse alguém para fazer o meu lugar durante 5 minutos, além de que tinha apenas cerca de 30 minutos para almoçar (a fila do almoço demorava cerca de 15 minutos, ou seja sobrava outros 15 para comer), 5 minutos para café e pequeno almoço, além de que chegava ao final do dia estafada. Ao fim de uma semana vim me embora pois não aguentava. É o tipo de trabalho que não aconselho a ninguém

Retrato de Sofia1984
Ter, 27/10/2015 - 18:28
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Ola Ana,

Engraçadas as respostas anteriorez pois tal como as meninas ja trabalhei tanto em ramo alimentar como cablagem, e ainda trabalhei numa outra fabrica.. Ja vao 3, por isso feliz ou infelizmente conheço bem o ramo industrial.
De um modo geral as fabricas podem ter horarios rotativos, ou seja 3 turnos de trabalho (8h, mas pode ser mais....) incluindo ou excluindo fins de semana. A primeira fabrica onde trabalhei, por exemplo, trabalhava ininterruptamente enquanto as outras duas davam folga ao fim de semana. Numa destas duas tinha horario normal, 8h-17h e na outra ja era por turnos, mas com fins de semana livres. Por isso como vês depende muito do ramo e da propria empresa. Por exemplo, no textil costuma ser horario normal...

Quanto ao trabalho em si, como sabes a indústria em geral está bastante esmagada pela concorrência e por isso como disseram é bastante exigente...é trabalhar com o minimo de funcionarios possivel, por isso onde deveriam estar 5 ou 6 pessoas a fazer um trabalho de forma rapida mas confortavel, estao 2 ou 3 a suar e bem.

Acho que se a empresa for portuguesa corres mais o risco de trabalhar dobrado, porque a filosofia empresarial estrangeira é diferente da nossa.

No geral o trabalho é so mesmo isso: trabalho, mas por sua vez nao aturas pessoas, fazes o teu, picas cartao e entras, picas cartao e sais.

Nao é o que gosto de fazer, mas para quem ta cansado de dar horas e nao as receber, e de aturar clientes pode acabar por ser um escape. Para mim fou assim. E vai ser, por enquanto.

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Madrinha da TCosta, da florzinha C.A.S.C.S. e da espevitada RuteCris
Afilhada da Joanasantosblue

Retrato de Trevorfisher
Ter, 30/03/2021 - 11:15
Trevorfisher:
Membro desde: 15.12.2020

Não tenho certeza se este é um lugar digno, geralmente é um trabalho muito duro e rigoroso, embora certamente haja condições e patrões mais ou menos normais, mas na fábrica você encontrará ainda mais tédio, você fica o dia todo parado e faça uma ação

Retrato de Trevorfisher
Qua, 31/03/2021 - 14:19
Trevorfisher:
Membro desde: 15.12.2020

Cara, existem várias formas de você trabalhar numa fábrica, então tem que ver o que você vai fazer pra saber qual vai ser seu tipo de trabalho, né. Por exemplo, nas fábricas existem os seguranças, as pessoas que trabalham na cozinha, as pessoas que trabalham no administrativo, os diretores e os operários. Se você está falando dos operários, da linha de montagem, se for de fábricas como as da https://www.grabe.com.br/ vai ter muita coisa automatizada e pouca operação direta, mas não deixa de ser super interessante (e geralmente paga melhor do que a média).

Post