Rezar o terço .. | A Nossa Vida

Rezar o terço ..

Retrato de Sara Lança
23.09.2013 | 18:43
Sara Lança:
Membro desde: 04.11.2011

Boa tarde Kiss

Alguém me sabe dizer qual é a forma correcta de se rezar o terço ?
Eu já pesquisei , mas encontro muitas formas diferentes e não sei qual será ..

Desde que a minha avó faleceu que sinto essa necessidade . E acredito sinceramente que quer dizer alguma coisa ..
A minha avó era uma pessoa mesmo muito religiosa , rezava-o mais do que uma vez por dia !
Emboa seja crente na religião , saiba imensas oreações mas não frequento a igreja frequentemente , rezar o terço foi uma das coisas que não "aprendi" ! E gostava de o fazer pelo menos 1x por dia Smile

Obrigada a todos Kiss


Retrato de Sandra_MargaridaPC
Seg, 23/09/2013 - 18:48
Sandra_MargaridaPC:
Membro desde: 16.09.2013

É muito simples. Não sei qual a sua disponibilidade horária mas o terço é rezado todos dias na radio renascença pelas 18h30. A emissão é directamente da capelinha de Fátima. Neste preciso momento (18:48) está a dar o terço na rádio.

Retrato de Sandra_MargaridaPC
Seg, 23/09/2013 - 18:54
Sandra_MargaridaPC:
Membro desde: 16.09.2013

Voltei aqui para dizer que através deste site http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=14924 (que é o da capelinha de Fátima) podemos ver e ouvir as celebrações que lá se fazem inclusive o terço.

Espero ter ajudado!

Retrato de Maria do Porto
Ter, 24/09/2013 - 11:58
Maria do Porto:
Membro desde: 29.09.2010

Deixa-me ver se ajudo...
A oração do terço é uma recitação mental ou vocal (só com o pensamento ou com palavras ditas em voz alta) de carácter repetitivo. É semelhante a outras formas de oração existentes noutras religiões (mantras hindus, "rosário" muçulmano; cilindros giratórios budistas...)porque a repetição de uma mesma fórmula, continuada e rítmica, tem impacto sobre o nosso organismo: relaxa, "conforta", liberta a mente - permitindo assim a Meditação.

As origens do terço são estas: os antigos monges tinham a obrigação de recitar os 150 salmos. Cono havia muitos analfabetos, que não podiam assim ler os salmos, os superiores "facilitaram" para a recitação de 150 Ave-Marias. O terço são 50 Ave-marias - a terça parte. E tornou-se vulgar como oração do POvo Cristão.

Reza-se assim:

1. em cada "conta grande", recitas um Glória, e um Pai Nosso. Podes acrescentar outras pequenas orações (conhecidas como "jaculatórias") que sejam da tua piedade particular, da tua devoção especial... Em Portugal, é tradicinal incluir aqui uma invocação a "aria Concebida sem pecado", porque a Imaculada Conceição é padroeira do nosso país. Em Fátima, usam rezar uma jaculatória que os pastorinhos usavam pelas Almas... Etc.

2. Nas contas pequenas, rezas 10 ave-marias seguidas.

Durante a recitação destas, deves fazer o esforço de pensar em passagens da Bíblia, sobretudo da Vida de Jesus - chama-se a isso "meditar nos mistérios". Para isto, há muitos textos que ajudam, que podesm ler antes de omeçar a recitar as ave-marias.
Esta parte da oração mental é muito importante, e não é imediato que o conseguimnos fazer - vamos evoluindo com o "treino", por assim dizer: o normal, é distrairmo-nos um bocado, mas ninguém é "santo", certo? Laughing

No fim, há um conjunto de 3 contas pequenas e uma grande - por tradição, em Portugal rezam-se mais 3 Ave-marias, uma por cada intenção da Mensagem de Fátima (pelo Papa e pela Igreja; pela Paz em todo o Mundo e pela COnversão da Humanidade) - e uma Salve-Raínha...

Mas há outras tradições: na Irlanda, por exemplo, em cada uma destas 3 contas finais faz-se um Acto de Fé, um Acto de Esperança e um Acto de Contrição, e termina-se na conta grande com o Credo...

O Terço é uma oração "dinâmica" - adapta-se ás culturas locais, ás épocas e ás circunstâncias. Mas é sempre óptima como "espaço e tempo" de crescimento interior!

SE quiseres saber mias, ou quiseres que partilhe contigo formas de meditar os Mistériosd, manda-me MP.

Um beijinho...

Maria do Porto