Participação em Estudo sobre Práticas Alimentares ao longo da vida | A Nossa Vida

Participação em Estudo sobre Práticas Alimentares ao longo da vida

Retrato de VascoRamos
23.09.2021 | 17:59
VascoRamos:
Membro desde: 23.09.2021

Olá

Sou sociólogo no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e estou a desenvolver uma investigação sobre Práticas alimentares ao longo da vida. Pretendo falar com pessoas que tenham passado recentemente por um acontecimento relevante, i.e. algo que alterou de forma significativa o seu modo de vida, com impacto na composição do agregado familiar. Exemplos dessas alterações são: saída de casa dos pais; início de uma relação conjugal; nascimento de um filho; separação, divórcio ou viuvez; migração. Esse acontecimento deverá ter ocorrido nos últimos 2 a 3 anos.

O estudo consiste em duas atividades, a ter lugar em momentos distintos:

- Entrevista biográfica com duração estimada de 90 minutos. Nesta atividade falaremos da sua relação com a alimentação ao longo da vida, incluindo memórias da infância, até à forma como se alimenta no presente.

- Visita à cozinha de casa, com duração estimada de 30-45 minutos. Nesta visita pretende-se ver onde cozinha, que eletrodomésticos usa, onde guarda alimentos (frigorífico e despensa), etc.. Com a sua autorização, irei tirar algumas fotografias do espaço doméstico.

A participação no estudo é anónima, sendo assegurada a confidencialidade de todas as respostas. Por razões logísticas, tenho interesse em falar com pessoas que residam na Área Metropolitana de Lisboa.

O estudo está associado a um contrato individual de trabalho e não recebeu qualquer financiamento. Deste modo, não disponho de fundos para recompensar os participantes em termos monetários. A recompensa é simbólica, pois as atividades desenvolvidas durante o estudo poderão levá-lo/la a refletir sobre a forma como se alimenta, trazendo à memória a alimentação na infância ou noutras fases da vida.

Caso tenham interesse em participar e contribuir para o conhecimento científico sobre a sociedade portuguesa, por favor entrem em contacto através de email para [email protected] . Através do mesmo email também poderei prestar informações e esclarecer quaisquer dúvidas que tenham. Também podem responder a esta mensagem por PM.

Muito obrigado.

Vasco Ramos