Limpeza a fundo | A Nossa Vida

Limpeza a fundo

Retrato de Maribela
03.11.2015 | 13:10
Maribela:
Membro desde: 03.11.2015

Olá!

Já tinha visitado o site e o forum muitas vezes mas, agora que estou prestes a juntar os trapinhos com o meu namorado, resolvi finalmente inscrever-me porque considero que a troca de opiniões que por aqui se faz pode ser bastante útil para o dia-a-dia.

Ora, é o seguinte:

Como referi, eu e o meu namorado vamos morar juntos, alugamos uma casa e andamos já na azáfama dos preparativos. Como em breve pensamos mudar-nos, as limpezas têm de ser feitas. O chão da cozinha tem alguns riscos, as bancadas estão cheias de pó e - parece-me - também gordura, as soleiras das janelas têm lixo entranhado, as loiças da casa de banho (bem, que medo!) estão a precisar de uma boa limpeza e os armários da cozinha têm papel autocolante a forrar o fundo que precisa urgentemente de ser substituído!

Neste sentido, aquilo que gostaria de saber seria se alguém conhece assim algum produto mágico para fazer uma boa limpeza a fundo de tudo isto (ou da maior parte). Já comprei o lava-tudo para o chão da Ajax, a lixívia Neoblanc, o Cif de frutos vermelhos para o wc (embora em casa dos meus pais utilize Sonazol wc em gel ou spray e goste bastante, mas aproveitei uma promoção) e tenho também o sonazol amoníaco em gel.

Alguma sugestão?

Obrigada!


Retrato de Sasami
Ter, 03/11/2015 - 13:49
Sasami:
Membro desde: 06.03.2013

Ola estou tambem para me mudar para a minha casa com o marido e bem quando decidimos arrendar a casa vimos logo que iamos ter muito trabalho ate nos mudarmos! pintar a casa toda incluido porque quem la esteve antes nao fez nada, mas NADA mesmo, nem limpezas!! pedimos uns meses de renda para arranjarmos a casa ate estar habitavel! portanto se queres fazer a limpeza a fundo e mudares-te logo nao sei, ou a casa ta minimamente limpa ou netao tiveste sorte lol... começámos com as limpezas a fundo antes das pinturas e digo-te que foi um suplício, usámos 5 frascos de Mistolin so para limpar a cozinha! era gordura por todo o lado, a marmore estava amarela em vez de branca, lixívia com fartura para desinfectar tudinho! eu foi à base de Mistolin e lixívia para limpar tudo, nao usei ca essas coisas de sonasol ou cif com cheiro xpto lol.

Retrato de Maribela
Ter, 03/11/2015 - 14:27
Maribela:
Membro desde: 03.11.2015

Bem... realmente... Como é que alguém conseguirá viver assim Surprise

De facto, nesse aspecto devemos ter tido sorte já que a casa foi toda pintada por conta do senhorio, mudou também as fitas das persianas, a tampa da sanita que não estava grande coisa e o chão, excepto o da cozinha. Só que o chão da cozinha tem alguns pontinhos tipo ferrugem (possivelmente de electrodomésticos e/ou móveis que lá estavam e deixaram as marcas) e tem também alguns traços pretos que deve ser arranhado mas enfim, caso não saia a esperança é que dê para disfarçar com o que lá vamos colocar. Entretanto foi minimamente limpo, mas claro... quem diz limpo é dar uma passadela com vassoura provavelmente, porque o chão não tem muito lixo mas os rodapés e as coisas que referi, sim... No fim de semana ao ligar a água descobrimos que o autoclismo não veda e a água cai directamente na sanita mas amanhã já lá vai um picheleiro por conta do senhorio para tratar do assunto (não foi antes porque também não pudemos estar lá durante o dia e a electricidade só vai ser instalada depois de amanhã). Por isso, a nível de senhorio acho que não fiquei nada mal servida, parece muito cuidadoso!

Entretanto vou tentar com os produtos que tenho e ver no que dá... Só me preocupa mais é o armário porque tenho medo que fique com cola do papel autocolante e seja difícil tirar por completo para colocar o outro... Mas não será o fim do mundo =D

Retrato de Bemzinho
Ter, 03/11/2015 - 15:10
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Olá,

Que nojo...
Uma vez que não eram vocês que usavam a casa de banho, aconselho-te a usares lixívia em tudo, ou quase tudo.
Na minha casa, na casa de banho antigamente usava o Cif até ter experimentado o Sonasol Casa de Banho, às vezes compro o com lixivia, outras vezes o normal. Quando não compro o com lixivia para as sanitas uso sempre lixivia.
Em relação aos riscos do chão da cozinha, acho que não há forma de os eliminar, mas eu lavaria o chão com Sonasol verde amoniaco, ou mesmo lixivia para desinfetar a 1ª vez e depois comprava um detergente tipo sonasol magic, ou aquele sonasol que dá tanto para madeiras, como para o outro chão.
O Sonasol verde também é um bom desengordurante e desinfetante.
Quanto aos armários da cozinha, acho que a única hipotese é passares um pano húmido com algum detergente para madeiras.
Para a bancada da cozinha procura um detergente que dê para bancadas e que seja desinfetante também, se não estou em erro a Cif tem um.
Para o interior das gavetas, o ikea tem uns rolos de plástico próprio para forrar o fundo dos armários, acho que seria uma boa opção. Ou então voltar a forrá-los com outro papel ao teu gosto.
Das próximas vezes já comprava detergentes com cheirinho, mas por agora a minha prioridade seria desinfetar tudo.
Esta é a minha opinião, mas eu também sou assim um bocado esquisita com essas coisas.

Retrato de weddinglove
Ter, 03/11/2015 - 15:34
weddinglove:
Membro desde: 23.09.2013

Olá

Também me juntei há pouco e um produto que não conhecia mas que uso muito e já não dispenso é o mistolin (anti-gorduras). Descobri que, para além de remover toda a gordura da cozinha, também é fantástico a tirar o calcário e a deixar as torneiras de alumínio/inox na casa de banho muito brilhantes e como novas.

De resto uso produtos de limpeza de marcas brancas. São iguais aos de marca, e são bem mais baratos.

Boa sorte para as novas mudanças!! Smile

Beijinhos

Retrato de Maribela
Ter, 03/11/2015 - 15:53
Maribela:
Membro desde: 03.11.2015

Sim, esse Sonasol deve ser o que utilizo em casa dos meus pais. É realmente bastante bom e agora existe um em spray que limpa as loiças do WC que é uma maravilha mas, apesar disso, como não fica o líquido visível ao espalhar com o pano e e tirar com água (nem sei bem explicar), não sei o que me parece e, por isso, prefiro raramente o gel (provavelmente quando acabar o CIF vou comprar desse). Quanto à sanita também costumo sempre colocar lixívia (pelo menos no fundo) e depois esfrego bem o fundo com o piaçaba (assim limpo ambos em simultâneo).

Para limpar o chão costumo colocar o lava tudo com um pouco de lixívia por isso talvez faça dessa forma mas para os azulejos, bancada e armários da cozinha (são em lacado) estava a pensar utilizar realmente o Sonasol amoníaco em gel que tenho lá.

Quanto aos rolos para forrar por acaso estive na Ikea este fim de semana e não vi, mas, como lá dentro é um mundo, é desculpável. Tongue Ainda assim, a minha mãe tinha lá um papel autocolante de cozinha que gostei e talvez utilize esse, mas tenho de averiguar o que existe na Ikea.

Obrigada pelas dicas Bemzinho! =D Realmente a desinfecção é muito importante neste caso!

Também li acerca do vinagre branco/de álcool e bicarbonato de sódio. Alguém utiliza? Qual a opinião? Sabem de algum local onde se possa comprar na zona na zona do Porto (e arredores)?

Retrato de Maribela
Ter, 03/11/2015 - 16:12
Maribela:
Membro desde: 03.11.2015

Por acaso fiz uma encomenda no continente online que irão entregar Sábado (espero fazer as mudanças nesse dia) e pedi um tira-gorduras da marca continente (vamos lá ver se funciona...) e também o limpa-fornos (é capaz de dar jeito depois) mas, de facto oiço falar muito bem do Mistolin.

Eu sou também muito de marcas brancas (apesar de que há sempre coisas que gosto de uma marca específica), por exemplo, em casa dos meus pais para a roupa utilizo o skip, mas, para experimentar encomendei o detergente de sabão natural do Continente. Mas vou experimentando e vendo o que gosto mais de cada produto (quando somos nós a decidir existe sempre essa liberdade).

Obrigada weddinglove, ainda tenho algum trabalhinho pela frente.

Beijinho

Retrato de Bemzinho
Ter, 03/11/2015 - 16:20
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Sim a weddinglove tem razão este produto é fantástico, até podes colocar nos ralos da banheira, lavatório... Borrifas deixas atuar e depois passas com água.
Mas convém que seja mesmo Mistolin e não de marca branca, porque os de marca branca não são tão bons, experimenta vai ser o teu grande amigo.
Não sei se têm lareira com recuperador de calor, eu tenho e para limpar o vidro la lareira é uma maravilha e para as frigideiras, enfim tudo o que tenha gordura.
Só tem que se ter cuidado a usá-lo, convém usar-se luvas.
Eu só falei em lixivias e sonasol verde, porque acho que a primeira vez é melhor os produtos mais fortes para deixar tudo desinfetado, ainda para mais num estado desses, depois vais comprando e vendo o que é melhor.
Só não concordo que os produtos de marcas brancas sejam iguais, eu acho que os de marca são sempre mais fortes. Eu não sou contra as marcas brancas, se calhar ainda não encontrei os certos.
Eu não gosto da maior parte dos produtos de limpeza do Pingo Doce, por exemplo o Cif para a casa de banho do pingo doce e o liquido para o chão só fazem espuma. Mas já o Cif do continente até é muito bom, deixa um cheirinho... mas não é igual ao CIf original.
Os detergentes para a loiça à mão ou à máquina e para a máquina da roupa e amaciador, só compro mesmo de marca, já desisti dos de marca branca.
O que eu faço é aproveitar as promoções, tenho no facebook o "poupadinhos e com vales", em que aparece sempre os folhetos dos supermercados e aí vejo as promoções.
Os detergentes para as maquinas loiça e roupa e amaciador nunca os deixo acabar, ando sempre a ver as promoções e quando encontro o que me agrada compro mesmo que seja antes de acabar o que tenho em casa.
Por exemplo o Pingo Doce tem feito promoções do detergente loiça à mão Cif, por vezes faz também do sonasol casa de banho ou do sonasol para o chão.
O Jumbo costuma também ter muitas promoções do amaciador Confort e dos detergentes para a máquina da roupa e o Pingo Doce todas as semanas tem uma marca diferente em promoção.
Eu espero até aparecer o que quero em promoção e aí compro.
Mas para quem precisa de poupar as marcas brancas são sempre uma opção.

Retrato de Pokahontas1
Qua, 18/11/2015 - 12:50
Pokahontas1:
Membro desde: 01.06.2012

Da minha experiência agora só limpo a casa com este spray ultra pro do Pingo Doce, custa 1,99€, é muito forte e limpa muito bem gorduras etc.

Nunca mais comprei mais nada, aconselhei a quem trabalha com limpezas e adora:

http://coisasquefuncionam.com/blog/2015/10/09/limpar-casa-em-profundidad...

Retrato de Bemzinho
Qua, 18/11/2015 - 15:14
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Olá Pokahontas1 obrigada pela tua dica vou experimentar é que costumo usar o Cilit Bang para limpar os vidros do separador da minha banheira, porque após ter experimentado não sei quantos detergentes descobri que é a única coisa que tira as manchas. Não sei porquê mas a água junto com o gel de banho formam umas manchas que são muito difíceis de sair.

Vi também no teu blog que limpas o forno com um produto do pingo doce, também já me tinham falado muito bem dele, acho que também vou experimentar.

Vejam o blog da Pocahontas1 muito interessante e com boas dicas.

Obrigada.

Retrato de Pokahontas1
Qua, 18/11/2015 - 16:46
Pokahontas1:
Membro desde: 01.06.2012

Muito obrigado Bemzinho. Eu também usava cilit bang com lixivia e adorava, mas agora com o do Pingo Doce muito mais barato e é de igual qualidade nem penso duas vezes. A minha prateleira dos detergentes ficou mais vazia, antigamente era um sem numero de detergentes agora tenho esse, o do forno, ajax não dispenso e um para o pó dos móveis, mas esse quase nem uso utilizo ajax também Smile

Retrato de Francisca MJ
Qua, 25/11/2015 - 01:12
Francisca MJ:
Membro desde: 25.11.2015

O Mistolin é do melhor para a limpeza da casa a fundo. Para as juntas também é muito bom, colocas nas juntas dos azulejos (chão, cozinha, wc) deixas uns minutos e passas a esfregona. Ficam como novas.

Retrato de Susana E
Seg, 30/11/2015 - 23:22
Susana E:
Membro desde: 13.11.2014

Tb gosto muito do ultra pro. Uso na wc e cozinha.
Eu adoro produtos de limpeza,e gosto de variar nos do chão.
Os armarios da cozinha sabem com o que é que limpo? Com agua oxigenada, li e dizia que desinfectava tudo e realmente gostei!
Queria aproveitar para vos perguntar como é quelimpo o meu forno (é electrico). Está preto! Ja tentei limpar com produtos normais e nao sai. E o tabuleiro o meu namorado e o meu irmao resolveram fazerla biscoitos e aquilo ficou tudo carbonizado.

Retrato de Maribela
Ter, 01/12/2015 - 13:00
Maribela:
Membro desde: 03.11.2015

Entretanto experimentei o Mistolin e tenho a dizer que de facto é muito bom! Obrigada pelas dicas!

Susana E, comprei um produto da marca continente que parece muito bom (apesar de que o meu forno é novo e ainda não deu para testar a sério)! É um spray e diz mesmo "Limpa Fornos". Aplica-se pelo forno todo (convém que a cozinha esteja com boa circulação de ar), deixa-se a actuar algumas horas e depois limpa-se bem com um pano húmido. Entretanto não poderá ser utilizado durante 8h após a limpeza... É uma questão de fazer o teste! Wink

Retrato de Pokahontas1
Qua, 02/12/2015 - 12:08
Pokahontas1:
Membro desde: 01.06.2012

O Pingo Doce tem um produto próprio para limpar fornos, custa 1,99€ penso eu e é deitar no forno esperar cerca de 15 minutos e passar com um pano é um espetaculo.

É este aqui:
http://coisasquefuncionam.com/blog/2015/06/19/limpa-fornos-pingo-doce/