Solários - Os perigos para a saúde. | A Nossa Vida

Solários - Os perigos para a saúde.

Retrato de Ana Corr
24.03.2009 | 23:18
Ana Corr:
Membro desde: 20.10.2007

A semana passada li aqui um topico em que uma noiva pedia opinião sobre Solários ... achei por bem pôr aqui esta noticia que vinha hoje no Jornal Correio da Manhã.

Deco chumba solários

Mais de metade dos 23 solários visitados pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco) infringem a lei ao não entregarem aos utentes uma declaração com informações sobre riscos e conselhos. Este foi o primeiro trabalho de investigação ao sector desde que há legislação específica.

O estudo será publicado na edição de Abril da revista ‘Teste Saúde’ e teve como base as "dúvidas e experiências de 200 leitores no portal" sobre os solários. Para esta avaliação, a Deco fez duas visitas a 23 estabelecimentos de Lisboa e Porto, com duas colaboradoras anónimas com tipos de pele diferentes. Concluiu a Deco que "a maioria não garante o uso seguro de aparelhos de bronzeamento artificial". "Em mais de metade das visitas, os solários violaram a lei ao não entregar a declaração de consentimento, com informações sobre riscos, avisos para uso correcto dos aparelhos e conselhos sobre quem não deve submeter--se à radiação".

Osvaldo Correia, secretário-geral da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo, critica a falta de fiscalização dos solários. "Devia haver inspecções e a aplicação das coimas previstas na lei para assegurar a saúde das pessoas em risco devido aos raios ultravioletas, que podem provocar cancro da pele", diz ao CM.

PORMENORES

48 HORAS DE INTERVALO

A lei define um intervalo mínimo de 48 horas entre as duas primeiras sessões. Em dez dos 23 solários visitados, o plano de bronzeamento foi definido à vontade.

CARTÃO COM SESSÕES

A Deco sugere que o número de sessões seja registado num cartão de cliente, de modo a controlar o máximo de radiação acumulada por cada pessoa.

RAIOS MAIS PERIGOSOS

A intensidade dos raios ultravioleta dos solários é mais intensa e perigosa do que a do sol. Jovens com menos de 18 anos estão proibidos de usar.


Retrato de Catarina Neves
Qui, 26/03/2009 - 23:29
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... assim que colocaste e pensei que iriam responder.

Aproveito para dar conta de algo que ouvi ontem, de um dermatologista. Segundo ele, nenhum bronzeado é saudável.

Meninas, cuidado, o cancro de pele apenas se manifesta cerca de 10 anos depois.

Beijocas Ana e Obrigada pelo texto

Retrato de beatuxa
Sex, 27/03/2009 - 15:23
beatuxa:
Membro desde: 06.04.2008

O programa da maria elisa da RTP1 que deu esta semana nao me recordo agora o dia era sobre isso, por acaso o programa foi bastante interessante

Post