Pensões de velhice, reformas, etc | A Nossa Vida

Pensões de velhice, reformas, etc

Retrato de Snow_White
18.06.2009 | 19:56
Snow_White:
Membro desde: 21.05.2009

Boa noite!
Então a minha dúvida é a seguinte: O que acontece àquelas pessoas que têm muito poucos anos de desconto, quando atingem os 65 anos? Obviamente não têm reforma mas o Estado dá alguma pensão?
Desculpem a ignorância... lol
Obrigada a todas\os!
**********


Retrato de Manda
Qui, 18/06/2009 - 21:38
Manda:
Membro desde: 15.04.2009

Ola! Boa noite!

Bem, antes demais não tens que pedir desculpas pela ignorância, afinal sábio é aquele que admite o que desconhece
Bem, eu sou assistente social, no desemprego infelizmente, por isso posso ajudar-te, no caso das pessoas que praticamente não fizeram "descontos" para a Segurança Social, quando atingirem os 65 anos podem requerer a Pensão Social de Velhice, e em alguns caso a Pensão Social de Invalidez, que são destinadas às pessoas que não contribuiram pro regime contributivo da segurança social.

Não te quero desanimar, mas infelizmente estas pensões são muito baixinhas, o que eu acho mal, mas são as leis que o nosso governo dita! tal como o complemento solidário para idosos, que o Sócrates fala com tanto orgulho, mas não passa de um "engana velhinhos", pois raros são os casos em que os idosos têm direito ao complemento!

Enfim, além de não ter trabalho na área, ainda sou contra muitas politicas sociais, ou seja, ninguem quer uma assistente social contra o sistema

Espero ter-te ajudado!

Um beijinho e dispõem!

Retrato de Snow_White
Qui, 18/06/2009 - 21:55
Snow_White:
Membro desde: 21.05.2009

Muito obrigada querida!
Pois, o desemprego agora afecta a todos... infelizmente.
é a situação da minha mãe a que descrevi. já vi que as pensões são muito baixinhas realmente... por volta de 200 euros, se não me enganei.
mas pronto, já me sinto esclarecida.
obrigada linda!
**********

Retrato de Manda
Qui, 18/06/2009 - 22:21
Manda:
Membro desde: 15.04.2009

Olha linda, realmente as pensões rondam esses valores, mas se tiveres pai, e espero que sim, o valor da reforma dele, caso seja reformado, também influencia na determinaçao da pensão da tua mãe! outro defeito!

Caso se tratem de pensões baixas, de ambos, acho que devem recorrer ao complemento solidário para idosos afinal tentar não custa, e as vantagens na medicação são muitas, para alem do desconto na medicaçao por ser pensionista, ainda tem mais 50% de desconto, que para quem toma muita medicação é uma grande ajuda, assim como apoio para proteses dentárias e oculos.

Se for recusado, podem sempre recorrer a ajudas técnicas se for necessário, de modo a terem apoios se necessarios.

Sei que é uma grande chatisse ir para a segurança social, mas ás vezes é o que eu costumo dizer, para conseguirmos que se faça justiça temos que perder muitas horas!

Desculpa falar tanto, mas vejo tanta coisinha mal, pessoas a precisarem tanto de apoio e a ser rejeitado... e tudo porque até os salarios dos filhos tem peso a quando a atribuição de alguns complementos! e as vezes, sabe Deus a vida dos filhos!

Bem, vou-me calar!!

Um beijinho linda e se és noivinha, muitas felicidades!

Retrato de Snow_White
Sex, 19/06/2009 - 00:23
Snow_White:
Membro desde: 21.05.2009

Sou noivinha sim, muito obrigada!
Sim, tenho pai e a reforma dele não vai ser má, por assim dizer.
Logo a minha mãe vai receber uma porcaria. Ainda faltam uns bons 10 aninhos mas eu queria ter a certeza disto, para também sossega-la um pouco, coisa que afinal não posso fazer muito. lol
Embora a reforma do meu pai chegue para os sustentar, se houver alguma despesa extra será muito complicado... Espero que sejam sempre saudáveis, claro! Mas o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos... E isso é preocupante. nem tudo é linear para que as pessoas possam fazer descontos toda a vida... às vezes, não da mesmo. e como sabemos, as ajudas sao raras, extremamente exclusivas e precárias no mínimo.
é uma triste sociedade esta que menospreza tudo e todos, menos os poderosos e ricos...
Não tens de te calar! e agradeço muito pelas informações!
Parabéns também para ti querida, apesar de ainda faltar um pouquinho... passa rápido! >:D<
**********

Retrato de margarida valente
Sex, 18/06/2010 - 10:53
margarida valente:
Membro desde: 18.06.2010

meu pai é portugues e,esteve no ultramar e depois teve que se fazer é vida e imigrou para frança, agradeço que alguem me imporme como poderei tratar dos papeis de FRANÇA E DO TEMPO DE ULTRAMAR.