Que água põe no Ferro de Engomar | A Nossa Vida

Que água põe no Ferro de Engomar

Retrato de miats
16.03.2016 | 11:37
miats:
Membro desde: 23.08.2012

Bom dia,
tenho um ferro de engomar a vapor da Tefal (Aquaspeed Autoclean), tem cerca de 3 anos mas pouco uso.
Sempre que vou para passar a ferro, ele liberta uma sujidade do género de areia .. Já foi para a garantia porque além disto, vertia muita água.
A água ficou resolvido, agora as areias, não consigo perceber e lá na loja, referiram que a eles não lhes aconteceu e pode ser da água.
Coloco água da torneira mas as areias andam sempre lá .. além com o mesmo problema ?
Usam água da torneira ? Usam água destilada ? Usam aquelas perfumadas ?

Aguardo as vossas partilhas.

Obrigada : )


Retrato de Bemzinho
Qua, 16/03/2016 - 15:18
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Com o meu ferro também acontece, isso é porque está a precisar de limpeza.
Os ferros a vapor não podem levar águas perfumadas e a maioria não pode levar sequer água destilada.
Eu só coloco água da torneira.
O meu ferro de engomar tem um sistema de autolimpeza, julgo que o teu também terá, que funciona assim colocas água até atingir a capacidade máxima, colocas a temperatura máxima e deixas aquecer, após estar quente rodas o botão para o autoclean.
Ele vai começar a deitar essa tal areia fora.
Vê se o teu também tem este sistema. Tens de fazer isto regularmente para não deixares acumular essa tal areia e sempre que desligares o ferro deita fora a água que sobrou, não deixes ficar água dentro do ferro.

Retrato de lover93
Qua, 16/03/2016 - 16:47
lover93:
Membro desde: 13.03.2012

Olha o meu tinha o mesmo problema, e tinha sistema anti-calcário. O problema era mesmo o calcário da água da torneira. Eu tenho um desumidificador e aproveito a água dele para o ferro. Uma coisa é certa, nunca mais tive o problema das areias no ferro. A água do desumidificador não tem calcário, é limpa.
O melhor talvez seja experimentar água destilada.

Retrato de Bemzinho
Qui, 17/03/2016 - 10:10
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Eu quando comprei o meu 1º ferro de engomar a vapor da Braun disseram-me para não pôr água destilada nem águas perfumadas, porque avaria o ferro.
Estes ferros têm um sistema anticalcário e só podem levar água da torneira.
Quando se avariou o meu 1º ferro levei-o a um técnico que me disse o mesmo.
O meu 1º ferro avariou e tive de comprar outro, comprei também a vapor e com o mesmo sistema e voltaram-me a dizer o mesmo.
Eu não arrisco a pôr água destilada, mas...

Retrato de miats
Qui, 17/03/2016 - 12:13
miats:
Membro desde: 23.08.2012

Obrigada por todas as respostas : )

Retrato de Bemzinho
Qui, 17/03/2016 - 16:02
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

O problema é que a maioria dos ferros hoje em dia vêm com um sistema anti-calcário, que eu julgo que se deve ir estragando ao longo do tempo, daí as tais areias que também saem do meu ferro de engomar, que não são mais que calcário.
Estive a fazer uma pesquisa na net e em relação à água destilada há pessoas que aconselham a misturar água destilada com água da torneira, ou seja colocas metade água destilada e metade da torneira, para que a água não fique tão dura e aí talvez não seja má ideia. Mas atenção que isto não limpa o calcário que tens dentro do ferro.
Há muitas pessoas na net que para tirar o calcário, aconselham usar produtos anti-calcário, outras aconselham uma solução de água e vinagre.
De facto um técnico que foi reparar a minha máquina de lavar roupa, aconselhou-me a fazer uma máquina de 6 em 6 meses com um copo de vinagre dentro do tambor vazio e lavar a 60 graus, para limpar as tubagens de calcário, confesso que ainda não o fiz, agora se resulta no ferro de engomar...

Retrato de bianca_gonçalves
Qui, 17/03/2016 - 17:50
bianca_gonçalves:
Membro desde: 10.12.2015

Normalmente uso água da torneira apesar de sempre ter ouvido que danifica o ferro de engomar mas rapidamente. Não sei se é verdade ou não mas já tenho este ferro há muitos anos e continua a funcionar muito bem