Relação amorosa após o parto... | A Nossa Vida

Relação amorosa após o parto...

Retrato de elly81
14.01.2010 | 14:39
elly81:
Membro desde: 26.04.2009

Olá!!
Sou mamã de um menino de 1mês Smile e a minha vida amorosa com o meu companheiro está um caos desde o nascimento do meu menino...discutimos imenso acerca de coisas relacionadas com o bebé...já nem beijos há, não há nada entre nós...ele passa o dia a trabalhar q quando chega a casa eu ando sempre ocupada com o menino e ele com a internet e coisas assim...n há diálogo de jeito, aquelas longas conversas de dantes desapareceram...parecemos amigos ou irmãos...não há nem um abraço, nem um miminho, nem uma palavra de elogio...será normal?


Retrato de msofiagsn
Qui, 14/01/2010 - 15:16
msofiagsn:
Membro desde: 11.12.2008

Antes de mais, PARABÉNS!!!

Quanto à relação com o teu companheiro, acho que devias falar com ele e tentar explicar-lhe como te sentes. Um filho muda tudo num casal mas não é por isso que deixam de ser companheiros, unidos para o que der e vier. Um filho é uma dádiva mas também traz muito trabalho e uma responsabilidade enorme. Se calhar o teu companheiro sente a falta da atenção que tinha da tua parte e está a precisar de tempo para se habituar à ideia de que agora existe um novo ser lindo e pequenino que precisa de ti (e dele!) 24h por dia! Será que o teu companheiro está com medo da novidade de ser pai? Estará a sentir o peso da resposabilidade e isso deixa-o nervoso?

Fala com ele, diz-lhe que o vosso pequenote te "absorve" e, se calhar por isso, ele se sente "em segundo plano" mas tu precisas dele e sentes falta dele, dos mimos e da relação que tinham antes. Tenta perceber quais os receios dele (se existirem) e ajuda-o a partilhar essas dúvidas contigo. Juntos vão conseguir passar por tudo!!

Beijinhos e boa sorte!!!

Retrato de xanasilvapepita
Qui, 14/01/2010 - 15:28
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009

Não acho normal a falta de diálogo,até pq com o nascimento recente do vosso filho(mt recente),as conversas,devem girar em torno disso mesmo;connosco foi assim ,o assunto incasavelmente e com gosto nosso era ela(tenho uma filha com 16 meses).No entanto acho demasíado precoce a tua avaliação,digo isto,pq um casal demora o seu tempo a reorganizar a sua vida com a nova função de ser papás,tem calma,leva o seu tempo!
O q sentes será passageiro e logo irão adptar-se a uma nova rotina,é lógico q o tempo q antes tinham para os dois como casal é agora divido com o bebé,as tarefas são mais q muitas mas nada q vocÊs ,daqui mais um tempinho,não consigam conciliar.
Compreendo mt bem q a vida muda completamente,mais responsabilidades preocupações mas nada q não seja mt gratificante!
É importante partilharem tudo a dois!Força...é só uma pequena fase até pq ainda estás vunerável depois da experiÊncia e susceptível a alguma tristeza visto o teu sistema hormonal ainda não estar completamente restabilizado,estarás por isso um bocadinho mais sensível...é normal!Falem os dois sobre aquilo q te desagrada.

Desejo-te as maiores felicidades principalmente para o novo membro!!!Bjo

Retrato de bela
Qui, 14/01/2010 - 15:53
bela:
Membro desde: 27.12.2006

Olá!
Eu sou a mamã da Laura com 8 mesinhos. Com o nascimento da nossa menina, a relação entre mim e o meu marido mudou. Hoje em dia, somos capazes de passar varios dias sem dar-mos um beijo e raramente fazemos amor durante a semana. Ele já me acusou de só ter tempo para a Laura. Acho que com o nascimento de um filho, o nosso tempo é todo para ele e esquecemo-nos daqueles que nos ajudaram a conseguir esse sonho. Eu para tentar melhorar a nossa relação estou a pensar marcar um fds a dois nos dias 13 e 14 de fevereiro. Deixo a laura com a minha irmã e todo o meu tempo vai ser para ele.

Tenta organizar a tua vida de casa até há hora do teu marido chegar a casa. Faz limpezas e arrumações todas durante a semana e deixa o fds só para ele e para o vosso bebe. Tens de lhe dedicar mais tempo. Há muitos homens que sentem ciúmes dos próprios filhos.

Fala com ele e pede-lhe para falar contigo e que te diga o que se passa, o que ele está a sentir.

Juntos vão ultrapassar esta pequena"crise"

Um beijinho grande.

Retrato de elly81
Qui, 14/01/2010 - 16:49
elly81:
Membro desde: 26.04.2009

Obrigada!!
Eu n acho ke ele tenha ciúmes...o problema aqui é que discutimos mt...se o menino chora eu sou a culpada...se vou fazer o biberon demoro tempo demais...qd o menino tem cólicas sou eu que ando enervada e sou culpada...e isto assim é horrível!! Para além disto ele mal olha pa mim...
Eu ando demasiado ocupada com o meu bebé, nem tempo tenho pa invistir na imagem...e acho que isso tb não ajuda...

Retrato de DMRS
Qui, 14/01/2010 - 17:19
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009
elly81 wrote:

Obrigada!!
Eu n acho ke ele tenha ciúmes...o problema aqui é que discutimos mt...se o menino chora eu sou a culpada...se vou fazer o biberon demoro tempo demais...qd o menino tem cólicas sou eu que ando enervada e sou culpada...e isto assim é horrível!! Para além disto ele mal olha pa mim...
Eu ando demasiado ocupada com o meu bebé, nem tempo tenho pa invistir na imagem...e acho que isso tb não ajuda...

é uma fase complicada.
nao sei bem o que se passa para mandar "bitaites" mas depois de ter o meu filho (9 meses agora) eu é que nao me sentia bem comigo, nem com a minha imagem. para alem que estava de tal maneira cansada, exausta que so queria durmir qd tinha um tempo livre (isto durante uns 4 meses).
depois começou a acalmar (ele deixou de ter colicas) e eu deixei de estar a associar relaçoes=filho=exaustao e agora tenho uma libido muito maior do que ate antes de engravidar.
mas sim ele precisou de muita paciencia pk eu para alem de andar com as hormonas aos saltos nao queria que me tocasse. uns beijos mas ai dele se se punha a tentar mexer nalguma coisa..mas isto tudo foi conversado e expliquei-lhe a situaçao.

quem se sentia feia era eu nao era assim que ele me via e explicou-me isso N vezes.

nao sei o que se passa mesmo. se é mesmo ele ou se es tu que te sentes como eu me sentia.. mas acho que nada como a partilha das responsabilidades e das situaçoes.
se das biberao pk nao vai ele faze-lo? se estas cansada e o teu filho (filha?) esta com colicas pk nao lhe faz ele uma massagem? eles tb sao pais. teem direitos e obrigaçoes.
claro que tb precisam de mimos mas isso tu tb precisas e é disso que devem falar (a meu ver claro).

espero que consigas ultrapassar esta situaçao e que fiques bem Smile

Retrato de NSilva
Qui, 14/01/2010 - 20:19
NSilva:
Membro desde: 08.08.2007

Nao é fácil toda essa adaptaçao... tenho uma filha de 20 meses e anda hoje a nossa vida nao é a mesma.. Por varias razoes nos mudamos , cansaço, pre-disposiçao , enfim várias coisas, depiis vem aquela conversa de cobrança e o cliuma ainda fica pior..
Terás de fazer tu um trabalho muito interior e sem duvida dividir mesmo o teu sagrado tempo para voces 3, nao te esqueças de ti tb....
Mas olha ainda estás a um mes do nascimento do teu filho, isso deveria acontecer mais a frente, tens de ter uma conversa com o teu marido e explicar que tu ainda estás por dentro bastante mexida....

beijos
Natacha

Retrato de Christal
Sex, 15/01/2010 - 02:12
Christal:
Membro desde: 18.12.2009

Ja nao é a primeira mulher que oiço dizer que depois do bebe nascer que as coisas mudam..
È talvez um pouco normal, temos de dar mais atencao ao novo elemento da familia.
Tenta falar com o teu marido e lhe dizer como te sentes, e chama ele á atencao para te ajudar com o bebe, ha que partilhar o crescimento do bebe*

Acho que a falra é que a gente se entende*
beijoss

Retrato de elly81
Sex, 15/01/2010 - 08:35
elly81:
Membro desde: 26.04.2009

Obrigada pelas dicas...
O maior problema são os palpites que acabam sempre em discussão...ainda ontem o menino começou a chorar e estava na hora de comer...eu pedi ao meu marido para segurar no menino enquanto eu fazia o leite e ele segurou...mas cm o menino não se calava começou logo a dizer que eu demorava uma eternidade a fazer o leite!! Ora as coisas n são feitas de qq maneira né!!! E o menino pode esperar um bocado!!! E depois nem quer que eu coloque o babete...enfim e lá surge discussão pq eu gosto de fazer as coisas como deve ser.
Qt à líbido...eu desde os 5 meses de gravidez que não posso fazer amor ...1º pk tinha a placenta mt baixa e depois para o fim pk andava em risco de parto prematuro...no finalzinho da gravidez ele dizia que lhe fazia impressão por causa da barriga ...ora o menino nasceu e é claro que eu n podia por andar cansada, com dores e mt stress de adaptação a uma nova vida...mas ultimamente tenho sentido "saudades" lo nem que fosse só um acochego uns beijos e ele n parece nada interessado, nem toca no assunto, deita se na cama e nem se chega a mim...a ver bem as coisas há meio ano que n temos intimidade!! Apesar de andar sempre mt ocupada com o meu filho por vezes penso que ele se calhar até tem outras...e as coisas ainda pioram...
Ontem deixamos o menino com os meu sogros e fomos beber café dp de jantar so nos dois...mas mal havia conversa, parecíamos dois estranhos e eu com isto tudo já nem sei que pensar sobre os meus sentimentos...tanto desinteresse acaba com a chama...

Retrato de ella
Sex, 15/01/2010 - 08:39
ella:
Membro desde: 14.08.2007

Elly81:
Conheço a tua historia do forum das mamas, e tal como as meninas disseram-te lá, a vossa relação já nao era boa antes do bebe nascer, agora simplesmente piorou e o bebe virou o "motivo" das discussões.
Não percebi se o bebe tbm era desejado pelo teu marido. No entanto parece-me que ele esta a encontrar n motivos para te evitar e simplesmente faz-te a vida um inferno.
Se ele acha que demoras a fazer o biberon sugere que ele o faça enquanto acalmas o bebe.
O teu filho é que esta a sentir isso tudo, por isso é uma criança nervosa.
Eu acho que devias tomar uma atitude e ter uma conversa seria com o teu marido e "encosta-lo a parede", se ele pretende ou nao fazer parte das vossas vidas.
Neste momento precisas de tranquilidade senao dás em doida, e nao estar a tentar a todo o custo estar bem com ele.
Eu acho que devias ignorar as "provocações" do teu marido e centrar-te no teu filho e em ti mesma.
Sinceramente acho que estás mais sozinha do que quem nao tem um marido em casa Sad

Força, desculpa a forma como digo as coisas mas acredita desejo que esta situação se resolva e que voces sejam uma familia!

Retrato de ella
Sex, 15/01/2010 - 08:49
ella:
Membro desde: 14.08.2007

Alem disso nao poderás sempre deixar o filho com os sogros para voces estarem bem...
As vezes os maridos dão as esposas como "certas", ou seja como se já nao tivesses outra opção no mundo senao ficar com ele, principalmente quando se tem um filho.

Quanto ao sexo, e ao facto de terem dificuldade na comunicação, isso é normal visto que são coisas que voces a muito tempo já nao fazem.

Conversem sem se chatearem sobre o que vos incomoda, deixa que ele tambem expresse o que o poe nervoso, diz-lhe que precisas da ajuda dele.
Se ele tiver vontade comecem do zero. Acordem com um sorriso, um beijo e simplesmente nao se esqueçam de dizer um ao outro que se amam.
As vezes nao sao preciso palavras, basta um abraço, segurar na mão, uma caricia na face...

Elly81 só nao te sintas culpada querida.
Tudo de vai resolver.

Retrato de elly81
Sex, 15/01/2010 - 10:49
elly81:
Membro desde: 26.04.2009

Oi ella...
Sim a relação sempre foi meio torta...:(
Agora qq coisa implica...ainda hoje de manhã eu levanto-me sempre cedo pk o bebé acorda as 6, 7 da manhã e tenho de sair do quarto pa n ouvir palpites...ou seja ele fica a dormir descansado enquanto eu vou tratar do bebé...depois qd acordou eu estava a lavar a carinha ao meu filho pk ele se tinha sujado mt a beber o leite e o bebé estava a chorar pk n gosta nada que eu faça isso...ele começou logo a dizer "Já chega!!!" ....é tudo assim...se eu faço alguma coisa que desagrada ao bebé e ele o vê a chorar começa logo a criticar-me...e isto enerva me pois n me deixa tratar do meu filho como eu acho que está certo.
Depois sai e anda por lá o dia todo, eu fico aqui sozinha em casa com o bebé e sei bem que tem dias que é complicado...e ele em vez de me apoiar e ajudar só crítica e diz ke trabalha e tem de descansar.:(
Eu tento aguentar as coisas pois n kero separaçoes nem guerras, mas a verdade é que cada vez sou mais nervosa com estas atitudes.
Obrigada por me ouvirem...bjo grande

Retrato de ella
Sex, 15/01/2010 - 11:01
ella:
Membro desde: 14.08.2007

Elly81, qualquer relação por melhor que seja sofre mudanças com a chegada de um filho, não é nada facil.
Tu tens um bebe muito pequeno ainda, e sendo a primeira vez que és mãe é normal que haja um periodo de adaptação para voces.
Ninguem nasce ensinada, a experiencia vai fazer de ti uma boa mãe.

Quanto a vossa relação(pondo o bebe de lado), tem que ver o que realmente não está a correr bem entre voces.
É facil para ele chatear-se e sair de casa, infelizmente tu nao podes fazer o mesmo...(gerir o nosso trabalho é muito mais facil do que uma vida familiar).
Se calhar ele tbm sente-se impotente por não poder fazer melhor do que tu.
Vocês tem mesmo que conversar, sem culpar um ao outro, por mais que custe. Só depois de resolverem esses problemas é que irão conseguir falar de amor.
Não existem relações perfeitas Smile tem mesmo que trabalhar nisso.

bjo e felicidades!

Retrato de Marisa_L
Sex, 15/01/2010 - 11:11
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Eu nao tenho filhos e por enquanto nao estou a planear a maternidade, talvez um dia.
Contudo acredito que a vida de um casal mude muito com a chegada de um filho. Alem da enorme responsabilidade as mudanças no relacionamento sao mais do que evidentes.
Agora uma coisa faz-me confusao na tua historia, se a vossa relaçao nunca foi das melhores porque é que decidiram ter uma criança?
Um filho deve ser desejado pelos dois, cabe á mae o grande "desafio" de gera-lo e po-lo ao mundo, mas tambem cabe ao pai ter paciencia e apoiar a esposa nesta fase complicada.

Retrato de DMRS
Sex, 15/01/2010 - 11:32
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009
elly81 wrote:

Depois sai e anda por lá o dia todo, eu fico aqui sozinha em casa com o bebé e sei bem que tem dias que é complicado...e ele em vez de me apoiar e ajudar só crítica e diz ke trabalha e tem de descansar.:(
Eu tento aguentar as coisas pois n kero separaçoes nem guerras, mas a verdade é que cada vez sou mais nervosa com estas atitudes.
Obrigada por me ouvirem...bjo grande

desculpa meter-me mais uma vez.
acredito que a situaçao seje muito complicada, no entanto, nao acho que "aguentar" com tudo faça bem a ti, a voces ou ao vosso filho.

eu tb fico com o be sozinha em casa, ele passa a semana quase toda fora por motivos profissionais, por isso, sei o quanto custa ter que suportar sozinha com o fardo e a responsabilidade em cima. mas quando ele cá esta ajuda porque eu tb nao lhe dou outra hipotese. somos os dois pais.
se vires que estas mesmo a "rebentar" experimenta , por exemplo, um dia de folga que ele tenha deixas o filho com ele (sais de manha cedo e vais espairecer). para alem de tu descansares a cabeça ele aprende a dar valor ao que tu fazes.

nao te ajuda ouvir constantemente criticas quando o que realmente precisas é de apoio e compreensao.
se ele tem um trabalho de 7 ou 8h tu tens um de 24h/dia e é isso que ele tem que compreender. a exaustao que uma criança, principalmente tao pequenina nos provoca.
nao desistas de ser feliz Kiss

Retrato de elly81
Sex, 15/01/2010 - 11:51
elly81:
Membro desde: 26.04.2009

Eu acho ke ele não compreende o quanto trabalho dá cuidar de um bebé...ainda por cima ele trabalha por conta própria que acaba por ser bem diferente de estar fechado num sítio...
O filho foi mt desejado por ambos, já tinhamos perdido um bebé na anterior gravidez...foi uma felicidade a chegada deste menino...mas n tem sido fácil...o bebé chora...por vezes imenso e ele n tem paciencia nenhuma...
Já tive longas conversas com ele...as coisas até podem mudar por umas horas mas depois volta td ao mesmo...
Enfim ke posso eu fazer...
bjs

Retrato de CorpseBride
Sex, 15/01/2010 - 18:36
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Posso ser tudo menos entendida em filhos e pais, mas... ao longo dos teus posts notei que falaste no TEU filho em vez de no VOSSO filho.

Podes nem te ter dado conta disso, mas quem está de fora às vezes consegue ver mais longe, e... pergunto-me se não terá havido algures um momento em que tenhas dado a entender ao teu marido que o filho é mais teu do que vosso - como poderias ter dado a entender a quem lesse as tuas palavras e não conseguisse ver o todo da situação. Se em casa também tiveres o mesmo costume (o de te referires ao miúdo como 'teu' filho), pode ser possível que o teu marido tenha levado alguma coisa a peito...

Palavras são facilmente distorcidas, e é preciso ter cuidado... Não connosco aqui, mas com o teu marido.

De resto, já foram deixados aqui bons conselhos. Apenas te quis alertar para este pormenor.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de Patricia verissimo
Sáb, 16/01/2010 - 00:43
Patricia verissimo:
Membro desde: 27.07.2007

Se calhar o teu marido não estava "preparado" para ser pai,será?
O comportamento dele demonstra isso...
Tenta partilhar as tarefas em relação ao vosso filho.
Tenta aproximar-te dele como mulher...supreende-o Wink

Boa sorte!! Smile

Retrato de enigma27
Sáb, 16/01/2010 - 02:25
enigma27:
Membro desde: 07.07.2008

venhoo apenas deixar te um beijinho grande e dizer-te para que nunca te esqueças que o mais importante de tudo é o bem estar do teu filhote ...estejas tu cm o teu marido ou nao ... o ruben nasceu para ser feliz cm os pais juntos ou separados, nao lhe faz bem viver num ambiente de tensao ...
Tenta dar um rumo a vossa vida de forma a que sejam felizes, afinal foi para isso que nascemos, para sermos felizes

um beijinho mto grande e apertado, ja sabes que podes contar sempre mas sempre cmg Smile

Retrato de dtandsmps
Qui, 11/02/2010 - 11:01
dtandsmps:
Membro desde: 13.08.2007

Olá querida....
É natural no ínicio ser tudo demasiado complicado... com o meu marido foi quase o mesmo... enquanto tinha os pontos e me doíam ele ajudava em algumas coisas, desde que os tirei começou a achar que eu era a babysiter cá de casa e empregada de limpeza 24h/dia... cheguei a uma altura até me custava respirar com o tormento que estava a viver (compreendes-me, não?) o meu menino tem quase 5 meses e o meu marido ainda é incapaz de lhe mudar uma fralda, dar biberão ou dar banho... são homens...são fases... muda muita coisa com o nascimento de um filho... em relação a momentos mais íntimos, também são mais raros... ele diz andar cansado... talvez seja só mais uma fase que teremos de ultrapassar...
Como uma menina disse aqui faz um esforço pra teres as coisas de casa organizadas, banho dado ao bebé quando ele chegar do trabalho, jantar quase pronto, banho tomado e, quando o teu piolho estiver a dormir porque não conversarem sobre as mudanças que o bebé trouxe à vossa vida? Porque não falarem sobre os vossos medos e ansiedades?
Wink

Umas dicas...
Para não demorares a fazer o biberão faz como eu, compra uma garrafa térmica... aquece a água antes de ele chegar do trabalho e põe um pouco também de água fervida num copo com tampa para arrefecer... chegada a hora de ele querer papar juntas a água quente com fria e são 30 segundos para o leitinho estar pronto... Wink
Para as cólicas com o meu pequenino usei BioGaia... é um pouco carote mas foi a única coisa que resultou quase de imediato!!!

Sê feliz miúda... luta por isso...

*** Vai aonde te leva o coração ***
**** 17.09.2009 * Amo-te Filho ****

Retrato de elly81
Qui, 11/02/2010 - 12:40
elly81:
Membro desde: 26.04.2009

Kiss Joana bigada pela dica...
Felizmente as coisas andam mais compostas Smile apesar de eu continuar a achar que ele devia ajudar me mais em casa e com o bebé.

bjos a todas...

Um beijo especial a minha kida enigma

Retrato de DMRS
Qui, 11/02/2010 - 23:01
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009
LI_MA wrote:

De facto fico estupefacta com estas histórias. Mas o filho não é dos dois.
Tudo bem que quem fica de licença é a mãe e se está em casa os cuidados ao filho acabam por ser fetios na sua maioria por ela, mas quando o marido chega a casa seria de esperar que partilhasse os cuidados, como mudar uma fralda ou dar banho.
Desculpem mas não acho mesmo normal, a vontade do pai cuidar do filho nem sequer deveria ser por obrigação mas por desejo de partilhar estes momentos únicos com o filho!
E não esperem que seja só uma fase pois se nesta altura que deveria ser de descoberta e de experiência eles não o fazem daqui a uns tempos será pior!

desculpem-me mas eu acho que a li_ma tem razao...
o meu homem tem um trabalho complicado e chega ta em casa poucas vezes por semana mas quando chegava, mesmo cansado e o meu filhote andava com as colicas ele tb chegou a passar noites com ele para que eu pudesse durmir entre as mamadas e nao andasse a cair pelos cantos, sempre lhe mudou a fralda, da-lhe banho...alias é das coisas que ele mais quer fazer quando esta em casa: tratar do filho.

eu estou em casa ( e o meu filhote tb esta numa melhor fase) e sim sinto-me na obrigaçao de ter a casa limpa porque eu sou domestica neste momento e o meu homem trabalha fora mas isso tb nao o impede de me ajudar quer em casa quer com o filho...de maneira nenhuma.

primeiro acho que tem a ver com a educaçao que teem dos pais mas depois tb tem que ser "educados" a viver numa casa, em familia....nao somos maes nem empregadas deles...

opinioes claro **

Retrato de Marisa_L
Sex, 12/02/2010 - 10:59
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008
LI_MA wrote:

De facto fico estupefacta com estas histórias. Mas o filho não é dos dois.
Tudo bem que quem fica de licença é a mãe e se está em casa os cuidados ao filho acabam por ser fetios na sua maioria por ela, mas quando o marido chega a casa seria de esperar que partilhasse os cuidados, como mudar uma fralda ou dar banho.
Desculpem mas não acho mesmo normal, a vontade do pai cuidar do filho nem sequer deveria ser por obrigação mas por desejo de partilhar estes momentos únicos com o filho!
E não esperem que seja só uma fase pois se nesta altura que deveria ser de descoberta e de experiência eles não o fazem daqui a uns tempos será pior!

Não podia estar mais de acordo =D> =D>
Eu nao tenho filhos, nao sei quando os vou ter, mas já falei nisso muitas vezes com o meu marido. Um filho é dos dois e tanto o pai como a mae tem deveres perante a crinça.
E nao percebo o porque que uma mae ter um filho e conseguir tratar dele sozinha, pior do que isso é um homem nao cumprir com a sua obrigação

Retrato de LI_MA
Sex, 12/02/2010 - 14:40
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

De facto fico estupefacta com estas histórias. Mas o filho não é dos dois???????
Tudo bem que quem fica de licença é a mãe e se está em casa os cuidados ao filho acabam por ser fetios na sua maioria por ela, mas quando o marido chega a casa seria de esperar que partilhasse os cuidados, como mudar uma fralda ou dar banho.
Desculpem mas não acho mesmo normal, a vontade do pai cuidar do filho nem sequer deveria ser por obrigação mas por desejo de partilhar estes momentos únicos com o filho!
E não esperem que seja só uma fase pois se nesta altura que deveria ser de descoberta e de experiência eles não o fazem daqui a uns tempos será pior!