Alguém sabe o que saiu no ano passado na prova de português para o acesso aos maiores de 23???eu ando a ter explicações mas tenho medo porque nao sei se vou ter tempo de assimilar tanta materia...Cesario Verde, Fernando Pessoa, José Saramago...é muita coisa!!
Olá
Este é o forum mais indicado http://www.exames.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=56
Mas saiu memorial do convento na dissertação do texto ou na análise da obra?
Porque no modelo que facultaram este ano a análise o do texto é baseada num excerto do poema "nós" de Cesário Verde.
Também concorrí pelos maiores de 23, mas não vou fazer exame a português, não o especifico..De qualquer modo, suponho que isso possa variar de ano para ano, mas sobretudo de faculdade para faculdade! Só mesmo esperar pela afixação dos conteúdos de exames..
Boa sorte
Penso que pode variar de universidade para universidade. O ano passado, na de Aveiro, saiu Saramago, um excerto d'As Pequenas Memórias, para interpretares, mas são questões que não implicam que conheças a obra. Podes ver aqui:
http://www.ua.pt/M23/ReadObject.aspx?obj=9354
As outras questões prendem-se com temas do Funcionamento da Língua (classes de palavras, por exemplo) ou até curiosidades do Português, que têm muito mais a ver com a utilização correcta da Língua do que propriamente com conteúdos leccionados na escola...
Boa sorte! 
Eu ja tenho o conteudo programatico ha algum tempo e ando a seguir-me por ele, só keria saber o que saiu no ano passado.A professora com kem estou a ter explicações está convicta que vai sair Cesario Verde com um excerto para analisar e que sai memorial do convento para fazer uma dissertação breve.
É muita matéria para assimilar em pouco tempo
Penso que isso será sempre um incógnita! Também poderia concorrer com exame de português mas sinceramente acho muito subjectivo! Vou concorrer com biologia...e a matéria também é mais que muita
Não sei se na tua faculdade há uma exame de português sem ser esse especifico..há?
Pelos menos que eu saiba não, quem está a concorrer pelo metodo dos M23 e vai para o curso que eu vou o exame é este de Português, não ha mais nada.
Membro desde: 14.09.2009