Ola meninas!
É o meu primeiro ano na empresa que estou e em Janeiro apresentaram-me uma tabela para a marcação das mesmas. O problema está em, marquei para Maio e foi aprovado marquei para Setembro e o patrão diz que não me dá os dias porque dois do meu turno marcou em 4 dias que conciliam com as minhas. Ora bem estamos em Março coloquei os dias ao mesmo tempo e não me disse nada até ao dia de hoje. Marquei já tudo para a segunda quinzena de Setembro, tenho tudo pago e impossível reaver o dinheiro e/ou remarcação das ferias. Marquei apenas uns 10 dias ao total pois ainda tenho tempo para marcar. A minha dúvida é, caso não haja acordo e que não seja afixado até dia 15 de Abril as férias. O que posso fazer? Não percebo muito de leis nem direitos nem deveres, quem puder ajudar agradecia.
Ninguém se deve dar ao luxo de marcar e pagar férias sem que as mesmas sejam aprovadas pela entidade patronal.
A entidade patronal só é obrigada a dar-te o dinheiro gasto da viagem se eles tiverem aprovado férias e depois anularem-te as mesmas.
Se não existe mapa aprovado é um risco que corres.
Olá Patricia.
É assim, a entidade empregadora tem de afixar o mapa de férias até 15 de Abril. Portanto nessa data, as férias têm de estar marcadas e aprovadas.
Por norma, as empresas deixam a cargo dos colaboradores escolherem os dias de férias. Mas se não concordarem, podem marcar para quando quiserem.
Quero com isto dizer;
Apesar de as teres marcado, a entidade empregadora não é obrigada a aceitar a tua proposta de datas.
Se te dissessem que não podes tirar o dia que marcaste de férias após 15 de Abril, poderias sempre utilizar esse trunfo. Mas só como argumento. Poderias fazer queixa mas não te iria valer de muito, no máximo a empresa poderia ter de pagar uma multa mas, tenho sérias dúvidas que sequer dessem importância à queixa. Estamos em Portugal.
Antes dessa data, da empresa afixar essas datas como teus dias de férias, não podes considerar esses dias como férias.
Ou seja, neste momento aconselho-te a explicares a situação ao teu patrão e tentarem chegar a algum acordo que te seja favorável.
De futuro, aconselho-te a nunca fazeres planos antes de teres as férias aprovadas.
Dou-te o meu exemplo,
Entreguei o meu mapa de férias em Fevereiro. O meu patrão aprovou alguns dias mas não aprovou os mais importantes, aqueles que precisava para ir de férias para fora. Como tinha mesmo de ter a certeza para poder comprar viagens e afins, falei com ele e expliquei que precisava mesmo que ele visse e a provasse as férias de Junho para comprar a viagem. E ele assim fez. É claro que, só depois de ter as férias aprovadas é que reservei tudo.
Enfim, o que te aconselho sempre é a falares.
Boa sorte.
Membro desde: 03.03.2015