Recepção da licença de aprendizagem (para as aulas de condução) demorada | A Nossa Vida

Recepção da licença de aprendizagem (para as aulas de condução) demorada

Retrato de AngieMorais
01.02.2012 | 19:05
AngieMorais:
Membro desde: 22.04.2009

olá a todos/as!

O meu namorado finalmente decidiu tirar a carta de carro! mas não consegue faze-lo... ora ele já tem o código (pois tem carta de mota) só lhe falta a condução. ele fez a inscrição na escola em outubro... mas não puderam mandar vir a licença de aprendizagem porque havia um erro na morada da carta de condução actual...burocracias... bom teve que ir mudar a morada da carta e acabou por ter que pedir 2ªvia porque tava partida e implicaram (mal se via ele nunca tinha reparado se quer). isto funciona tão bem que ele tratou disso em cascais e a carta veio do IMTT de Beja Confused , demorou cerca de 1mês para na base de dados do IMTT mudarem a morada e a carta chegou-lhe à pouco tempo.
Quando a morada passou a estar certa puderam então pedir a licença... e até hoje ele está à espera...3meses para vir a licença! lá na escola dizem que não sabem o que se passa que ligam pra lá e que a resposta é que ainda não está pronta.
A questão é: o que aconselham fazer? onde é que ele se pode queixar? directamente ao IMTT? se fosse eu, na escola já tinham levado comigo mas ele diz que a culpa não é da escola, e sim, ele até tem razão...
ele sente-se extremamente frustrado porque o tempo todo que passou ele já podia ter a carta na mão! é estranho conheço gente que se foi inscrEver na escola depois dele e já tem licença...

Ai ai ai....


Retrato de Mily
Qua, 01/02/2012 - 19:20
Mily:
Membro desde: 22.08.2008

Essas coisas, normalmente são rápidas, eu fui tirar a carta há 3 anos e a licença demorou 2 semanas...

No entanto, vi hoje uma notícia que há erro no sistema do IMTT e as emissões de carta estão muito atrasadas, não sei se poderá estar relacionado, mas informa-te no IMTT...

Afilhada da Rainha Sparkly!

Retrato de AngieMorais
Qua, 01/02/2012 - 19:26
AngieMorais:
Membro desde: 22.04.2009

Pois não sabia.... no entanto tenho um amigo que já foi inscrever-se depois do meu namorado e em 2 semanas também tinha a licença... por isso não sei se estará relacionado com isso... pois eu também acho que ele devia informar-se junto do IMTT, mas uma das instrutoras (que é amiga dele) disse que achava que não valia muito a pena porque isso têm feito elas na escola...
É pa mas mm que não valha a pena se ele não se mexe pior Worried

Retrato de Mily
Qua, 01/02/2012 - 19:32
Mily:
Membro desde: 22.08.2008

Pois nesse caso, passa-se alguma coisa, poderá ter havido algum extravio da licença...

Até podia ser relativo à mudança de morada, mas não tem lógica porque a licença vai para a escola de condução...

Afilhada da Rainha Sparkly!

Retrato de Maria Radiante
Qua, 01/02/2012 - 19:40
Maria Radiante:
Membro desde: 08.08.2009

só a título de exemplo: fui mudar a morada da minha carta em maio de 2011 e ainda não a recebi.

Retrato de ZetaJones
Qui, 02/02/2012 - 09:48
ZetaJones:
Membro desde: 06.10.2011

trabalho na area e só o facto da escola ligar para o IMTT me faz bastante confusão, estas coisas são tratadas no balcão com a funcionaria a pesquisar sobre o assunto no sistema informatico, estas coisas não saõ de forma alguma tratadas por telefone, só aqui já está uma falha grave!
Quanto á licença já era de estar mais que emitida mesmo havendo algum problema, porque desde de outubro já lá vão 3 meses!
Terão que fazer pressão na escola porque são eles que têm de resolver o problema, então não são eles que estão a receber??

Retrato de Konigvs
Qui, 02/02/2012 - 10:05
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Nem percebo, para que é precisa de uma licença? Então se ele tem carta de mota não bastava inscrever-se na escola só para fazer a condução de carro? Licença de quê?

Seria o mesmo que eu tendo carta de carro pretender tirar agora a carta de mota. Bastava inscrever-me para ter aulas de condução de mota e ir a exame.

Ou há incompetência na escola de condução, ou então alguém está a querer complicar o que é simples lá no organismo publico responsável.

Retrato de ZetaJones
Qui, 02/02/2012 - 10:27
ZetaJones:
Membro desde: 06.10.2011

a licença é obrigatória, e é emitida pelo IMTT, para que o aluno possa frequentar aulas de código, condução e fazer exame dos mesmos, é sbstituída pela carta de condução quando o instruendo fica aprovado em exame de condução, não poderá o aluno frequentar aulas ou fazer exames sem essa licença, e tem lógica que assim o seja, o instruendo é edentificado atravez do numero da licença nos serviços do IMTT.

Retrato de Mily
Qui, 02/02/2012 - 12:47
Mily:
Membro desde: 22.08.2008

Sim é obrihatório, tanto que não podes assinar/marcar aulas enquanto não tiveres a licença, a licença tem validade de dois anos e é nela que são registadas a aprovação ao código e à condução, quando és aprovado à condução não precisas de ir ao IMTT pedir a guia e utilizas a licença em substituição da carta até esta chegar, mas nunca por mais de um mês sem renovação...

Afilhada da Rainha Sparkly!

Retrato de AngieMorais
Qui, 02/02/2012 - 14:32
AngieMorais:
Membro desde: 22.04.2009

obrigada pelos comentários!

Caramba eu não sei que raio se passa.... e ele ai vai na conversa delas do "a culpa não é nossa, também estamos à espera...". No outro dia disse-lhe: "desculpa mas isto não é assim, tu estás a pagar um serviço ele só tem que ser prestado e bem! não és tu que tens que andar 'oh tio oh tio' ao IMTT, tens é que apertar com elas!!! pa se não se resolve pede o teu dinheirinho de volta e vai a outro lado!"
O problema inicial da morada era o código postal que estava errado no IMTT e que dps quando fosse para enviar a nova carta (quando ele passa-se o exame de condução) tava errada então antes de tudo ele teve que alterar a morada. era qualquer coisa assim...

Pois ZetaJones concordo.... acho isto muito estranho... mas caso demorem na escola, ele poderá ir junto do IMTT? (sim porque não acredito que ele mude de escola...)

obrigada mais uma vez Smile

Retrato de ZetaJones
Qui, 02/02/2012 - 14:49
ZetaJones:
Membro desde: 06.10.2011

nesse caso penso que não pois é um serviço prestado do IMTT à escola não um serviço a nivel particular, portanto só a entidade (escola de condução) poderá proceder a reclamações, pois a licença é emitida com alvará da escola de condução apesar de constar os dados do instuendo, é á escola que ela é emitida, alias só a escola a pode dar para as mãos do aluno, ele não pode ir ao Imtt e pedir para lha darem!
A escola neste caso é que tem que precionar os serviços do Imtt para saber o que se passa para poder proceder a alguma anomalia que possa existir no processa de emissão da LA, só ainda não percebi porque ainda não o fez, isto sim é que é estranho!
Agora no IMTT já nada me espanta...

Retrato de AngieMorais
Qui, 02/02/2012 - 14:58
AngieMorais:
Membro desde: 22.04.2009

pois claro, tem toda a lógica Hypnotized lol...
falei com ele agora; ele sai agora do trabalho e vai passar na escola.
finalmente deu-me ouvidos lol e vai apertar com elas. dps dou notícias.
Hug

Retrato de AngieMorais
Qui, 02/02/2012 - 22:48
AngieMorais:
Membro desde: 22.04.2009

Bom, ja tnh notícias...
não sei é se vou conseguir explicar ... ora ele foi hoje à escola e o processo dele e de outros alunos voltou ontem para trás... segundo o que eu percebi quem teve algum problema com as moradas e a alterou o IMTT aqui em Lisboa como tem muito trabalho manda para outros IMTT's. ele foi Beja. pelo que percebi o IMTT de Beja e o de cá não trocavam dados e em lisboa era como se não tivesses alterado a morada. e a carta nunca deveria ter vindo directamente de beja pras maos dele, teria que passar pelo IMTT de cá. pa não percebi mto bem :S... a escola neste entretanto já fez 3 queixas ao IMTT e foram arquivadas (?). ele diz que lhe mostraram e tudo. bom supostamente agora que ta tudo regularizado pedem a LP e vem normalmente, como já deveria ter vindo....

Retrato de ZetaJones
Sex, 03/02/2012 - 09:50
ZetaJones:
Membro desde: 06.10.2011

o que já disse do IMTT ja nada me espanta, aquilo é bota pra la que se faz tarde, o do Porto é a mesma coisa

Retrato de AngieMorais
Sex, 03/02/2012 - 13:27
AngieMorais:
Membro desde: 22.04.2009

Caramba...
esperemos que seja desta Wink

Post