opinião - viver juntos | A Nossa Vida

opinião - viver juntos

Retrato de Gabi H.
04.01.2013 | 16:28
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Olá! Smile Venho cá hoje (como de costume) pedir uma opinião vossa!
Eu e o meu namorado estamos já à uns tempos a pensar morar juntos (e eventualmente casar, se o dinheiro assim o permitir), mas ainda não tínhamos concretizado essa vontade, devido aos factores económicos.. Agora que eu já tenho emprego, voltamos a ter essa oportunidade e a falar no assunto! E agora é que vem o problema, sobre o qual eu preciso da vossa opinião.. O problema, é que tenho dúvidas: de um lado tenho o meu namorado, com quem eu tenho MUITA vontade de viver, e do outro lado tenho os meus pais e a minha irmã de 7 anos, com quem eu não me consigo imaginar sem viver com eles..

Passo a explicar, para perceberem melhor:
Tenho 20 anos (quase 21), e namoro à aproximadamente dois anos. Já fui pedida em casamento, mas a conjuntura económica e outros factores não tem permitido ir com o casamento em frente. Amo muito o meu namorado, damo-nos super bem, e não tenho nenhumas dúvidas de que quero ir viver com ele agora. Ele quer exactamente o mesmo que eu. Temos condições para isso: os dois emprego, maturidade, e local para morar.

Neste momento moro com os meus pais, e com a minha irmã de 7 anos, que é como uma filha para mim. Tenho uma relação diferente com os meus pais e com a minha irmã.. Somos MUITO ligados, somos os melhores amigos uns dos outros. Costumamos dizer que só nos temos a nós, e é verdade! A minha mãe sofreu e sofre de uma depressão grave, a qual já a levou a fazer coisas de que se arrepende, e já esteve internada.. O que nos fez aproximar ainda mais, e o que me faz ter ainda mais 'medo' de sair de casa! Ela agora já está muito melhor, mas sei que há dias em que se eu não estivesse aqui em casa para ajudar, não sei como seria.. Quando vou de férias, estou sempre a ligar para casa a ver se está tudo bem (preocupação por causa das coisas que já passamos com a doença...), e estou sempre cheia de saudades ou com medo que aconteça alguma coisa. Até sinto remorços por sair e os deixar às vezes! Além disso, tenho a minha irmã, que como já disse é uma criança e é como uma filha para mim.. Cresce um bocadinho todos os dias!

Conclusão: quero MUITO dar este passo com o meu namorado, é algo que ambos queremos muito, e achamos estar na altura de acordo com os planos e sonhos que temos para as nossas vidas.. por outro lado, não me consigo imaginar sem viver com os meus pais e com a minha irmã! Eu posso vê-los sempre que quiser, sim..! Mas ficar sem coisas simples que fazemos juntos em casa, ficar sem ver a minha irmã durante dias, ficar sem ver o seu desenvolvimento de perto, TUDO E TANTA COISA.. Tenho muito medo de não estar em casa para ajudar, e depois a minha mãe piore Sad

E a minha pergunta é: Sou eu a única a sentir-me assim, ou vocês antes de se casarem/juntarem também sentiam medo/receio/saudades? Passou com o tempo, habituarem-se?

Tenho noção que devem haver poucas pessoas a entender-me, a perceber a minha relação com os meus pais.. Mas peço a quem não entende, que pelo menos respeite, e que se quiser, também dê a sua opinião!

Quero muito morar com o meu namorado, e está na altura que planeei, mas agora, na hora H, tenho medo de deixar os meus pais.. Mas também sei que este medo não vai passar enquanto eu não sair mesmo, seja agora, ou daqui a 10 anos..


Retrato de turtlee
Sex, 04/01/2013 - 17:32
turtlee:
Membro desde: 01.10.2012

eu acho isso completa/ normal e bastante adequado. Quem gosta, sente/sofre e é normal teres inseguranças (eu tb as tenho) e penso k tda gente tem, a não ser k n tnha uma situação familiar identica à tua. No entanto tu vais ter de dar esse passo, já que amas o teu namorado... Pensa: é como ir estudar para longe, ao inicio custa mas passado um mes ja te habituaste e consegues cnciliar tdo. E serve para crescermos, e mto!
se a vontade é viver com o teu namorado, vai! tenta ao inicio ir almoçar/jantar a casa dos teius pais, leva a tua irma para ir dormir a tua casa (ela vai adorar!),p.ex. e vais vendo como te adaptas.
Segue em frente... pensa nas css boas Wink

Retrato de simplesmentemaria
Sex, 04/01/2013 - 17:39
simplesmentemaria:
Membro desde: 31.01.2012

Gabi H. wrote: Olá! Venho cá hoje (como de costume) pedir uma opinião vossa!
Eu e o meu namorado estamos já à uns tempos a pensar morar juntos (e eventualmente casar, se o dinheiro assim o permitir), mas ainda não tínhamos concretizado essa vontade, devido aos factores económicos.. Agora que eu já tenho emprego, voltamos a ter essa oportunidade e a falar no assunto! E agora é que vem o problema, sobre o qual eu preciso da vossa opinião.. O problema, é que tenho dúvidas: de um lado tenho o meu namorado, com quem eu tenho MUITA vontade de viver, e do outro lado tenho os meus pais e a minha irmã de 7 anos, com quem eu não me consigo imaginar sem viver com eles..

Passo a explicar, para perceberem melhor:
Tenho 20 anos (quase 21), e namoro à aproximadamente dois anos. Já fui pedida em casamento, mas a conjuntura económica e outros factores não tem permitido ir com o casamento em frente. Amo muito o meu namorado, damo-nos super bem, e não tenho nenhumas dúvidas de que quero ir viver com ele agora. Ele quer exactamente o mesmo que eu. Temos condições para isso: os dois emprego, maturidade, e local para morar.

Neste momento moro com os meus pais, e com a minha irmã de 7 anos, que é como uma filha para mim. Tenho uma relação diferente com os meus pais e com a minha irmã.. Somos MUITO ligados, somos os melhores amigos uns dos outros. Costumamos dizer que só nos temos a nós, e é verdade! A minha mãe sofreu e sofre de uma depressão grave, a qual já a levou a fazer coisas de que se arrepende, e já esteve internada.. O que nos fez aproximar ainda mais, e o que me faz ter ainda mais 'medo' de sair de casa! Ela agora já está muito melhor, mas sei que há dias em que se eu não estivesse aqui em casa para ajudar, não sei como seria.. Quando vou de férias, estou sempre a ligar para casa a ver se está tudo bem (preocupação por causa das coisas que já passamos com a doença...), e estou sempre cheia de saudades ou com medo que aconteça alguma coisa. Até sinto remorços por sair e os deixar às vezes! Além disso, tenho a minha irmã, que como já disse é uma criança e é como uma filha para mim.. Cresce um bocadinho todos os dias!

Conclusão: quero MUITO dar este passo com o meu namorado, é algo que ambos queremos muito, e achamos estar na altura de acordo com os planos e sonhos que temos para as nossas vidas.. por outro lado, não me consigo imaginar sem viver com os meus pais e com a minha irmã! Eu posso vê-los sempre que quiser, sim..! Mas ficar sem coisas simples que fazemos juntos em casa, ficar sem ver a minha irmã durante dias, ficar sem ver o seu desenvolvimento de perto, TUDO E TANTA COISA.. Tenho muito medo de não estar em casa para ajudar, e depois a minha mãe piore

E a minha pergunta é: Sou eu a única a sentir-me assim, ou vocês antes de se casarem/juntarem também sentiam medo/receio/saudades? Passou com o tempo, habituarem-se?

Tenho noção que devem haver poucas pessoas a entender-me, a perceber a minha relação com os meus pais.. Mas peço a quem não entende, que pelo menos respeite, e que se quiser, também dê a sua opinião!

Quero muito morar com o meu namorado, e está na altura que planeei, mas agora, na hora H, tenho medo de deixar os meus pais.. Mas também sei que este medo não vai passar enquanto eu não sair mesmo, seja agora, ou daqui a 10 anos..

Gabi,

Percebo perfeitamente os teus receios e penso que todas as pessoas os têm antes de sair de casa (uns mais que outros como tudo na vida). Tendo uma relação tão próxima com os teus pais e uma mana tão pequenina ainda mais.

Mas um dia, mais cedo ou mais tarde, terás de dar esse passo. Os teus pais para constituirem a famílai deles também tiveram que deixar os pais deles. É a ordem natural da vida

Ainda és novinha e podes esperar mais uns tempos mas não podes adiar por muito tempo uma evolução natural do teu namoro.

Podes sempre levar a tua mana a passar uns dias convosco e ir jantar com os teus pais 2 ou 3 dias por semana, por exemplo.

Irias morar muito longe deles?

Maria

Retrato de Gabi H.
Sex, 04/01/2013 - 17:56
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Ainda bem que acham normal, sinto-me mesmo ''esquisita'' Laughing
Eu sei que mais cedo ou mais tarde isto vai ter q acontecer, e q mesmo que eu espere, vai-me custar exactamente a mesma coisa ou ainda mais Confused Custa tanto!

E o meu namorado sabe a relação que eu tenho com os meus pais, e ainda ontem me disse que às vezes não insiste mais na história de vivermos juntos, porque tem medo que eu esteja sempre a ligar para os meus pais ou ''enfiada'' em casa deles, e que ele não ia aguentar isso.. E eu disse-lhe que era exactamente isso que ia acontecer no início, e que ele tinha de ter paciência comigo!

Não, não iamos morar longe! ( apesar de para mim já ser muito )
A idéia inicial era morar nos mesmos apartamentos mas num bloco diferente, mas como não tem aparecido nada para alugar por aqui.. Pôs-se a idéia de morar noutra freguesia (onde os meus pais e o meu namorado trabalha), que fica a 10/15 minutos de carro daqui..

Retrato de aravia
Sex, 04/01/2013 - 19:32
aravia:
Membro desde: 11.08.2012

Olá Gabi! Se sentes que é a hora de viver com o teu namorado e há possibilidade, então é o momento certo.
O resto são medos, dúvidas, anseios que em breve serão resolvidos.
Tudo vai correr bem Smile
Força!

Retrato de MiniLuZ
Sex, 04/01/2013 - 20:11
MiniLuZ:
Membro desde: 25.05.2010

Eu quero viver com o meu namorado, ele quer viver comigo, mas, infelizmente, isso não vai acontecer num futuro próximo...
No entanto, é algo sobre o qual falamos e eu sei que, apesar de a necessidade de ter um lugar nosso ser muita, vai custar-me horrores quando sair cá de casa, confesso que a ideia de não ver os meus pais todos os dias deixa-me muito em baixo...
Por isso, compreendo o que estás a sentir... mas se é algo que querem e se têm condições para o fazer, acho que devem ir em frente! Wink

Retrato de Soponipiapa
Sex, 04/01/2013 - 21:11
Soponipiapa:
Membro desde: 26.03.2012

Ainda és muito nova Gabi, talvez por isso sintas ainda tanto apego aos teus pais, o que é muito bonito e não deves lutar contra.

Podes esperar mais um tempo para ir viver com ele e pode ser que apareça o tal apartamento perto da casa dos teus pais e depois vais indo devagarinho, dormes lá sim dia não... e com o tempo vais ver que isso passa.

Se ainda te sentes assim tão dividida é porque ainda não chegou a hora, naturalmente vai chegar Smile

Retrato de pitalina
Dom, 06/01/2013 - 22:52
pitalina:
Membro desde: 08.09.2011

Comigo foi mil vezes mais complicado: saí de casa dos meus pais para viver junto com o homem da minha vida no ESTRANGEIRO Sad Eu tinha na altura 22 anos. Confesso que não foi um passo fácil, e ainda por cima só chego a visitar os meus pais, irmão e amigos em Portugal 1x por ano (pois os preços dos voos são muito caros e neste momento estou desempregada).
Quando dei este passo gigante, foi mais fácil (especialmente para a minha mãe) de aceitar. Pois a minha mãe também fez o mesmo pelo meu pai (ela é inglesa).
Confesso que também preocupo-me pela minha mãe (não pela mesma razão do teu caso) pois o casamento dos meus pais não tem sido nada boa. Há anos que ela pensou em levar a mim e ao meu irmão ao país de origem dela. Ela não quis que ficássemos sem o nosso pai e então decidiu ficar em Portugal, ficou apenas por amor por mim e pelo meu irmão. Saí de casa e ela agora só tem o meu irmão (ele ainda vive com os meus pais e é mais velho que eu).
Custa-me imenso quando penso que deixei-a, depois de tudo o que ela fez por nós. Mas ela sempre apoiou-me. Quando despedi da minha mãe, vi os olhos a brilhar com lágrimas, contudo ela não deixou uma única lágrima a cair, pelo contrário ela deu-me um sorriso e um forte abraço...admiro a coragem dela. E espero que algum dia, quando for a minha vez de deixar os meus filhos "saírem do ninho" que eu tenha a mesma coragem e força que a minha mãe teve!

Quando eu lembro-me da razão que eu vim embora, sinto-me sempre feliz. Tudo vale a pena por amor Smile

P.S. - uma dica que posso dar-te: durante a semana ficavas na vossa casinha e aos fins de semana iam dormir na casa dos teus pais. Boa sorte Smile

Retrato de Gabi H.
Ter, 08/01/2013 - 16:31
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

em primeiro lugar, obrigada a todas pelas respostas! Smile

respondendo a algumas questões e sugestões dadas.. infelizmente não é possível fazer o jogo do ''devagarinha''! um dia durmo lá, outro cá, almoçar muitas vezes aqui, passar um fim-de-semana lá e a semana cá.. não dá! pelo simples motivo que os meus pais jamais permitiriam isso! eles são muito ''quando for, é!'', não há cá meias medidas.. já para passar um fim-de-semana fora com o meu namorado, é super dificil, porque eles não gostam que eu durma com ele! não me perguntem porquê, mas dizem que é quase como ''não me dar ao respeito''. por exemplo, eles sabem perfeitamente que eu tenho relações sexuais com o meu namorado, e nunca se sentiram incomodados com isso, e acham normal.. mas não acham normal eu querer passar uma noite com ele! acham que isso, só depois de casar/viver juntos.. por isso quando eu sair de casa, tem de ser mesmo a valer Smile

quanto à minha decisão.. já começamos a ver sitios para ficar! para nos mudarmos daqui a dois ou três meses, queremos fazer as coisas com mais calma.. quando for, será!

mas aconteceu uma coisa má Sad fomos ver uma casa que ADORAMOS!! Eram umas águas furtadas.. E a parte de baixo estava desabitada a maior parte do ano.. Perfeito! Era perto, BARATA, linda, tinha exactamente aquilo que queriamos. Apaixonamo-nos pela casa e hoje voltamos lá para ver melhor, e para acertar as coisas com o homem.. Ora, não podemos alugar aquela casa Sad Porquê? A parte da sanita, ficava na parte baixa do tecto.. E o meu namorado não cabia lá, nem sequer sentado!! E mesmo no lava-louças, ele não cabia completamente direito Sad Ficamos muito tristes mas não havia hipóteses.. Agora tenho medo de não encontrar mais nenhuma como aquela.. Era totalmente a nossa cara, e o preço espectacular mesmo..

Retrato de Soponipiapa
Qua, 09/01/2013 - 02:09
Soponipiapa:
Membro desde: 26.03.2012

Vai aparecer outra Smile

Eu andava (até ontem) à procura de casa, e MAGIA aconteceu Smile

Vais ver que magia acontece para a vossa casa, acredita muito!

Retrato de Gabi H.
Qui, 10/01/2013 - 13:32
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Parabéns então! Grin Grin
Espero mesmo q isso aconteça comigo.. Já aconteceu magia naquela, mas depois.. -.- Sad
Agora é continuar a procurar..

Post