Minhas ratinhas twister | A Nossa Vida

Minhas ratinhas twister

Retrato de Haruno
15.02.2021 | 23:22
Haruno:
Membro desde: 15.02.2021

Tenho duas ratas twister albinas, ambas vieram do laboratório da faculdade da minha irmã (q estuda psicologia). Quando os estudos com os ratos acabaram, minha irmã decidiu adotar duas. Não sei exatamente quanto tempo faz, mas foi a menos de um ano (talvez elas tenham chegado pro volta da metade do ano passado) quando elas chegaram tinham cerca de 4 meses e agora, provavelmente, têm quase um ano já.

Como as ratas eram da minha irmã, eu apenas alimentava e ajudava a limpar a gaiola, mas esperava que ela quem providenciasse tudo que as pequenas precisariam. De vez em quando eu falava com ela, dizia coisas como: "essa gaiola é apertada pra elas", "a gente devia arranjar um espaço pra soltar elas pra elas brincarem", "a gente podia colocar alguma coisa na gaiola pra elas se distraírem", mas ela sempre me ignorava, dizia que depois a gente resolvia ou simplesmente falava que elas não precisavam. Pouco tempo atrás ela chegou a dizer algo como "Se é o suficiente pra elas sobreviverem, então já tá bom". Pois é, ela realmente disse uma coisa bem insensata. Depois disso finalmente caí na real e percebi que minha irmã não dava a mínima pra essas ratas, então decidi que eu mesma cuidaria delas.

As ratas, desde que chegaram, estão morando em uma gaiola de hamster, que não muito pequena, mas também não tem espaço suficiente. Além disso, elas tem sido alimentadas com aquelas sementes de girassol que se compra pra hamster e papagaios. As duas são bastantes ariscas e, a única vez que uma delas saiu, foi durante uma noite que a portinha da gaiola ficou aberta, na época fui bastante descuidada na hora de pegar ela pra pôr na gaiola de volta e, quando finalmente arrumei um espaço pra soltar elas, nem uma das duas quiseram pisar pra fora da gaiola (tenho medo que isso tenha sido minha culpa por causa do incidente quando uma delas escapou).

Mas, depois de tudo isso, o que eu realmente quero saber, é como fazer as duas confiarem em mim. Como disse antes, as duas são muito ariscas e até um pouco agressivas, pois se chagar perto elas mordem, inclusive me machuquei hoje quando tentei me aproximar.

Procurei dicas na internet de como fazer elas confiarem em mim, mas muitas envolvem aproximação e contato, como fazer isso se elas atacam quando colocamos nossa mão perto? Existe algum jeito de conquistar a confiança delas? E tem como eu evitar as mordidas no processo?

E quanto ao espaço? Eu realmente devo comprar uma gaiola maior ou só soltar elas em um espaço maior de vez em quando já é o suficiente?

Caso eu realmente precise de uma gaiola maior, no momento não posso comprar, mas quando tiver dinheiro vou providenciar gaiola, comida melhor e se possível algum tipo de brinquedo ou distração pra deixar com elas na gaiola.

Enfim, eu acho que é isso, um obrigado adiantado pra quem tiver paciência de ler tudo e me ajudar com minhas dúvidas.