Minuta Contrato Part-time | A Nossa Vida

Minuta Contrato Part-time

Retrato de SRG
23.06.2008 | 13:53
SRG:
Membro desde: 10.01.2008

Olá
gostaria de saber se alguem me pode fornecer uma minuta de Contrato de Trabalho em Regime de Part-time?

Obrigado

Bjinhos
Sara


Retrato de Inês G.
Seg, 23/06/2008 - 15:30
Inês G.:
Membro desde: 30.01.2008

Minha querida, gostaria de te deixar aqui um conselho...se estás a necessitar de fazer um contrato em part-time, acrediat que é melhor que consultes um especialista. É que por vezes pensámos que é lgo mto fácil de fazer e que ainda poupamos uns trocos para outras coisas que "realmente" (pensamos nós) interessam... mas a verdade é que um contrato mal feito pode (e a maior parte das vezes dá) dar muitas dores de cabeça. Um contrato muda sempre consoante é feito para a entidade patronal ou o trabalhador. Eu, que trabalho na área, posso dizer-te que primeiro é preciso saber vários pormenores e ver se és empregadora ou trabalhadora, pq aí eu farei o contrato de forma a beneficiar-te...e se fores trabalhadora e o teu patrão já te apresentar o contrato convém q o leves a um advogado para ele to ver e te aconselhar a assinar ou n, ou a mudar algumas cláusulas q mtas x são ratoeiras, entendes? Por experiência, decidi dar-te este conselho pq de futuro os gastos poderão ser enormes para ti caso n te aconselhes c quem sabe. Beijinhos e desculpa o testamento;)

Retrato de SRG
Seg, 23/06/2008 - 16:06
SRG:
Membro desde: 10.01.2008

muito obrigado pelo conselho e por me advertires para o que pode resultar de um contrato de trabalho mal elaborado.

Neste caso, eu represento a parte trabalhadora.

O meu patrão disse-me para eu fazer o meu contrato de trabalho em part-time baseando-me num contrato a tempo inteiro, alterando apenas os valores de remunerações e as horas de trabalho, eu não sei se realmente serão apenas estas as alterações a fazer... não me parece...

Mas eu quero ter o maximo de cuidado e já que estou a fazer eu própria o meu contrato, quero conseguir precaver-me de determinadas situações e ao mesmo tempo não me "deixar enganar".

Desta forma, coloquei aqui este tópico pq alguém poderia ter uma minuta, na qual eu me pudesse basear e fazer o meu contrato todo direitinho, com as clausulas todas certinhas, sem faltar nada nem ter nada a "mais".

Não sei se me fiz entender.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda Inês.

Bjinhos
Sara

Retrato de Inês G.
Ter, 24/06/2008 - 15:48
Inês G.:
Membro desde: 30.01.2008

Olha, fizeste-te entender perfeitamente:)

O que te posso dizer é o seguinte: De facto, tens toda a razão em desconfiar...não se faz um contrato assim, "Às três pancadas", com se costuma dizer...muito menos um contrato de trabalho, seja elwe qual for, uma vez que envolve a tua estabilidade financeira e essa envolve outros tipos de establidade, n é?

Por isso, corres imensos riscos se fizeres o q o teu patrão quer q faças, q é adaptar o contrato tempo por base um contrato a tempo inteiro. Isso é ridículo...

Para q vejas q n é assim tão simples, primeiro q tudo tem q se atender ao tipo de trabalho q vais desenvolver e ver se há alguma convenção colectiva a regular essa situação profissional.

Depois ter-se-á q ter em conta todas as especificidades que o código do trabalho estipula relativamente aos contratos a tempo parcial e depois ver se é a termo certo ou incerto, compreendes?

Se te sentires incapaz de o fazer sozinha, eu posso ver isso para ti e redigir o contrato todo direitinho, mas precisava saber mtos pormenores e dados fundamentais.

Se quiseres contacta-me para : [email protected].

Bjinhos!

Retrato de SRG
Qua, 25/06/2008 - 13:44
SRG:
Membro desde: 10.01.2008

afinal o meu boss resolveu-se a mandar fazer o contrato ao advogado.
Agora quando o receber, tenho de o ler com bastante atenção e se necessário alterar algumas clausulas.

Eu em anteriores trabalhos nunca tive este tipo de problemas, basicamente porque sempre foram a tempo inteiro, mas como agora ve vi numa situação de part-time, não quero correr riscos.

Mais uma vez mt obrigado pela tua ajuda e pelos conselhos.

Bjinhos
Sara

Post