Ponto de Cruz | A Nossa Vida

Ponto de Cruz

Retrato de moon_star
20.03.2013 | 13:25
moon_star:
Membro desde: 10.07.2008

Olá.
Gostava de me "iniciar" em ponto de cruz. Acho giro e é uma coisa que gostava de tentar fazer como lazer (uma nova ocupação).
A ajuda/opinião que aqui peço é: que materiais são necessarios? Qual o melhor local para comprar(sou do porto)? São muito caros?
Preciso de dicas, incluindo um bom livro ou material para começar Smile


Retrato de gil1980
Qua, 20/03/2013 - 15:32
gil1980:
Membro desde: 06.11.2012

Minha querida vai a nete, pprocura desenhos, tem varios tipos, é só imprimir.. Eu costumo comprar as miadas conforme o desenho, sai um bocadinho mais caro, pois cada ddesenho tem varias cores, e para ficar igual o desenho compro mesmo as corres pedidas no desenho seguido do codigo..Aqui eu não sei onde tem, mas em quiosques há sempre..Eu ador fazer ponto cruz, mas no momento não tenho tido tempo..

Retrato de sonia_
Qua, 20/03/2013 - 15:53
sonia_:
Membro desde: 30.01.2010

Precisas de agulhas próprias, linhas e o tecido para bordar. Uma tesoura também dá jeito. Tongue
Já agora, visita esta página que tem coisas bonitas. Wink
https://www.facebook.com/ResmasDePontoCruz

Retrato de Cacoeira
Qua, 20/03/2013 - 18:38
Cacoeira:
Membro desde: 05.03.2012

Olá

Primeiro precisas do tecido especial que se chama quadrilé. Aconselhava-te a comprares uns centímetros do tecido para poderes praticar o ponto. O ponto de cruz tem vários tipos de pontos (vertical, diagonal, horizontal, bola, delinear), mas a forma de fazer é sempre igual e fácil. É só preciso apanhar o jeito. Tens quadrilé normal (branco), e de cor (azul, rosa, creme, quadradinhos). O quadrilé escolhes consoante te diz o desenho Grin

Depois, agulha. Vais precisar de uma agulha própria de ponto de cruz - é mais pequena que uma de coser e não tem ponta de picar, mas apenas suficiente para passar os buracos do quadrilé, de forma a não estragar o tecido.

Linhas: estas existem em duas marcas - a DMC e a Anchor. É indiferente cada uma delas, mas cada marca tem a sua paleta de cores com respectivos códigos. Existem tabelas de conversão - qualquer retrosaria que venda as linhas faz-te a conversão das cores, mas as tonalidades das linhas não são iguais. Eu tenho ambas as marcas, o desenho é que me diz as cores que preciso e se tiver a equivalente da marca não compro a original - a diferente é mínima e assim poupas dinheiro e não ficas com cores repetidas. Já agora, muito importante. O ponto de cruz (num quadrilé normal) faz-se com 2 fios da linha e o delinear do desenho com apenas 1 - ou seja, tens de "escamar" a linha de ponto de cruz ;D

Desenhos: Tens imensas revistas de ponto de cruz. Prefiro usar as revistas porque na Internet, apesar de teres muitos desenhos disponíveis,nem sempre a impressão dos mesmos em papel, resulta e acabas por não conseguir "ler" as quadrilhas e contar os pontos - não conseguirás fazer o desenho. De revistas em ADORO a Baby da Labores Ana, tem desenhos muito fofos. Mas depende do que queres fazer. A Labores Ana tem a revista normal com outros motivos, cozinha, aniversários, quadros, etc.

Tesoura: Eu uso uma de pontas porque é mais fácil de trabalhar, uma vez que o ponto de cruz é bem pequeno e assim consigo cortar bem sem estragar o quadrilé.

Deixo-te aqui sites que ensinam a bordar ponto de cruz. Espero que consigas e que gostes. Eu adoro fazer ponto de cruz e por vezes torna-se quase terapêutico!!

http://portaldopontocruz.blogspot.pt/p/aprenda-bordar.html

http://www.oblogdadmc.com/2010/11/instrucoes-de-ponto-de-cruz-para.html

http://o7o120.blogspot.pt/p/abc-do-ponto-cruz-como-fazer.html

E deixo-te também alguns trabalhos que já fiz Wink para veres o final. Não é difícil, acredita ;D

Beijoquinhas e bom bordado**

Retrato de Maria Rabeta
Qua, 20/03/2013 - 23:54
Maria Rabeta:
Membro desde: 22.01.2013

Se tiveres oportunidade visita o site : http://portaldopontocruz.blogspot.pt/

Retrato de moon_star
Qui, 21/03/2013 - 11:36
moon_star:
Membro desde: 10.07.2008

Obrigada pela ajuda.

Vou fazer uma "listinha" de compras e tentar fazer alguma coisa. Vamos ver como me vou dar com isto, pois é uma coisa que acho giro mas nunca tentei Smile Primeiras vezes deve saír grande asneira, mas vai-se aprendendo Smile

Retrato de Anne Crystal
Ter, 26/03/2013 - 14:32
Anne Crystal:
Membro desde: 04.05.2012

Concordo com a Cacoeira, fazer ponto-cruz torna-se terapêutico quando realmente gostamos de fazer! A minha mãe é costureira e sabe bordar com vários pontos, faz crochet, malha, arraiolos. Eu sei bordar em ponto-cruz desde os meus 7 anos e adoro! Ultimamente não tenho bordado nada, o último trabalho que fiz foi há 2 meses e não foi em ponto-cruz... mas gosto mesmo muito, simplesmente agora estou a terminar a tese e não tenho tempo.
Além disso sei fazer arraiolos também desde os 7, crochet desde os 14/15 e malha só aprendi este inverno. Mas tudo o que seja coisas assim do género eu gosto muito!

Retrato de isabkikas
Ter, 26/03/2013 - 15:29
isabkikas:
Membro desde: 03.10.2012

Eu faço ponto cruz vai para 22 anos.
Se precisares de alguma dica avisa que com muito gosto te ajudo, mesmo que à distância.
É uma boa terapia para nos livrar do stress.

Post