Receitas saudáveis...preciso de fazer uma dieta!! | A Nossa Vida

Receitas saudáveis...preciso de fazer uma dieta!!

Retrato de Cabimar
28.01.2010 | 14:34
Cabimar:
Membro desde: 30.07.2009

Crying Bem, uma das minhas resoluções para 2010 foi começar a ganhar bons hábitos alimentares porque não é de todo o caso... Ele é molhos, ele é natas, ele é doces...enfim, não pode ser!
Decidi aliar o exercício físico a uma alimentação mais saudável...
Conhecem receitas que me possam ajudar? Como fazem voçês?

Beijocas Kiss


Retrato de Anitacardoso
Qui, 28/01/2010 - 15:56
Anitacardoso:
Membro desde: 25.10.2008

Olá Cabimar...

Eu n faço dieta para emagrecer mas tenho cuidado na alimentação pois tenho o colesterol elevado.

Os molhos não fazem mal se forem saudáveis...por exemplo, no outro dia grelhei umas febras bem fininhas temperadas com caril e alho e louro, sobraram algumas e guardei. Ontem peguei numa frigideira antiaderente e pus um fio de azeite e muitos cogumelos, tapei e deixei a estufar muito lentamente, os cog deitam imenso liquido, juntei as frebras cortadas as tirinhas um tomate aos bocadinhos e deixei estufar mais um pouco. Ficou uma comida super saborosa e com molho...bem saudável. Acompanhei com salada...

Acho que é uma questão de evitares mesmo doces, fritos e coisas mais gordas como natas, queijo...podes tb substituir o leite normal por leite de soja Wink

Espero ter ajudado.

Bj*

Retrato de gisaafp
Qui, 28/01/2010 - 16:02
gisaafp:
Membro desde: 17.06.2008

Um dos hábitos que tenho tentado adquirir é o de comer sopinha quase todas as refeições e comer mais devagar Smile
Também como salada em quase todas as refeições. Tempero-a com molho de soja, vinagre balsâmico e azeite. Agora ando a ver se compro miso para substituir o sal, mas por enquanto procuro usar molho de soja.
Em relação a refeições saudáveis. Conheço várias... Uma muitooooo saborosa é a de beringela recheada com soja. Por acaso nunca cheguei a ver as quantidades que uso, por isso nunca coloquei no meu blog.
No blog também tens a receita de batatas fritas no forno que é divinal e só leva um fio de azeite. Tens também massa com vegetais e natas (as natas podem sair que fica na mesma bom, bifinhos de seitan (não tem tanto colesterol como a carne). Mais vale veres no link: http://paladar-verde.blogspot.com/search/label/Pratos%20Principais
Em relação às natas, podes substituir por natas de soja que são mais saudáveis.

http://ecobaby-pt.webnode.pt/
Para eco famílias

Retrato de lih
Sex, 29/01/2010 - 03:38
lih:
Membro desde: 15.01.2010

Já ouviste falar na dieta nota 10 ou dieta das notas? Não sei com que rapidez queres emagrecer mas com esta dieta no primeiro mes podes perder ate 1,5kg por semana. Nao e muito mas aqui a questao e que podes comer TUDO o que te apetecer, nao precisas de virar "grilo". Mediante a tua altura é-te atribuido um determinado numero de notas que podes consumir por dia. Cada alimento tem uma nota e tu vais sumando o que vais comendo durante o dia e no final nao pode ultrapassar as notas que tens disponoveis. Se contares direitinho e nao passares as notas, perdes peso.. Eu comecei na 2ª feira(18.01.2010) com 65,7kg e 1,58m e hoje tou com 63,5kg.. nao e muito, mas e muito melhor emagreceres a comer o que gostas, do que emagreceres mt rapido a comeres folhas só e dpois, como ninguem resiste a isso pa sempre, engordares tudo de novo. mas pesquisa na net que vais encontrar as tabelas das notas dos alimentos e as notas que vais poder utilizar durante o dia mediante a tua altura.
É só uma opinião, comigo ta a dar certo, e pretendo ate ao dia dos namorados pelo menos estar com 60kg. vamos ver se consigo, depois eu informo;^)
beijo

Retrato de Delicia do Mar
Sex, 29/01/2010 - 11:56
Delicia do Mar:
Membro desde: 30.01.2007
gisaafp wrote:

Agora ando a ver se compro miso para substituir o sal, mas por enquanto procuro usar molho de soja.

olá!

não sbia que o miso podia substituir o sal...

>:D<

Retrato de FisioLucy
Sex, 29/01/2010 - 12:04
FisioLucy:
Membro desde: 04.11.2009

Cara Cabimar, li o teu post e como profissional de saúde que sou senti-me na obrigação de te alertar para os riscos desse tipo de comportamento alimentar, esperando que não me leves a mal...

Em relação à perda de peso, essa pode ocorrer por vários motivos: perda de massa muscular, perda de massa óssea e perda de massa adiposa.

Quando nos limitamos a refeições características vegetarianas, faltam-nos PROTEÍNAS! As carnes, o leite e produtos derivados e os ovos são ESSENCIAIS. Quando não se ingerem as quantidades suficientes, perde-se peso, porque se perde massa muscular e densidade óssea. A BALANÇA diz que ESTÁS MAIS MAGRA? NÃO! Diz que estás mais leve...

Quando não ingerimos hidratos de carbono (pão, batatas, massa...), é à custa de perda de massa musucular que ficamos mais leves. NÃO FICAMOS MAIS MAGRAS!

Conclusão: se querem emagrecer, ou melhor, perder MASSA GORDA (não imagino ninguém que queira perder músuculo ou perder densidade óssea para ficar mais leve...), evitem (evitar não é abulir!) as gorduras. Sim, um bom azeite deve continuar a entrar na nossa alimentação. A gordura deste tipo é essencial para protecção do organismo.

Já me alonguei muito, mas peço-vos que se INFORMEM e não basta fazer as dietas que são divulgadas na Internet: como conseguiremos pôr a nossa saúde em risco, com tal confiança, sem nos aconselharmos com QUEM SABE!

Um beijinho para todas

Retrato de Delicia do Mar
Sex, 29/01/2010 - 12:05
Delicia do Mar:
Membro desde: 30.01.2007
lih wrote:

Eu comecei na 2ª feira(18.01.2010) com 65,7kg e 1,58m e hoje tou com 63,5kg.. nao e muito, mas e muito melhor emagreceres a comer o que gostas, do que emagreceres mt rapido a comeres folhas só e dpois

olá!

em 11 dias emagreceste 2,2Kgb e não achas muito? poça! isso é muitíssimo! acho eu Confused

felicidades!

>:D<

Retrato de Pepa
Sex, 29/01/2010 - 12:44
Pepa:
Membro desde: 27.12.2007

2.20 kg em 11 dias não me parece pouco...pelo contrario!!
Fala lá então dessa dieta, como é o teu menu diário?? Smile

*** Pepa

Retrato de Rhita
Sex, 29/01/2010 - 13:17
Rhita:
Membro desde: 26.01.2010

Com dietas malucas não vais a lado nenhum. O exercicio fisico é umas das condições basicas. Tenta fazer uma alimentação equilibrada, evita longos periodos sem comer, bebe muita agua, (o que eu não faço) eu comecei a fazer mais sopas, não sei se ajuda, mas cozinho tudo com azeite, faço muitas saladas,cozo legumes que adoro, grelhados, arroz branco,nada de muito especial mas tornou-se habito e lá em casa somos +- elegantes.
Mas uma vez ou outra um docinho também vai faz falta!
Laughing

Retrato de lih
Sex, 29/01/2010 - 15:56
lih:
Membro desde: 15.01.2010

Dieta mais semples e impossivel.. Eu tenho 1,58m por isso posso consumir 450notas. Até se pode consumir batatas fritas, ou seja, neste dieta nao vais perder musculo porque podes e deves consumir pao, batata, arroz e massa.. A unica diferença para a alimentaçao normal sao as quantidades.. Claro que apesar de poderes comer tudo, nao te vais por a comer batatas fritas todos os dias se tens colesterol, e mesmo que nao tenhas Wink Como em n sei ainda enviar ficheiros por aqui Worried eu vou-vos por um link de um site que vos pode esclarecer todas as duvidas,ok? ;^) sim, voces tem razao.. 2kg já é alguma coisa, mas se voces estao habituadas aquelas dietas que emagreces montes d quilos numa semana esqueçam.. isto e uma reeducação alimentar.. quando eu chegar ao meu peso ideal, tenho um acrescimo de 40% das minhas notas para manter o peso desejado. ou seja, no meu caso sao 630 notas. Ah, e se fizerem exercicio durante a dieta pelo mmenos 3 X por semana têm uma acrescimo de 50 notas diarias, tanto agora na epoca de perder pedo como na manutençao.. Esta dieta é uma dieta que "vem" do brasil, e a dieta que a carolina dieckmann fez para perder os 30 kgs que engordou quando teve o ultimo filho..
bom, aqui vai o site..

http://estamosdedieta.spaces.live.com/blog/cns!310FA5C5F2225CEF!151.entry

bom proveito e força de vontade
beijooo

Retrato de gisaafp
Sex, 29/01/2010 - 16:04
gisaafp:
Membro desde: 17.06.2008

Concordo que terá de ter algum cuidado com a alimentação, mas não me parece que tirar as natas e molhos seja preocupante. Muito menos me parece que a resposta dela levava a crer que iria seguir uma dieta radical.
Foi proposta uma dieta radical que permite perder 1,5kg por semana, isso sim é perigoso.

Quanto à dieta vegetariana, como profissional de saúde decerto saberás que as proteínas não existem só no reino animal.
Quanto aos ovos, leite e carne serem essenciais, penso que isso é discutível. Sei de vários médicos que sentem algum receio quando as pessoas são vegetarianas, mas felizmente a formação dos que estão no ramo alimentar também já começa a abordar estas dietas para que os utentes sejam devidamente informados.

http://ecobaby-pt.webnode.pt/
Para eco famílias

Retrato de gisaafp
Sex, 29/01/2010 - 16:10
gisaafp:
Membro desde: 17.06.2008

Pelo que percebo essa dieta tem em consideração as calorias de cada alimento e converte-os em pontos. Para emagreceres deves consumir xkg no máximo por dia (x varia com o peso e o estilo de vida de cada um).
Parece-me que perder 1.5kg numa semana é muito e dietas tão repentinas nunca poderão ser saudáveis.
O melhor é optar sempre por dietas mais saudáveis e exercício físico. Tudo o resto, faz-me alguma confusão.

http://ecobaby-pt.webnode.pt/
Para eco famílias

Retrato de Anitacardoso
Sex, 29/01/2010 - 16:48
Anitacardoso:
Membro desde: 25.10.2008
lih wrote:

Dieta mais semples e impossivel.. Eu tenho 1,58m por isso posso consumir 450notas. Até se pode consumir batatas fritas, ou seja, neste dieta nao vais perder musculo porque podes e deves consumir pao, batata, arroz e massa.. A unica diferença para a alimentaçao normal sao as quantidades.. Claro que apesar de poderes comer tudo, nao te vais por a comer batatas fritas todos os dias se tens colesterol, e mesmo que nao tenhas Wink Como em n sei ainda enviar ficheiros por aqui Worried eu vou-vos por um link de um site que vos pode esclarecer todas as duvidas,ok? ;^) sim, voces tem razao.. 2kg já é alguma coisa, mas se voces estao habituadas aquelas dietas que emagreces montes d quilos numa semana esqueçam.. isto e uma reeducação alimentar.. quando eu chegar ao meu peso ideal, tenho um acrescimo de 40% das minhas notas para manter o peso desejado. ou seja, no meu caso sao 630 notas. Ah, e se fizerem exercicio durante a dieta pelo mmenos 3 X por semana têm uma acrescimo de 50 notas diarias, tanto agora na epoca de perder pedo como na manutençao.. Esta dieta é uma dieta que "vem" do brasil, e a dieta que a carolina dieckmann fez para perder os 30 kgs que engordou quando teve o ultimo filho..
bom, aqui vai o site..

http://estamosdedieta.spaces.live.com/blog/cns!310FA5C5F2225CEF!151.entry

bom proveito e força de vontade
beijooo

Acho 2kg numa semana muitíssimo e nada saudável! Worried

Eu fui ver o site que deixaste e fui fazer o cálculo do meu peso ideal, ora segundo o que lá está eu tenho 10k a menos!!! Surprise Surprise

As coisas não são assim tão lineares quanto o que lá está escrito...

Para mim basta uma alimentação saudável, não precisas de te tornar vegetariana nem de fazer dietas malucas...apenas "corta" ou consome menos os alimentos mais "problemáticos". Nada melhor que consultares o teu médico de família e ires a um nutricionista...

Bjs

Retrato de lih
Sex, 29/01/2010 - 16:55
lih:
Membro desde: 15.01.2010

Quanto é que perdes numa semana se fores ao nutricionista? 1 kg? nao e uma grande diferença, agora a diferença ta em que eu dantes enchia o prato de arroz ou massa e agoro como 4 colheres. eu dantes comia de forma errada e agora nao. a mim sempre me metia cconfusao dizerem-me "tens que comer menos de cada vez e de tudo" e eu:ok, mas em que quantidades?? esta dieta veio -me ensinar em que quantidades posso comer, e acredita que se me limita-se de comer o que quer que fosse comigo nao dava.. muito menos comer pouco.. agora em vez de comer o prato de massa como 4 colheres com acompanhamento e fruta por exemplo.. se eu como de tudo, se como nas proporçoes correctas de que forma pode ser perigoso? como carne arroz peixe frango massa, tudo.. como um pouco de tudo como me diziam para fazer desde peqenina.

Relativamente as calorias, e mesmo como disseste.. eu tenho 450 notas diarias que correspondem a 900 calorias.. 1 nota sao 2 calorias, por isso meninas, se nao encontrarem na tabela as notas de cada alimento, basta divivir as calorias por 2.. ou simplesmente em vez de fazerem dieta da nota, fazem "dieta da caloria"

Isto tambem nos ajuda a pensar.. se eu quero comer imagina um quadradinho de chocolate que tem 40 notas, se clahar mais vale guardar as notas para um iogurte ou peça e meia de fruta que tem alimenta mais.. Esta dieta resulta tambem em, sem que nos nos apercebermos, começarmos a ter escolhas mais saudaveis na nossa aliemtaçao porque so podems comer aquelas notas, e se as gastamos com coisas "futeis".. Claro que se sobrarem 40 notas no fim do dia porque nao comer de X em qd um quadradinho,ne? assim, nao ha hipotese de deixarmos a dieta porque e muito restritiva.. lembrem-se, comer de tudo, mas moderadamente.

beijoo

Retrato de lih
Sex, 29/01/2010 - 17:10
lih:
Membro desde: 15.01.2010

optimo, se achas que tas com o teu peso ideal, optimo mesmo.. Mas se repares em parte alguma do site diz que nao devemos comer certos alimentos.. Nunca na minha vida me tornaria vegetariana porque adoro comer de tudo.. Sinceramente nao consigo perceber porque e que 2kgs em 11 dias e muito..

"Para mim basta uma alimentação saudável, não precisas de te tornar vegetariana nem de fazer dietas malucas...apenas "corta" ou consome menos os alimentos mais "problemáticos". Nada melhor que consultares o teu médico de família e ires a um nutricionista..."

nesta dieta em consumo menos quantidade mas consumo todos os aliementos.. eu ja fui a um nutricionista, mas eu nao consigo comer de 3 em 3 horas como me mandavam,porque infelizmente nao tenho um trabalhinho santo, trabalho em shopping e comer 3 paes ou 4 por dia como me mandavam para mim nao e logico.. aqui como de tudo, emagreço e perdi 1,5 % de massa gorda(nao perdi musculo, perdi massa gorda;) ), disseram-me ontem no ginasio, ja agora passo a publicidade, VIVAFIT.

Ah, e quanto ao peso ideal, ha coisa de 2 anos, andava num ginasio a beira da camara de gaia no edificio de ouro (ja n m lembro do nome)em que me fizeram a avaiação e ja na altura me disseram que o meu peso ideal era 52,5kg para a minha estatura(fazendo as contas que o site manda é esse o meu peso ideal), portanto anita, se calhar e melhor ires falar com alguem que perceba realmente disso que te diga qual e o teu peso ideal.. as tantas inda tas mesmo com peso a menos beijo

Retrato de Edy
Sáb, 30/01/2010 - 13:42
Edy:
Membro desde: 09.02.2008

Olá

Em primeiro lugar, não é a mesma coisa emagrecer 2 kg quando se está bastante acima do peso normal ou emagracer 2 kg quando temos apenas 2 kg para emagrecer. É bem mais fácil emagrecer muito em menos tempo quando se tem um peso muito elevado.

Depois... essa dieta dos pontos é (penso eu) basicamente a mesma coisa que sabermos o nº máximo de calorias que devemos consumir por dia, e irmos contando de modo a não ultrapassarmos. Eu faço isso, por exemplo.
Mas, depois de ver o valor referido (900 calorias??), eu acho que é mesmo muito pouco, ou seja, um exagero. lih, acho que no mínimo deves consumir umas 1200 calorias por dia, para que o teu metabolismo funcione direito e para que não fiques fraca.

Retrato de lih
Sáb, 30/01/2010 - 18:48
lih:
Membro desde: 15.01.2010

oi..

sim, eu com 1,58 devia de pesar pelo menos 53kgs e tou com 63kgs..10kgs acima do meu peso "ideal". sim, 900 calorias é pouco mas tendo em conta que por dia gastamos, em media 1200 calorias, se comermos 1200 calorias nao emagrecemos, mas tambem e verdade que nao engordamos.. quando eu atingir o meu peso ideal vou ter de manter uma "dieta" ou manutençao de 630 notas, 1260 calorias para nem engordar nem emagrecer, percebes?por isso e que acho que 900 calorias sera o indicado para quem quer emagrecer, mas isto com a minha altura, porque quem mede de 1,60 a 1,70 tem 500 notas 1000 calorias, e quem mede mais tem 550 a 600 notas.. depende da altura..
mas mesmo com poucas calorias para comer, eu num almoço gasto no maximo 180 notas.. 4 colheres arroz 70notas, carne,peixe 50 notas(se for frito e o dobro)alface que eu adoro nao conta notas mas 1 colher de azeite conta 25 notas..mais a fruta 25 notas =170 notas.. inda me sobram 280 notas, o jantar e igual + 170 =340 e tenho 100 notas para o lanche, porque eu nunca como pequno almoço, prefiro dormir ;)so qd vou trabalhar de manha e que como.. isto tudo claro sem contar com a minhas 50 notas diarias a mais por fazer pelo menos 3 vezes exercicio na semana.. eu acho esta dieta ate bastante equilibrada, serio..e sabes que em relaçao ao bem estar, ate me sinto com muito mais energia, por nao comer tantas porcarias porque prefiro guardar notas para poder comer mais um bocadito do que comer fritos e depois quase que nao poder comer mais nada se nao quiser ultrapassar as notas, não e que eu as vezes nao as coma Wink mas e raro..
beijo e bom fim de semanaaaa

Retrato de Edy
Sáb, 30/01/2010 - 19:29
Edy:
Membro desde: 09.02.2008

Olá lih

Eu percebo o que dizes, mas a questão é que meço o mesmo que tu e uma nutricionista disse-me que, para manter o peso, devo consumir 1800 calorias por dia. E disse-me também que basta baixar para 1400 calorias por dia que emagreço. E eu peso 55 kg.
Continuo a achar que 900 calorias é muito pouco...

beijo e bom fds pra ti tb Smile

Retrato de gisaafp
Dom, 31/01/2010 - 22:10
gisaafp:
Membro desde: 17.06.2008

Fiquei sem net e não deu para responder antes.
Há uns anos ensinei os alunos a calcularem as calorias diárias que devem comer para manter o peso. Não encontrei a ficha que dei na altura, mas encontrei esta calculadora na net que dá o mesmo resultado:
http://www.roche.pt/emagrecer/calculadoras/ncd.cfm
Lih, se a testares vais ver que 900Kcal é mesmo muito pouco. Deve ser menos de metade do que deverias consumir por dia para mater o peso.

http://ecobaby-pt.webnode.pt/
Para eco famílias

Retrato de lih
Seg, 01/02/2010 - 01:02
lih:
Membro desde: 15.01.2010

boa noite meninas..
bom, agora que consultei o site, realmente vi que, atraves dos dados apresentados, estou realmente a comer bem 488 calorias do que devia, e sim, é uma grande diferença.. Worried mas a verdade é que eu nao noto muito na minha alimentaçao..nem acho que seja muito restritiva, mas tenho que prestar mais atençao a estas coisas porque realemente eu nao quero emagrecer agora e tar bem agora e daqui a alguns tempos estar com uma insuficiencia qualquer por causa da dieta.. muito obrigada pela chamada de atençao e vou prestar mais atençao as calorias, consumir um pouco mais e mesmo nao emagrecendo tao rapido, emagreço pelo menos com saude que e o mais importante.. Muito obrigada a todas e um beijo..

Boa semaninha de trabalho Sad

Retrato de Anitacardoso
Seg, 01/02/2010 - 10:18
Anitacardoso:
Membro desde: 25.10.2008
gisaafp wrote:

Fiquei sem net e não deu para responder antes.
Há uns anos ensinei os alunos a calcularem as calorias diárias que devem comer para manter o peso. Não encontrei a ficha que dei na altura, mas encontrei esta calculadora na net que dá o mesmo resultado:
http://www.roche.pt/emagrecer/calculadoras/ncd.cfm
Lih, se a testares vais ver que 900Kcal é mesmo muito pouco. Deve ser menos de metade do que deverias consumir por dia para mater o peso.

Exacto...por este calculador estou com o peso ideal IMC-20.

lih...a parte que tinha escrito de não ser necessário uma pessoa tornar-se vegetariana não era para ti pois nunca o tinhas dito Wink

Também eu ando num ginásio e sou seguida, como todos os que lá andam, pelo nutricionista "de serviço" e ele sempre me disse que o peso estava o ideal e que com o exercício que eu faço (body step e natação) tenho que ingerir à volta de 1900Kcal senão emagreço demais...

Mas cada caso é um caso e nós só termos de ter cuidado e tratar bem o nosso corpo.