saber se é amor verdadeiro ou ilusão | A Nossa Vida

saber se é amor verdadeiro ou ilusão

Retrato de Blueyes013
20.07.2013 | 18:24
Blueyes013:
Membro desde: 20.07.2013

Olá boa tarde

Há já muito tempo que vos leio, mas hoje foi o dia em que ganhei coragem para me registar, pois apesar de já não ser uma jovem, continuo com as minhas dúvidas sobre este sentimento.

Vou contar a minha história, muito resumidamente: Após mais de 20 nos de casamento e alguns de namoro, decidi divorciar-me devido ao desgaste da relação. Há muito que já pensava no assunto, mas nunca tinha tomado essa decisão (dentro de mim estou certa de que já estava tomada há muito tempo). Até que há cerca de dois meses atrás enchi-me de coragem e disse que me queria separar.
Assim que pus cá para fora o que sentia e queria, senti um enorme alívio, e dia após dia tenho-me sentido cada vez mais leve, mais "eu", como que a renascer. Claro que também tenho aqueles dias em que me sinto perdida, confusa, mas NUNCA arrependida da decisão tomada, muito pelo contrário.

Após a separação, comecei a sentir vontade de conhecer pessoas novas, de viver experiências novas, de mudar muitas coisas na minha vida, mesmo até a nível profissional. Antes andava triste, apática, sem perspectivas de futuro. Não tinha gosto por mim, pela casa, por nada...agora sinto-me totalmente diferente. Arranjo-me, gosto de me sentir bem comigo própria, começo a gostar de ver a casa arrumada, sinto uma energia e força dentro de mim...não pareço a mesma pessoa.

Acontece que passado muito pouco depois, conheci alguém. Não com o intuito de ter alguma relação, fosse ela ocasional ou para durar, mas simplesmente uma pessoa da qual poderia a vir a ser amiga. Tenho também falado com outras pessoas do sexo oposto, mas aquela pessoa tem sido sempre aquele amigo especial. Sempre que me sinto mais em baixo, é ele quem procuro. Sempre que acontece algo diferente, é dele que me lembro para ir contar. Sempre que tenho uma boa notícia, é a ele que vou contar. E ele está sempre lá para me "ouvir". Ele também já passou por esta situação e sabe como é esta fase inicial, por isso tem-me dado muito apoio, muitos conselhos, resumindo, tem sido um bom amigo.
Posso dizer que falamos quase todos os dias, e se não falamos, é porque nos desencontramos, pois a maioria dos nossos contactos são online.
Curiosamente, e apesar de pensar nessa pessoa muitas vezes, nunca me tinha ocorrido que pudesse ser algo mais que uma amizade.
Mas de há uns dias para cá, tenho dado comigo a pensar mais nele do que é costume, e a reflectir sobre tudo o que temos conversado. Ontem, em conversa com outra pessoa, ao cometar uma situação, de repente fez-se luz e percebi que o que sinto por ele não é só amizade, mas algo novo, diferente do que senti pelo meu ex, algo que me deixa bem, feliz, tranquila, sem aquela inquietação ou ansiedade quase sufocantes. Sinto vontade de estar ao pé dele, de conversar, de sentir um abraço apertado, de ouvi-lo falar, de saber se está bem ou não.

Como disse antes, durante estes quase dois meses, temos estado sempre em contacto, mas ele nunca deu a entender que queria algo mais do que ser um amigo. No entanto, se eu não digo nada, é ele quem diz, está sempre ali disponível para mim, o que me leva a pensar que também poderá sentir algo por mim que seja mais do que amizade, mas que me está a dar "espaço e tempo" para que eu me possa encontrar a mim própria e, quando eu estiver totalmente com a cabeça em ordem e pronta para começar uma nova relação, talvez então aí mostre os seus sentimentos, se for esse o caso. Isto é só a minha opinião, mas posso estar completamente errada.

Gostaria de "ouvir" os vossos comentários, as vossas opiniões, as vossas experiências. Sou muito "naif" nestes campos do amor, o que é de esperar de alguém que esteve casada tantos anos...


Retrato de csofia_
Sáb, 20/07/2013 - 23:06
csofia_:
Membro desde: 19.12.2012

Olá Smile

Gostei do teu relato, pareces bem racional e consciente do que se passa.

Acho que é tempo de aproveitares o tempo perdido e seres feliz. Smile

Beijinho

Retrato de Lilicoy
Dom, 21/07/2013 - 14:20
Lilicoy:
Membro desde: 17.09.2012

ola

tambem gostei do seu relato.

Por aquilo que eu tenho vivido e visto com pessoas que conheço, parece-me que no seu casamento anterior, já não havia amor e isso mais parecia um atrelado pesado que você vinha carregando á muitos anos, por isso se sente livre, leve, feliz e até tem vontade de se arranjar e sair, você se sente mais o "você" original. Por estas poucas palavras prova-se que a personalidade do seu marido não é aquela que lhe faz feliz.

Entretanto,voce diz que fala com a outra pessoa mais online? Isso quer dizer que a conheceu online? 90% dos encontros são online?

Se sim, alerto para duplas personalidades: num teclado e por traz de um ecrã, somos amáveis, simpáticos, falamos de tudo, somos abertos, confortamos, mandamos beijos, tudo....Quando estamos ao vivo tudo muda: estar ao vivo e a cores implica olhares, atitudes, movimentos, comportamentos que só veríamos se a pessoa estivesse constante connosco.

Falei com pessoas pela internet que pareciam abertas, amáveis, falavam de tudo, abriam-se com assuntos delicados, etcbetc..quando estava com elas ao vivo...pareciam "bichinhos do buraco", mal falavam, não queriam olhar nos olhos pke se tinham lembrado que contaram um episodeo íntimo delas;tinham comportamentos que eu não gostei. por isso, alerto.

No entanto, se uma pessoa a faz sentir leve, feliz, se a incentiva a dar o melhor de si, se você sente que era capaz de conversar (ao vivo) com ela durante horas sem se cansar..isso significa que você realmente está amando.

Aproveito para outro alerta, já que esteve muitos anos de casada e "presa" a um amor que não gostou, isso pode faze-la sentir-se Solta demais" e escolher á pressa alguém que pode não servir (apenas alerta)

Felicidades!

Retrato de BF74
Qua, 31/07/2013 - 18:11
BF74:
Membro desde: 20.05.2013

Eu penso que se sabe que se pode vir amar alguém, no sentido íntimo do termo amor, quando sentimos - em convivência real com a pessoa - que queremos ir mais além do que estar lado a lado. Ou mais além do que dar a mão, ou um beijo, ou uma carícia... Isto é a atracção inicial, a ignição do amor. Mas ainda não é amor. O amor vem depois, quando o motor começa a trabalhar e a fazer subidas e descidas e curvas...

Sabemos que temos um amigo (verdadeiro) quando sentimos essa vontade de partilhar coisas boas e coisas más com as pessoas.
Eu faço isso com todos os meus amigos: homens ou mulheres.

É muito bom ter um amigo!

Parabéns por voltar a apanhar o fio à meada!

Retrato de carla72
Sex, 16/08/2013 - 17:57
carla72:
Membro desde: 01.05.2010

Opiniao de 41 anos :), uma coisa k a idade nos traz é a coragem de tomar certas decisões e a sua foi a melhor para si com certeza, senao nao se sentiria tao leve e bem disposta :)Outra coisa que aprendemos é k mais vale perdermos por falarmos do que por nao dizermos as coisas k nos vão "ca dentro"...afinal o "nao" esta sempre certo ...esse amigo pode estar a passar pelo mesmo e pensar k nao lhe vai dizer nada, pk você esta a curar as suas feridas, e ele pode pensar k mais vale a sua amizade ,k declarar-se e perder tudo. quem sabe??? Va em frente, é uma mulher decidida, diga o que sente e se o seu amigo sentir o mesmo vai ter coragem de o dizer tb, mas se por acaso ele so kiser a sua amizade, você pode seguir em frente e encontrar um novo rumo, quem sabe um novo amor Smile
se nao kiser ser obvia, pk nao o convida para jantar seguido de um copo num sitio agradavel, onde possam ouvir musica relaxante e conversar??? de certeza que se houver faisca o beijo vai acontecer e aí ja nao é necessario dizer mais nada Smile felicidades espero ter sido útil, beijinho (venha ca contar como foi Laughing