será que o casamento é um passo assim taao importante? | A Nossa Vida

será que o casamento é um passo assim taao importante?

Retrato de carolina.gouveia
20.11.2009 | 19:44
carolina.gouveia:
Membro desde: 11.11.2009

olá a todas/os!
bom, pergunto me se o casamento será mesmo um passo importante ou necessário. Ja percebi que neste forum predominam as meninas/meninos casadinhos, mas gostaria de saber a vossa opiniao sobre este assunto.

Pessoalmente, nao acho o casamento necessario.. alias, tenho amigas que se arrependeram bastante depois do casamento. nao sei, o casal cai na rotina e a relaçao tende a mudar. pelo menos é isto que eu, por vezes, noto.. pode ser ignorância minha Thinking

o casamento tende a ser visto como aquele "ultimo passo", queremos mostrar ao nosso mais-que-tudo que queremos ficar com ele para sempre, uma forma de nos unirmos de facto..

mas sinceramente, nunca senti o desejo do casamento, ou ate mesmo aqueles sonhos de menina, de esperar pelo Dia, sonho de casar de branco e entrar numa igreja...

e os divorcios sao uma coisa que me assusta. olho para pessoas casadas há anos e ja nao ha paixao, estao juntas pelo "casamento", nada mais.
nao seria bom viver com a pessoa que amamos, fazer uma vida normal de casados, e se por acaso a coisa nao resultar, nao ha toda aquela complicaçao em torno do CASAMENTO, nao ha nada que os prenda de facto. para mim, esta é uma boa opçao de vida.. 8>

o que pensam sobre isto?
alguma de voces tem ou teve alguma má experiencia no casamento que vos tivesse levado ao arrependimento? se sim, a vossa visao do casamento alterou-se?

beijinhos Smile


Retrato de Moi Meme
Sex, 20/11/2009 - 19:53
Moi Meme:
Membro desde: 10.09.2009

Bom tópico.

Não, não acho o casamento um passo importante. Casei-me sim por necessidade para regularizar determinadas situações. Também como tu nunca sonhei com o casamento e o que com ele parece estar inerente. A minha relação não sofreu qualquer alteração com o casamento em si, já que vivia em união de facto à alguns anos. Continua exactamente igual com os seus bons e maus momentos.
Relativamente ao facto de com o casamento uma relação cair na rotina, isso também acontece quando ele não existe. Existem muitos factores para que isso aconteça.

Bem vinda ao forum.

Retrato de Liliana Ferreira3
Sex, 20/11/2009 - 19:54
Liliana Ferreira3:
Membro desde: 11.08.2009

Eu nunca fui pessoa de casar. Sempre achei que o mais importante no casamento é o amor e a amizade que une um casal. Alias, eu sempre disse que nunca casaria Waiting
Mas apareceu o homem da minha vida, o tal, aquele que tu percebes que te completa mesmo sem falar, e ele pediu-me em casamento e eu aceitei. Grin
E agora queres saber a verdade, ando eu mais empolgada com os preparativos do que ele Rolling
Só não sou a favor dos casais ou respectivos pais se endividem para pagar uma festa que só vai durar 24 horas.

Madrinha muiiiiiiiiiito babada da Celya
Afilhada da CatarinaF Grin

http://onossocasamento.pt/forum/meu-cantinho-2

Retrato de carolina.gouveia
Sex, 20/11/2009 - 20:01
carolina.gouveia:
Membro desde: 11.11.2009

pois... neste momento tambem penso que nunca me vou casar.
mas compreendo que a felicidade no momento do pedido, aquela prova de amor, nos faça mudar de ideias Shh

mas pronto, por agora PRETENDO FICAR NO GRUPO DAS SOLTEIRINHAS Laughing Rolling Rolling

Retrato de A Little Girl
Sex, 20/11/2009 - 20:16
A Little Girl:
Membro desde: 09.02.2009
carolina.gouveia wrote:

pois... neste momento tambem penso que nunca me vou casar.
mas compreendo que a felicidade no momento do pedido, aquela prova de amor, nos faça mudar de ideias Shh

mas pronto, por agora PRETENDO FICAR NO GRUPO DAS SOLTEIRINHAS Laughing Rolling =))

Pois é, eu fui uma daquelas que mudou de ideias. Nunca tive aquele sonho de casar, aquela ansiedade pelo dia...mas casei!!
O meu marido tinha "gosto" nisso e então cedi...mas foi um casamento bem simples, pelo civil, que serviu para oficializar a nossa relação. Não mudou nada, apenas o estatuto.
Já morávamos juntos há 1 ano e meio, não é o casamento que vai reforçar o que quer que seja. O que tiver que acontecer, acontece na mesma.
Mas foi giro, e dei por mim entusiamada pela ideia e senti-me bem e feliz ao dar esse passo.
Bjinhos

Retrato de _Ana_Rita_
Sex, 20/11/2009 - 20:23
_Ana_Rita_:
Membro desde: 03.11.2009

Olá Carolina.

Eu não sou casada, mas na minha opinião, ou pelo menos para mim, o casamento não é um passo necessário (só o dá quem quiser) mas considero-o como um passo importante...

O casamento não deixe de ser mais que um contrato entre duas pessoas, mas socialmente tem muito mais sifnificado do que isto.

Há quem sinta necessidade de casar, há quem não precise de nada disso, mas mesmo não te casando, se fores viver com o teu namorado não é por não serem casados que a vossa vida não virá a caír na rotina...

Acho que dar este passo é importante, na medida em que é uma nova etapa da nossa vida. Hoje em dia se calhar nem tanto, até porque muitos casais já moram juntos antes de se casarem.

O problema da rotina, a meu ver, nada tem a ver com o casamento, mas sim com as pessoas e com as fases da nossa vida:

Quando moramos com os nossos pais não temos tantas responsabilidades, saímos para aqui e para ali, vamos passar fins-de-semana com os namorados, férias, jantares, etc, etc... E talvez por não ser constante, por ser só algumas vezes, por os pais não deixarem, etc, se torne mais desafiante para nós e mais estimulante. E a isso chama-se namorar.

Quando nos casamos ou vamos morar coma alguém, acrescem muitas responsabilidades. Trabalhamos, temos menos tempo, há mais coisas para fazer (que antes não eramos nós a fazer), o dinheirinho começa a valer muito mais do que antes (os pais já não nos dão mesadas nem trocos lol) e tudo o que temos não é para esbanjar, andamos mais cansados, etc.

E tudo isto é natural e leva á rotina, não podemos andar sempre na "vadiagem" como dantes.

Mas acho que a rotina depende de cada um, e da maneira como cada um gere a sua vida ao lado do seu parceiro.

Na minha opinião, só se deve casar quem quer dar realmente esse passo (que é muito equivalente ao passo de ir morar junto mesmo sem casar). Quem não gosta desta ideia, pode continuar na sua casinha e o namorado na dele. Mas a vida é para ser vivida intensamente, e se amamos alguém devemos querer partilhar com ela não todos os segundos mas sim todos os momentos, e isso faz-se numa vida a dois.

Bjs

Retrato de Patricia.Filipe
Sex, 20/11/2009 - 20:29
Patricia.Filipe:
Membro desde: 30.06.2009

Este tema tem andado a perseguir-me nos ultimos tempos.

As pessoas gostam muito de opinar sobre os casamentos e as relacoes das outras pessoas.... a mim dizem-me " casais que ja namoram ha muitos anos quando casam nunca corre bem"! " vê la se c o casamento n estragas tudo!" lol (ando mal acompanhada;))

Eu namoro ha 9 anos estamos juntos ha ano e meio e decidimos casar! Quando começamos a namorar achava que o casamento era o passo seguinte. Quando acabei o curso n quis casar, compramos casa mobilamos logo a correr e juntamo-nos. Sou feliz, e ele se n é q se aguente :):)

Acho que o casamento n vai trazer mais nenhum peso para a relaçao.

O grande passo foi quando compramos casa investimos o q tinhamos o q n tinhamos e o q ainda temos q trabalhar para a pagar, em caso de separaçao é so isso q complica, divorciar é facil o problema está na divisao dos bens.

Por isso para mim cada qual sabe da sua vida...se a relaçao n ta bem antes do casamento n vai melhorar quando viverem debaixo do mesmo tecto casados ou em uniao de facto!!!

Agora sou uma noiva entusiasmada Smile

Beijinhos,

Retrato de carolina.gouveia
Sex, 20/11/2009 - 20:35
carolina.gouveia:
Membro desde: 11.11.2009

nao estava de modo algum a criticar o casamento.. ate porque nunca vivi com ninguem, e obviamente nunca me casei, sou bem novinha Grin
mas de qualquer maneira.. felicidades para todas Smile

Retrato de carolina.gouveia
Sex, 20/11/2009 - 20:38
carolina.gouveia:
Membro desde: 11.11.2009

bom, esqueci-me de mensionar que talvez por nunca ter vivido com ninguem, tenha esta percepçao.. acho que ainda me vou arrepender do que digo Rolling Rolling

Retrato de DMRS
Sex, 20/11/2009 - 23:35
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

eu era daquelas que dizia "eu casar?? nunca!!"

qd ns jntams ja foi cm o intuito de ser "p sempre" m tb p testar.ms a cnvivencia um com o outro...amamo-nos mas podiamos nao nos adaptar um ao outro...

depois decidimos casar mas n havia € começamos a poupar mas entretanto apareceu o nosso filhote e foi adiado outra vez e agora que tamos mais estaveis economicamente decidimos dar o passo... mas foi pelo que sentimos um pelo outro.

acho que tudo depende e a nossa vida faz.nos mudar ideias muitas vezes Smile

independentemente do que as pessoas optem o que interessa é que sejam felizes.
acho que determinada opçao (casorio/viver junto/viver so) é mesmo muuuuiiitttooo importante dependendo da maneira de ver a vida de cada um Wink
qlqr opçao é muuuiiitttooo importante desde que seja a que nos faça felizes**

Retrato de CorpseBride
Sáb, 21/11/2009 - 01:19
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008
carolina.gouveia wrote:

bom, esqueci-me de mensionar que talvez por nunca ter vivido com ninguem, tenha esta percepçao.. acho que ainda me vou arrepender do que digo Rolling =))

Eu também era das que aos 20, 20 e poucos anos jurava a pés juntos que havia de levar uma vida maravilhosa sozinha. Não queria namorados, não queria casar, não queria nada senão paz e sossego.

E hoje cá estou com uma aliança orgulhosamente no dedo. Tongue Portanto nunca digas nunca.

Se o casamento é importante?
Para uns é, para outros não.

Mas o que não é, definitivamente, é uma prisão só por si. Se as coisas entre o casal correrem mal, tanto as pessoas se separam estando casadas como juntas. Acho que numa situação dessas, os trâmites legais moem, mas não serão o pior com que se terá que lidar. A perda afectiva será maior, penso eu. E aí, tanto vale estar-se casado ou não. O compromisso perante o outro é o elo de ligação mais forte, não o casamento.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de Tsuga
Sáb, 21/11/2009 - 18:04
Tsuga:
Membro desde: 16.02.2009

...uma boa questão.

Eu sempre fui educada a pensar que o casamento é uma coisa muito importante, para a estabilidade da família, das crianças, para o "parecer bem" aos olhos da sociedade (eu sou de uma aldeia não muito grande).

Por razões várias acabei por morar junta com meu jovem muito tempo antes de pôr sequer a hipótese de me vir a casar com ele um dia. Não me arrependo nem um bocadinho e acho que é um passo muito importante para uma pessoa ficar a conhecer melhor a nossa cara metade. No entanto, os mais de vinte anos de "lavagem cerebral" ainda não foram completamente apagados, e a verdade é que estou neste momento a planear o meu casamento. Continuo a achar que é importante e que quem se casa pensou seriamente no assunto do "ficar contigo para sempre", mesmo que o casamento seja só ir assinar um papel sem nenhuma festa por trás.

Depois vem a questão da rotina: é como em tudo. As pessoas têm de se esforçar um bocadinho para a evitar. Há casais que mesmo antes de casar já vivem uma vida monótona, sem sal nem pimenta; outros que com cinquenta anos de casamento ainda arranjam tempo para fazerem um miminho ao outro.

A vida dá muitas voltas e uma pessoa pode mudar de opinião com a vivência. Acima de tudo, com ou sem casamento, o que interessa é ser-se feliz! Smile

Retrato de xanasilvapepita
Sáb, 21/11/2009 - 18:50
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009
_Ana_Rita_ wrote:

Olá Carolina.

Eu não sou casada, mas na minha opinião, ou pelo menos para mim, o casamento não é um passo necessário (só o dá quem quiser) mas considero-o como um passo importante...

O casamento não deixe de ser mais que um contrato entre duas pessoas, mas socialmente tem muito mais sifnificado do que isto.

Há quem sinta necessidade de casar, há quem não precise de nada disso, mas mesmo não te casando, se fores viver com o teu namorado não é por não serem casados que a vossa vida não virá a caír na rotina...

Acho que dar este passo é importante, na medida em que é uma nova etapa da nossa vida. Hoje em dia se calhar nem tanto, até porque muitos casais já moram juntos antes de se casarem.

O problema da rotina, a meu ver, nada tem a ver com o casamento, mas sim com as pessoas e com as fases da nossa vida:

Quando moramos com os nossos pais não temos tantas responsabilidades, saímos para aqui e para ali, vamos passar fins-de-semana com os namorados, férias, jantares, etc, etc... E talvez por não ser constante, por ser só algumas vezes, por os pais não deixarem, etc, se torne mais desafiante para nós e mais estimulante. E a isso chama-se namorar.

Quando nos casamos ou vamos morar coma alguém, acrescem muitas responsabilidades. Trabalhamos, temos menos tempo, há mais coisas para fazer (que antes não eramos nós a fazer), o dinheirinho começa a valer muito mais do que antes (os pais já não nos dão mesadas nem trocos lol) e tudo o que temos não é para esbanjar, andamos mais cansados, etc.

E tudo isto é natural e leva á rotina, não podemos andar sempre na "vadiagem" como dantes.

Mas acho que a rotina depende de cada um, e da maneira como cada um gere a sua vida ao lado do seu parceiro.

Na minha opinião, só se deve casar quem quer dar realmente esse passo (que é muito equivalente ao passo de ir morar junto mesmo sem casar). Quem não gosta desta ideia, pode continuar na sua casinha e o namorado na dele. Mas a vida é para ser vivida intensamente, e se amamos alguém devemos querer partilhar com ela não todos os segundos mas sim todos os momentos, e isso faz-se numa vida a dois.

Bjs

Já respondeste por mim!!!! =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Ana rita ainda não és casada mas já estás devidamente consciencilizada dos factos!!!

Beijinhos Kiss Kiss Kiss

Retrato de PatyF
Seg, 23/11/2009 - 18:51
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Axo k já disseram tudo, no entanto, vou "meter o bedelho" pk senão, não seria eu Rolling
Como referiram, axo k é uma decisão k cabe a cada um...
Devemos agir mediante a nossa consciência..
Eu juntei-me mt novinha (19 anos) e axei k estava preparada para tal...custava-me imenso estar separada do meu namorado, queria ter a minha própria liberdade..enfim...na altura não tinhamos meios para casar e nem sequer pensamos nisso...Axo k na nossa cabecinha, seria mt mais fácil se as coisas não funcionassem, cada um seguia o seu caminho, continuando solteiros...
Houve quem apesar de não nos dizer, não gostasse, ainda pra mais pk moro numa terrinha..lol...Mas não liguei mt a isso...
Pra mim as responsabilidades de viver junto e estar casado são praticamente iguais, tens as prestações a pagar, luz, alimentação..tudooo..axo k entramos num mundo k não conheciamos antes...Apesar de conviver com os problemas, uma coisa é presencia-los, outra é tornarmo-nos "protagonista" desses problemas e saber k seremos nós e só nós a ter de resolvê-los...
Passamos por problemas financeiros, familiares, problemas de adaptação, feitios, ciumes...e hoje, quase 3 anos depois, sabemos k o k sentimos um pelo outro foi mais forte k todos esses problemas (mesmo k por vezes, desistir nos stenha passado pela cabeça) e a vontade de estar juntos prevaleceu...
E digo-vos k a fase de namoro e o viver junto é mt, mas mt diferente!!
Quanto a casar...visto k é o nosso desejo, vejo todo o sentido em concretizá-lo, pk é o k keremos..
Não o estamos a fazer por ninguém, mas sim por nós, pk hoje temos (minimamente) meios para tal, pk hoje sentimo-nos mais conscientes e crescidinhos e desejamos isso..é claro k não podemos dizer k "dessa água não beberei", e pode ter dado certo enquanto vivemos juntos e depois não resultar tb...mas isso (se acontecer) será o "ter de ser" e não pelo casamento em si...
Axo k kem vive junto e não vê sentido no casamento, não tem k fazer pk os outros kerem ou pk fica bem..
Deus, ou o k ker k acreditem abençoa sp um amor, seja ele celebrado com o casamento ou não...pelo menos é k eu axo...
beijinhos a todas
e....desculpem lá o testamento..eu não me calo Laughing
>:D<

Retrato de Edy
Seg, 23/11/2009 - 19:14
Edy:
Membro desde: 09.02.2008

Se vivemos uma relação a pensar na possibilidade de separação/divórcio, acho que não vamos pelo melhor caminho.
Se eu gosto realmente de alguém e sinto estabilidade e maturidade, parto do princípio que é para sempre. Nem sequer me passa pela cabeça que a relação acabe.

Eu acho praticamente igual para uma relação viver na mesma casa ou viver na mesma casa tendo havido casamento. A rotina é a mesma, e a possibilidade de se cair na monotonia é a mesma. Portanto, é simplesmente uma opção de cada um, que eu respeito e compreendo.
Só não compreendo que a justificação para não casar seja facilitar uma possível separação.

Retrato de Marisa_L
Qua, 09/12/2009 - 16:12
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Este post foi colocado aqui certo no dia em que casei Grin
Namorei durei 8anos e só decidimos dar este passo quando tivemos a certeza que era o momento ideal. Nao tenho nada contra quem faz grandes festas de casamento, mas para mim o casamento é a uniao entre duas pessoas que se amam e nao uma festa, dai termos optado por fazer algo muito simples numa cerimonia civil.

Post