O que fazer? nunca me aconteceu... | A Nossa Vida

O que fazer? nunca me aconteceu...

Retrato de Patricia_Viseu
08.08.2013 | 11:30
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Olá, Finalmente recebemos o nosso novo membro da família. Tínhamos pensado em comprar um gato de raça mas como o dinheiro não nasce nas arvores decidimos que com tantos animais a precisar de lar que iriamos adotar um.
A minha mãe recolhe animais mas depois não consegue dá-los lol... e tem já lá uma data de gatas e mais uma vez teve presentes nas que recolheu. Então teve gatinhos e nos iriamos ficar com um mas entretanto o meu marido meteu na cabeça que queria um gato amarelo/alaranjado....
Procurou e procurou e achou um numa instituição com um de 3 meses +/-. Primeiro disseram que era uma gata e um dia antes de nos a entregar iam para esterilizar e viram que era um macho e castraram. Avisaram nos mas nos não nos importamos.
O nosso KIKO chegou ontem, mt assustado o que era normal. Veio todo sujo e a cheirar mt mal e com pulgas...
Dei-lhe um bom banho e foi um espetáculo portou se tão bem no banho o que por norma não é normal.
O difícil foi apanha-lo, não é nada sociável e bufa com mt frequência...
Fiquei um pouco desiludida com o animal, porque desde que me lembro sempre tive gatos e mesmo depois de ter saído de casa dos meus pai tive um que também foi adotado e não era nada assim...
Nem a minha filha que também adora gatos pode lhe tocar e sinceramente até tenho medo que ele se chegue a elas...
Esta 1º noite foi horrível miou a noite toda e até saltava para as portas arranha-las....
Nunca tive animais assim...na associação disseram que ele era tímido mas nunca pensei que fosse assim. Tímido é uma coisa, outra é assustadiço e mau...
O que posso fazer para ele ficar mais manso, e se deixar pegar ao colo e deixar fazer festinhas. E sobre tudo para deixar de miar porque desde que chegou não se cala.....
Obrigado.
Jitos
PS- dos bebes da gata da minha mãe já só 2 estão sem dono...e 1 é meu também...

Anexos: 

Retrato de omanu
Qui, 08/08/2013 - 12:09
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

é normal, para o gato é tudo novo... Deixe-o habituar-se a casa e não insista em lhe tocar nem nada... Ele irá perceber que essa é a família dele... O miar também é normal estava habituado a estar com os amigos deles num sitio diferente e agora é tudo novo... Em relação a ter outro gato é uma boa opção pois irá fazer-lhe companhia...
Tenha calma que tudo irá correr bem, o gato só precisa de se habituar a esse novo lar...

Retrato de phiona
Qui, 08/08/2013 - 12:27
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

o animal é timido, é tudo novo para ele. tenham calma, falem-lhe com voz baixa, deixem-no ganhar confiança com o espaço e com a familia.

tb tenho um kiko timido, basta tocarem á campainha e ele desaparece da vista. n é um gato mau, simplesmente n se deixa tocar por desconhecidos, nem dá confiança a ninguem, mesmo visitas quase diárias em casa. voces neste momento sao desconhecidos para o vosso gato, assim como a casa, os cheiros, os barulhos... o animal precisa de uns dias para se adaptar.

deem lhe tempo e mimo.
c calma isso será pacifico

phiona

Retrato de Patricia_Viseu
Qui, 08/08/2013 - 13:03
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Obrigado pelas palavras.
Mas tenho 2 bebes, uma de 2 anos e meio e uma 8 meses por isso calma cá em casa não há mta...
Esperemos que ele daqui a dias (poucos) esteja mais social...
Nos queríamos gatos para dar mt mimo mesmo mas este nem nos deixa chegar perto....
Depois acham que adotar outro macho será boa ideia? Como nos disseram que era femea no inicio eu escolhi logo o outro sendo macho agora 2 machos tenho receio...ah! mas são os 2 castrados. O Kiko já está depois só falta o outro que ainda nem nome tem.

Retrato de phiona
Qui, 08/08/2013 - 13:32
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

sendo pequeninos e castrados, n ha problema nenhum. Wink

phiona

Retrato de Prettywoman159
Qui, 08/08/2013 - 13:42
Prettywoman159:
Membro desde: 07.03.2013

Olá! Também tenho uma Preciosa e fiquei desiluda com ela. Já tive vários gatinhos e alguns deles no início comportavamm-se como descreves. Miam muito, estão muito assustados e nervosos e reagem mal a quase tudo. Mas passada 1 semana tendem a ficar mais calmos e carinhosos.
O problema é que a minha Preciosa nunca ficou mais calminha... já temos mais de um ano com ela e odeia ser pegada, acariciada, é muito individual. Morde e arranha, por isso cortamos sempre as unhas. O banho é quase impossível de dar, por isso desistimos.
Estou mesmo desanimada porque os outros podiam reagir mal no início mas depois eram carinhosos, queriam colo. A Preciosa até gosta de se aproximar de nós, mas nunca podemos tocar-lhe ou aproximar-nos muito.
Acho que tem mesmo que ver com a personalidade do animal. Espero que que seja só mau humor inicial.

Retrato de Melinha
Qui, 08/08/2013 - 14:16
Melinha:
Membro desde: 16.02.2010

Tens que dar tempo ao tempo.

E dois gatos juntos não tem qualquer problema, eu tenho dois e não são castrados e tudo funciona lá em casa.

Os dois têm personalidades muito distintas, um é todo mimado, só quer colo e festas e o outro é todo independente.

O mais velho passou por 3 mudanças de casa e o mais novo por 1 e normalmente a primeira semana custa sempre mais, eles vivem em stress devido às mudanças é normal estarem mais assutados com tudo.

Dá tempo ao tempo e tenta aproximar-te aos poucos, tenta puxar atenção dele com algo que vejas que ele gosta e começam assim a criar confiança.

Retrato de estrelinhah
Qui, 08/08/2013 - 14:17
estrelinhah:
Membro desde: 02.09.2009

Eu adoptei a minha Clarinha no dia 20/07 deste ano com 2,5meses +/-.
Quando ela chegou a casa (veio de uma associação) eu tinha medo de lhe chegar perto. Ela bufava e fazia sons estranhos. A sra. da associação disse-me que nas ultimas semanas andavam a treiná-la com a luva para amansá-la.

Reparei também que ela bufava mas não atacava. Acabei por ganhar coragem e peguei nela mesmo ela bufando e dava-lhe muuuuitos miminhos e deixava-a dormir na nossa cama. No 1ºdia ela estava no nosso wc e eu sentava-me no chão à espera que ela ganhasse confiança e viesse ter comigo (cheguei a estar 1h sentada no chão).

Tenho uma menina com 3anos e só deixava que ela se aproxima-se da gatinha quando eu ou o pai estivéssemos pois tinha medo apesar de lhe ter cortado as unhas.

Ao fim de 3dias começou a deixar de bufar e a deixar-se apanhar e com o tempo começou a ser ela a vir ter connosco pedir mimos.

Hoje é uma gata super mimada. A minha filhota brinca com ela à vontade, anda sempre a ronronar e à espera de miminhos. Foi +/- 1 semana de muita paciência e mimos mas agora é super mansinha.

Boa sorte com o teu kiko Smile

Beijocas

Retrato de Patricia_Viseu
Sex, 09/08/2013 - 15:06
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Ontem e hoje fizemos mts progressos...
E estou mt mais feliz com o KIKO que já vem ter connosco e já nos deixa fazer festas.
Ainda se assusta mas creio que mais 2 ou 3 dias e vai passar. Laughing

Retrato de omanu
Sex, 09/08/2013 - 16:44
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

Fico contente com isso Smile Ainda bem que já esta mais adaptado a nova familia, esta a parecer que irá se tornar muito mimalho Wink

Retrato de Panther
Sex, 09/08/2013 - 18:38
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Patrícia, a sua mãe não tenciona esterilizar as gatas? É óptimo ela tentar ajudar a recolher, mas de nada adianta se recolhe uma e depois essa gata se transforma em vários gatinhos também a precisarem de lares... Sad

O gatinho que adoptaram tem 3 meses? E já foi castrado?
Quanto à personalidade, vão existindo diferentes, há um gato perfeito para cada tipo de pessoa Smile Eu tenho 3 gatos actualmente, todos meigos, mas cada um é meigo de forma diferente Smile E no geral têm mesmo personalidades diferentes, cada um com o seu encanto Wink
Mas, como já foi explicado e como entretanto já se deram conta, é normal haver também um certo receio da parte do gatinho, afinal é tudo novo!
Tendo em conta aquilo que revelam da vossa família e dos vossos desejos, o ideal teria sido optarem por um gato adulto, que estivesse habituado a ser manipulado por crianças, meigo e que gostasse de colo. Agora já está, e como é óbvio devem esforçar-se por se adaptarem todos.
Se ele gostar de brincar, as brincadeiras costumam ser uma forma mais fácil de os cativarmos. Aqueles brinquedos tipo "canas de pesca" dão muito jeito para isso, e são óptimas para crianças que assim não terão tanta tendência a usar as mãos para brincarem.

Retrato de Patricia_Viseu
Sáb, 10/08/2013 - 19:05
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Até parece que já cá está a meses lol
Deita-se com a mais nova no tapete de brincar e farta-se de correr e saltar as pernas da mais velha.
E nos estamos cada vez mais contentes com ele. Agora estamos a espera do próximo...
jitos

Retrato de Patricia_Viseu
Sáb, 10/08/2013 - 19:59
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Panther, com deve compreender não posso obrigar a minha mãe a mandar esterilizar todas as gatas que recolhe. Já a obrigamos procurar casas responsáveis para elas...
E já nos aconteceu aceitarem adota-las temos os papeizinhos todos prontinhos e depois dizerem que não querem...
Infelizmente estes e outros tratamentos para gatos e cães são mt caros e nem mesmo as associações das zonas estão interessadas em ajudar!!
Elas serem vacinadas, e desparasitadas interna e externamente é o máximo que temos tentado fazer.
Temos conseguido dar todos os bebés e convencido os novos donos a castrar ou esterilizar.

Sim, o Kiko foi adotado de uma associação da zona sul que não me lembro do nome (foi o meu marido que tratou de tudo porque ele queria um gato amarelo). O gato foi trazido e tudo por essas pessoas e castraram-no antes do darem a nova família. Não sei, se seria o ideal, mas já está... mesmo que não fosse por elas seria por mim.

Como já disse antes desde que nasci que vivo e convivo com gatos de todas as idades. Escolhemos adotar um gato Bebé porque antes tivemos um adulto que infelizmente morreu de velhice e achamos que aproveitamos pouca da vida com ele. Ainda não tínhamos filhos na altura, e apos isso decidimos comprar um Pug. Que infelizmente fez um mês ontem que morreu devido a um problema respiratório e ainda hoje é mt difícil explicar a nossa filha mais velha que ele morreu e foi para o "parque dos cães felizes"... a menina fica triste e ainda chora pelo cão. Não tencionamos voltar a passar nenhuma perda tão cedo dai termos escolhido um animal mais novo, para podermos usufruir da sua companhia e amizade por mais tempo.
Temos também uma chichila e pretendemos ensinar o(s) gato(s) que não podem nem devem fazer-lhe mal.

È obvio, que se o animal não ficasse mais manso não seria mais um a ir para a rua da amargura, pois nunca tive coragem para virar as costas a um animal. E já arranjei vários problemas por aparecer com animais da rua em casa (quando estava em casa dos meus pais).
Só teríamos de arranjar novas taticas para este se habituar a nos.
E talvez em vez de 2 gatos tivéssemos de adotar 3...
Se tivesse mais espaço tenho a certeza que teria cá mt mais porque em casa dos meus pais já há mais uma gata com 3 bebes que foram achados numa caixa...
(foram deixados a porta da minha mãe)
Por isso se souberem de que queira algum bébe...nos temos...mas só daqui a 2 meses + ou - é que podemos entregar.
jitos

Retrato de 7Seven
Seg, 12/08/2013 - 12:24
7Seven:
Membro desde: 04.01.2011

Ainda bem q a adaptação do novo membro correu bem...!! Smile

Quanto á esterilização das gatas que a tua mãe tem é obvio que o melhor para elas seria mesmo a esterilização... evita de certeza problemas futuros no útero e diminui o cancro da mama... (tenho uma amiga q recentemente teve a gata dela entre a vida e a morte por ter uma inflamação no utero... esqueci o nome q dão... safou-se, mas opr sorte e depois de ter gatos rios de dinheiro com a gata... ). Sei q fazer isso feito particularmente é caro... e muito!!
Mas há muitas clinicas que fazem preços especiais a associações. Basta contactar uma associação que alguém dará o contacto da clinica e diz q vai através deles e eles fazem esterilização de gatas a 25 /30 euros... (ainda é dinheiro... se a associação pedisse ajudas era melhor, claro!).

Eu não pertenço a qq associação mas apanhei recentemente uma gata vadia q teve uma ninhada (já toda dada) e a gata já foi esterilizada numa clinica de gaia q tinha protocolo com uma associação! Eu por acaso paguei a esterilização da gata... Mas há associações que pedindo e eles vendo a quasntidade de crias q são geradas pelas gatas ajudam... ou quando muito sensibilizam as pessoas e pedem donativos...

Boa sorte.

Retrato de Lady Moonlight
Sáb, 24/08/2013 - 05:10
Lady Moonlight:
Membro desde: 13.02.2013

Castrar um gato com 3 meses???? Por amor da santa Laughing

Tenham lá calma com isso de castrar! A idade recomendada vai dos 6 meses a um ano de idade e já depende de vet para vet. Agora 3 meses?? Olhe, castrem-nos logo aos 2 ou 1. Enfim Neutral

Retrato de Patricia_Viseu
Sáb, 24/08/2013 - 17:04
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Olá,
Sim o Kiko está mesmo castrado e foi castrado com 3 meses. Em Portugal é pouco normal isso acontecer e habitualmente só castram a partir dos 6 meses, há vet´s que reclamam e há outros que não se importam.
Mas nos EUA é mt normal aos 3 meses. Lá castram os gatos com esta idade pois recomendam que estes sejam dados aos novos donos nestas condições. Eu acho que é mt melhor para o animal e em todos os aspetos. Infelizmente por alguns donos acham que não se devem castrar é por isso que há montes de gatos pelas ruas.
Eu prefiro saber que o meu gato foi castrado aos 3 meses do que futuramente ele ser pai de 2 ou 3 ninhadas das gatas dos "vizinhos" a culpa seria tanto minha como dos donos das femeas e depois mais gatinhos pelas ruas ou quem sabe pior....

Retrato de Lady Moonlight
Sáb, 24/08/2013 - 17:51
Lady Moonlight:
Membro desde: 13.02.2013

Uma coisa é nos USA, outra é na Europa e a idade para castrar os pequenos não deve ser abaixo dos 6 meses de idade com o risco de poder haver um acentuado descontrolo hormonal e depois surgem gatos obesos e com problemas renais.
Mas pronto, a senhora não teve culpa e já está feito. O importante é que nada de adverso aconteça.

Mas castrar gatos aos 3 meses é pura irresponsabilidade para com o bem estar dos animais.

E já agora,a maturidade sexual dos gatos ocorre entre os 5 e 7 meses, como é que ele com 3 seria pai de alguma ninhada? Eyebrow

Retrato de Patricia_Viseu
Sáb, 24/08/2013 - 18:46
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Pura irresponsabilidade é não castras animais.
E eu não disse que aos 3 ia ou podia ser pai...Foi um exemplo do que poderia acontecer se não fosse castrado e tudo se referia ao futuro quando estivesse maturidade sexual suficiente...
Qualquer animal por mais saudável que esteja, pode sempre vir a ter problemas, mesmo não estando castrado, o que é mt comum na raça Europeu. Como diarreias, conjuntivite, problemas de obesidade e renais, auditivos, fora patas partidas e caudas.
Ser nos Eua ou na Europa continua a haver mt irresponsabilidade é só ver os canis e gatil cheios de animais e as ruas por todo o pais. Ainda há está triste historia se se deve ou não castrar aos 3 ou aos 6 meses...
Eu dou os parabéns a todas as instituições que antes de entregarem os animais tomam estas decisões porque isto sim chama-se prevenção.

Retrato de Lady Moonlight
Sáb, 24/08/2013 - 19:14
Lady Moonlight:
Membro desde: 13.02.2013

Pronto, fique lá com a sua que eu fico com a minha. Eu já referi 1000x que só não concordava com a castração de gatos e apenas e exclusivamente se forem gatos para manter em casa sem acesso ao exterior.

Pode vir a ter problemas não castrado e também castrado! Já lhos apontei acima e se acha que insuficiência renal se resolve com rações de baixa qualidade, esqueça. No caso das gatas sou 100% a favor, mas dos gatos não. Tenham santa paciência, mas já não é a primeira vez que vejo pessoas com gatos castrados e a morrerem pouco tempo depois ou a desenvolverem patologias cujo tratamento é tão dispendioso, que se arrependem de o terem castrado.

E a obesidade e problemas renais têm maior taxa de incidência em gatos CASTRADOS não nos que não são. Por algum motivo as rações ditas Light ou para gatos esterilizados têm uma percentagem de gordura abaixo do 11%.

Patas partidas e caudas? Laughing ai agora os gatos não castrados partem patas assim do nada Silly

Há patologias que ocorrem tanto dum lado como do outro e até podem nunca vir a ter um problema sequer e morrerem de velhice.

É uma utopia alguma vez todos os animais estarem esterilizados, por isso a realidade que se vê por aí, infelizmente, não vai mudar.

Olhe, todos os gatos que tive nunca tiveram qualquer doença nem diarreia nem nada. Se uma pessoa for responsável e decente, ao assumir o compromisso de adoptar um gato se disser que não quer esterilizar, tem que se comprometer a não deixá-lo sair de casa. Aliás, muitas instituições já permiem adoções sob essas condições, porque, como referi, há quem não queira esterilizar os animais (se bem que nos cães e cadelas sou totalmente a favor, não vá um fugir durante o passeio e pimba), mas que seja consciente e não o deixe sair à rua.

Retrato de Patricia_Viseu
Dom, 25/08/2013 - 19:36
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Ok, eu fico lá com a minha....
Porque infelizmente não é mudando uma mentalidade que se vai salvar mais animais da rua e de sofrerem na mão de maus donos.

Retrato de omanu
Dom, 25/08/2013 - 19:46
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

Vem vim agora a este tópico e ja esta assim :s o que aqui importa é que o animal já esta adaptado agora se concordam ou não com a castração já é outro assunto... Eu sou apologista por varios motivos mas não posso deixar de concordar que com 3 meses é muito cedo... mas o que importa é que o gato esteja bem na sua casinha Smile

Retrato de 7Seven
Seg, 26/08/2013 - 15:14
7Seven:
Membro desde: 04.01.2011

idem aspas tb sou apologista da castração e esterilização.
Os meus gatos estão sempre dentro de casa, mas o cheiro do xixi e fezes de gato nao castrado é super intenso, terr+ivel mesmo, para não falar que fica com pêlo mais oleoso e é mais arredio...
Eu tive assim um gato durante 1 ano. Não o castrei porque o tinha resgatado num estado lastimável... Assim q pude casteri e bem, q diferença... Muito melhor emt ermos de pêlo, mais amistoso, o xixi nem cheira mal sequer, menos stressado...
Só vantagens!

Nas gatas nem vale a pena falar nas vantagens... marcam território com xixis mal cheirosos e ainda miammmm e de q maneira! Nelas aidna se previne doenças terriveis e silenciosas no útero!

Mas há idades para tudo...

O q itneressa é mm o gatinho estar bem!

Retrato de Patricia_Viseu
Qui, 29/08/2013 - 00:17
Patricia_Viseu:
Membro desde: 15.12.2010

Eu continuo achar que tem inúmeras vantagens nos 2 sexos serem castrados independentemente de estarem sempre em casa ou não.