Placa de indução duvida... | A Nossa Vida

Placa de indução duvida...

Retrato de Ana 51
08.03.2010 | 20:46
Ana 51:
Membro desde: 15.09.2007

Olá:-))))))
Estou com uma grande duvida...
então é assim nós andamos a ver cozinhas para a nossa casa e queriamos placa de indução agora a duvidas... como grelhamos na placa à grelhadores proprios para placas de indução?! e em relação as panelas sei que tem que ser de ferro,mas como saber que as panelas são de ferro?! e aquelas panelas (não sei o nome) de fritar batatas para placa de indução?! e tachos de fritar tb há?!
meninas quem tenham estas placas ajudem-me dizendo como fazem...
beijinhos


Retrato de sandraferreira
Seg, 08/03/2010 - 21:15
sandraferreira:
Membro desde: 22.01.2007

ola Ana a grande maioria de tachos e panelas que se vendem agora dão para usar em indução. Não consegui encontrar na net, mas o simbolo é uma bobine/espiral e costuma estar afixado no fundo. Claro que tachos de aluminio, barro, vidro e afins não dá, mas tb se encontra já bastante barata, como por exemplo no IKEA. os da silampos tb dao e sao mt bons mas mais caros tb!!!
beijinhos

Retrato de Tsuga
Seg, 08/03/2010 - 21:54
Tsuga:
Membro desde: 16.02.2009

Eu tenho placa de indução e no início, antes de comprar panelas e afins, vi aquelas que funcionavam entre as que tinha. Quase todas as que tinha podiam ser utilizadas. Para isso, só as pus em cima da placa e se esta funcionasse, estava o problema resolvido. Algumas das minhas panelas e o grelhador já são bastante antigos e quando foram compradas nem sequer havia placas de indução. Há agora panelas próprias que provavelmente são melhores, mas na minha opinião não justificava inutilizar as que eu já tinha. O meu maior problema é que a grande maioria das minhas panelas não dá para ir à máquina da louça, por isso tenho de as lavar à mão.

Retrato de Carla Costa
Ter, 09/03/2010 - 10:39
Carla Costa:
Membro desde: 27.11.2006

para as placas de indução e vitrocerâmica ha uma grande trapalhada ...
lol
pois penso que ha umas que dão para as duas e outras que dão pra so uma das especies de placa Worried

na altura que comprei a minha placa explicaram-me isso mas ja não me recordo ao certo.

qd me andei a informar, a conclusão que tirei era de que, a placa de vitrocerâmica me ficava mais em conta e me serviria melhor.
a placa de indução, alem de mais cara, o rendimento que se tira dela em termos de poupança é aproveitar o calor residual ...
ora eu preciso dela diariamnete e como tenho horarios mto rigidos, nao podia estra à espera que a comida acabe de cozinhar com o calor residual ... Worried
além de que a minha placa tb mantem um bom bocado o calor, por isso não me arrependi em nada.

entao decidi-me pela de vitrocerâmina da aeg e estou muito contente com ela.
quanto a panelas, comprei da marca pyrex, com tampos de vidro e com pegas de um material, parece plastico que não queima as maos. são optimas. e o conjunto tb tinha certã para fritar, wok e grelhador que eu uso muito, muito ... pois raramente faço fritos.
para teres noção, as panelas ja as tenho à 3 anos e estao como novas ... o grelhador que uso muito é que ja esta a ficar um bocado danificado Sad mas tb ja funcionou mto ... mto Grin

atenção que qualquer panela ate pode dar nas vossas placas, mas tenho a certeza que se usarem o tipo de panela adequado, conseguem um melhor e ptimo rendimento e economia da vossa placa.

bj

Carla

Retrato de Mia47
Ter, 09/03/2010 - 11:03
Mia47:
Membro desde: 19.06.2008

Bom dia, na minha cozinha tenho placa de indução. Aconselharam-me mt a de indução pk poupa-se mais luz. A placa electrica qd se liga, liga o "disco" todo e a de indução não, a d indução só trabalha no sitio em k a panela está pousada. Além de ser muito mais rápida a cozinhar, ferve rapidissimo.
Em relação a saberes se as panelas funcionam na de indução ou não, é fácil, pegas num íman e se ele colar a panela, funciona na placa.

E para os tachos, panelas e frigideiras agora já encontras muitas k dão na de indução, mas aconselho-te a comprar anti-aderente por causa de ferver mt rápido, se as panelas não forem anti-aderente a comida pode colar no fundo. (Anexo o simbolo das panelas de indução)

Para mim, a placa de indução é 5*!

Bjs!

Retrato de Ana 51
Ter, 09/03/2010 - 13:20
Ana 51:
Membro desde: 15.09.2007

Em relação as panelas já percebi vejo com um iman...

Em relação a placa sempre ouvi dizer que a de indução é melhor mas há outras opinioes em re~lação a qual será melhor...

Retrato de apaulaso
Ter, 09/03/2010 - 19:10
apaulaso:
Membro desde: 02.10.2007

Em relação às placas de indução, existem "tachos" próprios para as mesmas, assim como para as de vitrocerâmica...
Eu tive 2 de vitrocerâmica e 1 de indução, quando vivia com os meus pais e, quando comprei, optei pela de vitrocerâmica. A vantagem principal que encontro é que, quando estou a cozinhar, quando a comida está quase pronta, desligo a placa e a mesma acaba de fazer. Outra vantagem associada: se fizer o jantar e, não o formos comer logo, deixamos em cima da boca da placa e, ele aguenta-se bem...
Agora, não digo que a de indução é má... só que a minha mãe teve de deixar de lado panelas boas porque não davam para a placa(há uns discos que se colocam por debaixo do tacho para dar mas, para além de caros, demora-se muito mais tempo a cozinhar).
Beijos Kiss Kiss Kiss Kiss Kiss >:D< >:D< >:D< >:D< >:D< Kiss Kiss Kiss Kiss Kiss

Retrato de LI_MA
Sex, 12/03/2010 - 00:04
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

Não sei se já tens trem de cozinha, mas se o fores comprar verifica no fundo de cada tacho o símbolo que já foi colocado aqui. Se já tens trem podes fazer o mesmo... o meu trem é da silampos e já o tinha antes de comprar a placa e dá perfeitamente. Tenho um fervedor que não é da silampos e também dá, mas tive de trocar a frigideira. No entanto, compensa, cozinha rapidamente, gasta pouca energia e é seguríssima principalmente para quem tenha crianças. EU que sou distraida estou sempre à vontade, a placa só aquece no local onde pousas a panela, quando desligas, arrefece rapidamente e se te esqueces de desligar a placa ela ao fim de uns minutos desliga-se automáticamente!!! Uma das melhores aquisições para a minha casa!

Retrato de pukinha
Ter, 16/03/2010 - 00:03
pukinha:
Membro desde: 18.09.2007

Já foi dada muita informação mas aproveito para dizer que pode optar pelas placas mistas - 2 indução e 2 vitro.

É só vantagens!

Eu optei por esta da marca Fagor:

http://www.fagor.com/pt/_bin/port/ficha.php?tabla=Placas&id_producto=522

Estou super satisfeita Wink

Retrato de Ana 51
Ter, 16/03/2010 - 12:37
Ana 51:
Membro desde: 15.09.2007

Não sabia que havia placa mista...
E quais são as vantagens dessas dessa placa?!

Retrato de pukinha
Ter, 16/03/2010 - 15:08
pukinha:
Membro desde: 18.09.2007

As vantagens da placa mista, são teres numa placa 2 discos de cada - 2 discos de indução (1 grande e 1 pequeno) e 2 discos de vitro (igualmente 1 grande de 2 áreas e 1 pequeno.

E tirar partido das vantagens de cada uma - Indução / Vitro

Por exemplo:
1) a Vitro aquece a área total do disco, a Indução só aquece onde detecta a base da panela - nem sempre a base da panela é do tamanho do disco e na Vitro perde-se energia;
2) ao ligar a Vitro ela liga-se começa a emitir calor e fica ligada mesmo q não tenha nada em cima, a Indução se a ligar e não colocar a panela ao fim de alguns segundos desliga-se - é + segura;
3) a Indução ferve muito + rápido que a Vitro, logo cozinha-se muito + depressa, e isso traduz-se em menos tempo a gastar energia;
4) a Indução qdo se desliga arrefece tb muito + rápido, e aqui está a vantagem da Vitro pois pode-se cozinhar com o chamado calor residual - acaba de fazer e mantem + tempo quente;
5) o preço é a maior vantagem da Vitro pois é + barata q a Indução,
e aí é que entram as Placas Mistas pois são + baratas q as que são só de Indução, no entanto + caras q as Vitro.

************** Pensei em tudo isto e fiz o balanço ****************

Optei como já disse pela Placa Mista.
Preferia a placa de Indução, mas só Indução era + cara e como as placas têem 4 discos e no dia-a-dia a elaborar uma refeição normal usam-se só 2 discos... aqui a placa mista era perfeita.
A placa traz um Iman para testar as panelas.
As minhas panelas são da Silampos e uso tanto nos discos de Indução como nos de Vitro mas tenho frigideiras que o fundo não é de ferro - ex: a frigideira dos crepes e só uso na Vitro.

Assim, conforme o que quiser cozinhar ou que panela quiser utilizar, opto pelo disco de Indução ou de Vitro... Admito que tendo as duas uso + a Indução e não tive de deitar frigideiras fora pois tb posso usar a Vitro.

A resposta parece um testamento, mas acho q valei de todas as vantagens...

Espero ter ajudado!

Retrato de Ana 51
Ter, 16/03/2010 - 20:53
Ana 51:
Membro desde: 15.09.2007

Foste mais que esclarecedora...
muito obrigada, mostras-te muito claramente as 2 versoes...
agora tenho k também analisar e verificar a melhor solução para nós...
mais uma vez muito obrigada...

Post