Boa noite.
Tenho um pastor alemão fêmea de 2 anos que ninguém dá por ela, não ladra em altura nenhuma e é muito amiga, sempre que vê alguém na rua vai cumprimentar à espera de receber brincadeira e miminhos. Quando a adquiri morava em lisboa e se se passassem dias sem me cruzar com os vizinhos eles chegavam a achar que não estava ninguém em casa porque nem davam conta da cadela... Em Julho mudei de casa para o concelho de Santarém,continuo a morar num apartamento mas é um prédio de 2 andares e só a minha casa e de outra vizinha é que são alugadas. Na minha casa aplica-se a lei que está em vigor, os senhorios não proíbem animais e até ao natal não tinhamos tido qualquer problema, agora só sabem falar mal de nós. Fomos passar o natal a Lisboa e precisamente no dia que fomos embora a minha cadela misteriosamente fez chichi no prédio. O meu prédio é aberto e as escadas todas tinham poças mas a vizinha que pertence à administração do prédio achou que tinha sido a minha cadela e andou a falar mal de mim, vim a saber por um vizinho que está do nosso lado. Voltamos de Lisboa no dia 25 e nunca vieram falar connosco sobre esta situação, até hoje... Mas continuam os cochichos e até já foi marcada uma reunião do condomínio. A minha cadela não faz mal a ninguém nem faz nada nas escadas, a coitadinha só faz nas ervas aqui ao pé de casa sem causar transtorno a ninguém. Ela tem chip mas não está registada na junta, se houver queixas posso por um processo de difamação ou coisa assim? Por ela não estar registada posso apanhar multa? Sendo a minha casa alugada tenho que ir à reunião? Não quero ir porque me vou chatear e não quero criar mais guerras visto que no verão vamos voltar para lisboa...
Olá! É sempre chato esses conflitos mas... aconselho-a a registar a cadela na junta, é um preço simbólico e se um dia a cadela desaparecer e o canil a apanhar eles vão ser os registos na junta o que facilita a entrega do animal ao dono. Para além disso, libra-se de menos uma obrigação e ninguém consegue pegar consigo. Se os seus senhorios são a favor de você ter animais mais ninguém pode intervir. Os senhorios estão a par de todas as regras do condomínio e se eles aceitaram os animais o condomínio também. Fale com seus senhorios sobre essa situação e diga que pode dar a cara na reuniões ou eles falarem da situação.
Até lá faça sua vida normal!
Seja forte eles não têm ponta por onde pegar.
Se algum dia por algum motivo tiver um problema com o animal e este não estiver registado na junta pode ser aplicada uma coima. Por ano no meu municipio são 10 euros ou assim.
Membro desde: 02.09.2010