Medo de engravidar... | A Nossa Vida

Medo de engravidar...

Retrato de rfrrcst
10.03.2019 | 17:18
rfrrcst:
Membro desde: 10.03.2019

Escrevo esta mensagem na esperança de perceber se o que sinto é algo normal, ou se devo procurar ajuda...
Tenho 20 anos e iniciei a minha vida sexual há pouco mais de um ano.
Tomo a pílula Gynera há uns 4 anos e sempre fui muito certa no que toca a tomar os comprimidos, raramente me esqueço de tomar algum. Mas desde que iniciei a minha vida sexual que tenho muito receio de engravidar, diria até mesmo pânico. Todos os meses sinto ansiedade quando acabo de tomar a cartela e faço a pausa para me vir o período, sentindo um medo enorme de que a minha menstruação não venha... Maior parte das vezes faço uso do preservativo também, e sinto-me segura... mas quando não o utilizo sinto muito medo que alguma coisa falhe e que eu possa engravidar... Não me sinto segura só ao tomar a pílula, mesmo que a tome corretamente.
Será normal da minha idade sentir-me tão insegura?
Obrigada desde já pela vossa ajuda e opinião!


Retrato de Konigvs
Ter, 12/03/2019 - 20:10
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Eu acho que o medo de engravidar é normal e sinal de responsabilidade. E é também um medo e responsabilidade partilhado também por muitos homens.
A pílula tem uma grande eficácia que tende para os 100%, sendo só precisa atenção quando interagida com outros medicamentos, ou quando se tem vómitos e todas essas coisas que saberás melhor que eu. O preservativo é um método de barreira também ele muito eficaz quando bem usado. Usando dois métodos em simultâneo então só mesmo por obra do Espírito Santo é que poderia engravidar!

Mas hoje em dia, ao contrário do que acontecia ainda não há muitos anos, existem ainda dois últimos recursos: a pílula do dia seguinte e a interrupção voluntária da gravidez. Portanto, acho importante que sejas responsável, e que tenhas receio de engravidar, mas fazendo tudo bem à partida não haverá problema, mas caso haja, podes estar tranquila porque hoje, felizmente, tens apoio por parte do Estado.

Retrato de _deus_vult
Qua, 08/05/2019 - 12:41
_deus_vult:
Membro desde: 17.09.2016

É normal. Eu também era assim, a certa altura e apesar de tomar a pilula o periodo atrasava-se por causa do stress. A única forma de não ter essa ansiedade é não ter relações. Quando eu não tinha ficava super calma mesmo que o período não viesse porque sabia que era impossível estar grávida...