Recibos Verdes: entidade pagou às finanças o valor de retenção e eu esqueci-me de passar recibo verde | A Nossa Vida

Recibos Verdes: entidade pagou às finanças o valor de retenção e eu esqueci-me de passar recibo verde

Retrato de miguel forza
06.04.2019 | 19:04
miguel forza:
Membro desde: 06.04.2019

Tenho um emprego por conta de outrem e, de vez em quando, faço trabalho como independente para o ministério da Justiça. Depois de prestar o serviço apresento uma nota de honorários onde é mencionada a taxa de retenção de IRS de 25% e a isenção do IVA. O Instituto que faz os pagamentos, processa por transferência bancária o pagamento de honorários com a devida retenção de IRS e, posteriormente, passo a respetivo recibo verde.
No ano passado prestei um serviço cujo pagamento foi efetuado no mês de Janeiro, mas esqueci-me de passar o recibo verde.
Ora, o problema surgiu-me agora quando comecei a preencher a declaração de IRS do ano 2018 e verifiquei que o instituto pagou às Finanças os 25% de IRS que reteve dos meus honorários: consta nos meus rendimentos de categoria B (Regime simplificado) como retenção na fonte o valor de 25% dos honorários.
Agora não sei o que fazer. Basta declarar o valor do rendimento que foi sujeito a retenção na declaração de IRS 2018? Ou será que, para além disso, tenho de passar o recibo verde já com mais de um ano de atraso? Ou será que terei de resolver o problema de outra maneira?


Post