O que fazer numa situação destas? | A Nossa Vida

O que fazer numa situação destas?

Retrato de um_anonimo
22.08.2018 | 03:34
um_anonimo:
Membro desde: 22.08.2018

Olá a todos/as

Venho aqui pedir-vos ajuda, se for possível.

Eu e a minha namorada estamos a viver juntos há 2 anos e meio, tivemos que vir viver juntos porque íamos ter um filho, e até aí tudo bem... o que se passa é que desde sempre que ela não larga da mãe e nem a mãe dela, como por exemplo:

- a mãe dela está constantemente a enviar-lhe mensagens, e se ela demora 5 minutos ou menos a responder, ela manda logo outra a perguntar porque não responde, ou então as vezes liga para o telefone de casa ou para o meu telemóvel a perguntar por ela, que não responde a mensagem que enviou...

- de vez em quando eu pergunto-lhe se ela quer ir dar uma volta, e vamos (nos dois e o nosso filho), e quando dou conta está a mãe dela a ligar-lhe ou a enviar-lhe mensagens a perguntar onde ela está, porque quer ver o neto, e depois se a minha namorada diz que vamos dar uma volta , parece que é o fim do mundo, porque se fica um dia sem ver o neto, já não sabe o que fazer da vida.

- as vezes estão uma parte da tarde juntas, a falarem de tudo e mais alguma coisa, e pois a noite ao jantar o que se tem passado é não haver quase conversa, porque imaginem...está a falar com a mãe por mensagens... e eu nessas alturas se falar até uma parede me dá mais ouvidos...

- todos os dias a mãe dela pergunta-lhe se ela vai passear o menino, porque quer vê-lo (a mãe dela mora perto de nós), e se por acaso a resposta for negativa, ela pergunta se pode cá vir a casa vê-lo...e 90% das vezes ao entrar em casa, sou eu que abro a porta, mas é como se eu fosse invisível, pois ela nem é capaz de dizer um simples "olá", vai logo a correr para o neto e é como se a casa fosse dela.

- muitas das vezes as crianças portam-se mal, e é dever dos pais tentarem mostrar o que é errado e o certo. Pois quando eu tento educar o meu filho na presença dela, ela diz para o deixar, para não o fazer chorar, que depois fica irritado. Tipo, eu sou o pai, se eu estou a tentar educa-lo porque é que ela tem que se meter? Passa a vida respeitar-me. Tanto ela como a minha namorada. Por exemplo, quase todas as semanas dao-lhe brinquedos, se ele tiver com a minha sogra e pedir-lhe algo ela dá-lhe. E eu já disse várias vezes, para não estarem constantemente a darem brinquedos porque depois fica mal habituado, e continuam a ignorar-me, e ainda tem a lata de me dizer "oh deixa la aí!". Mas o pior é que a minha namorada também está a ficar igual,e não me dá ouvidos a nada em relação ao nosso filho. Até que chega a um ponto que eu desisto e calo-me porque fico cansado de ser totalmente ignorada, de não me respeitarem como pai.

Eu já não sei o que fazer, as refeições têm sido ela no telemóvel a falar com mãe (como se não se vissem praticamente todos os dias), eu não sou respeitado como pai, ninguém me dá ouvidos, e eu sinto-me sozinho nisto. Os meus pais por exemplo, não são nada assim. Não me controlam, a saber onde ando, onde vou, com quem fui, o que fiz, etc...

houve uma altura, que todos, mas todos os dias quando saiamos de casa para passear ela tinha que parar a porta de casa dos pais dela, para a mae dela também ir connosco! E eu perguntei-lhe quando é que poderíamos ir um dia eu, ela e o nosso filho, apenas passear, juntos, só nós. E ela respondeu-me " Não sei"! E depois ainda se acham com razão quando eu fico chateado. Já não sei mesmo o que fazer...ela já não é uma criança. ja esta perto dos 30, não precisa de estar sempre agarrada a mãe e eu não tenho que andar sempre a levar com a sombra dela. Eu nem na minha casa consigo estar a vontade, porque quando ela lá vai ela acha que manda.

O que vocês me dizem desta situação? Já alguém passou por algo semelhante?


Retrato de Tony Chopper
Qua, 22/08/2018 - 09:20
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Não te impuseste como homem na altura certa e deixaste andar, agora estás fdido! Devias ter metido a velha no lugar dela no início da relação...

Retrato de Ana M. Mar
Qua, 22/08/2018 - 12:58
Ana M. Mar:
Membro desde: 03.06.2016

Credo! Mas a mãe dela não tem mais nada para fazer?
Acho que deves ter uma conversa com a tua namorada e explicar-lhe o quanto essa dependência da mãe está a desgastar a vossa relação. A solução não passa por cortar laços, mas se calhar não precisam de estar a falar a cada minuto nem de ela aparecer de surpresa quando quer em vossa casa. Porém é melhor falares com ela calmamente e tentar fazer com que entenda o teu ponto de vista, senão corres o risco de ser o mau da fita.
E já que ela é tão dependente do neto, aproveita e deixa-o com ela e tira umas férias com a tua namorada!

Retrato de madame SS
Qui, 23/08/2018 - 18:22
madame SS:
Membro desde: 14.09.2017

assim é complicado para ti. Acho que primeiro do que tudo deves falar com a tua mulher e explicar exatamente o que sentes em relação á situação da tua sogra, porque só a tua mulher é que pode por um travão nessa situação, isso assim não é casamento a dois mas a três!
Nunca te vais ver livre dessa situação enquanto não te impores! Se não mudar com conversa acho que deves mesmo repensar se é isso que queres para a tua vida.
Boa sorte.

A vida não é complicada, nós que a complicamos, com falta de fé e amigos, deixando nos acorrentar em coisas que nos fazem deixar de acreditar que somos melhores, e nascemos para resistir e não desistir.
Amilton Honório Apolonio