Boa tarde. Há dois anos eu comecei o contrato de arrendamento de 5 anos num apartamento, na altura a pessoa que estava lá disse-me se queria partilhar contrato e dividir contas, eu aceitei (está pessoa é só uma conhecida, não nenhum amigo nem nada do genero, simplesmente conhecido com que aceitei dividir contrato e contas).
Cada um de nós paga 50% de renda ao senhorio e depois acertamos contas com as despesas. O arrendamento está com contato nas finanças e o senhorio passa recibo, tudo certinho como deve ser.
Acontece que recentemente disse ao senhorio que queria sair, então ele indicou que seria feito um "aditamento" ao contrato, então combinamos e fomos os três lá, dois locatários e senhorio, para assinar o tal aditamento, o qual é simplesmente um documento que diz que a outra pessoa que fica lá passa a ser responsável 100 % sobre dito arrendamento e o senhorio aproveitou para colocar uma clausula e aumentar a renda para a pessoa que fica lá (não é problema meu agora).
No site das finanças o meu nome continua no contrato e a única alteração que vejo foi aumento da renda.
Pelo que tenho andado a investigar, não é possível retirar uma pessoa do contrato de arrendamento, só cancelando o mesmo e criando um novo contrato, mas aparentemente o senhorio não pretende fazer cancelamento, não sei bem mas imagino que não lhe convém pois perderia algum benefício fiscal e imagino que quem fica lá vai continuar a receber o beneficio fiscal no IRS referente a arrendamentos.
Ainda vou demorar a sair uns dois meses até sair e enquanto estiver lá, vou pagar diretamente 50% ao locatário que fica em vez de ao senhorio.
A situação é que eu não pretendo que o meu nome continue no contrato, pois não tenho a certeza se posteriormente terei problemas quando decidir assinar outro contrato de arrendamento ou outros problemas com as finanças caso tenha dois contratos de arrendamento como locatário. Não quero ser usado para beneficio dos outros
Penso que o melhor será mesmo pedir cancelamento do contrato, por carta registada mas não tenho a certeza se posso vir a ser penalizado por não dar o aviso prévio de 4 meses.
Alguma sugestão, alguma informação sobre ter dois contratos de arrendamento no meu e se existe algum problema?
Acho de que estou a ser usado no contrato para beneficio fiscal dos outros, não tenho a certeza sobre outros problemas que possa ter no futuro.
Obrigado
Membro desde: 22.05.2022