Limpar móveis cozinha...o PESADELO | A Nossa Vida

Limpar móveis cozinha...o PESADELO

Retrato de anabenfica
28.04.2009 | 19:07
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

É oficial, começo a desesperar com os moveis da cozinha...
que RAIVA!!

Por muito que limpe nunca ficam bem: ou ficam às manchas, ou é a gordura que não sai, ou perdem o brilho...já nao sei o que fazer.

A cozinha já cá estava por isso não tivemos voto na matéria. São em contraplacado maritimo, folheados com cor Wengue.
Farto-me de limpar e os ditos parecem sempre sujos e cheios de gordura (ficam umas manchita mesmo feias).

Já limpei com pronto, já limpei com tira gorduras, já limpei com detergente para madeiras diluido, lá limpei apnas com água...e nada resulta...

Será pedir muito conseguir ter uma cozinha limpa??

P.S. quando for grande vou ter uma cozinha imune a estas coisas...


Retrato de soniacarla
Ter, 28/04/2009 - 20:29
soniacarla:
Membro desde: 20.08.2007

tenta lavar com o liquido da loiça onde tiver mais gordura vais ver q sai logo

beijokas

Retrato de anabenfica
Ter, 28/04/2009 - 21:16
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Obrigada pelo conselho.

Mas só mais uma duvida? Não ficam "baços"? Quando usei o tira gorduras ficaram baços...

Retrato de soniacarla
Qua, 29/04/2009 - 13:32
soniacarla:
Membro desde: 20.08.2007

olha os meus n ficam baços, mas tb o tira gorduras deve ser mais corrosivo do q o detergente para a loiça, eu no fim passo lavo e os armarios tds com sonasol, ponho um alguidar com agua e sonasol e outro so de agua e vou limpado ficam cm novos acredita...

beijokas

Retrato de anabenfica
Qua, 29/04/2009 - 13:56
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Só mais uma questão: sonasol amoniacal?

Bjitos e obrigada

Retrato de Estrelinhaaa
Qua, 29/04/2009 - 14:02
Estrelinhaaa:
Membro desde: 08.07.2008

há um sonasol lava tudo em spray que é uma maravilha e não mancha e sai a gordura, se este não resultar experimenta com limpa-vidros, este tem desengordurante tb e pode ser que resulte

Retrato de soniacarla
Qua, 29/04/2009 - 14:21
soniacarla:
Membro desde: 20.08.2007

eu uso do amoniacal mas os q a estrelinha disse tb sao mt bons e resultam

jinhos

Retrato de anabenfica
Qua, 29/04/2009 - 14:33
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Limpa Vidros já tentei...e não deu grande resultado (mas eu tb uso marca branca...pode ser disso).

Amanha vou ver se encontro o sonasol spray, se nao hiuver compro amoniacal. Não costumo usar amoniacal por causa dos gatos...é que os gatos associação o cheiro do amonicao à urina, por isso se andasse por aí a limpar o chão coom amoniacal estava tramada :p

Retrato de carapim
Qua, 29/04/2009 - 14:58
carapim:
Membro desde: 16.08.2007

a cozinha da minha casa estava um esterco, tanto que tive que andar a betumar as juntas para ficar com melhor aspecto.

solução: para cima dos armários, amoniacal (suponho que os gatos não cheguem lá acima muitas vezes); depois, forrar com papel de alumínio ou mesmo de jornal (basta trocar 1 vez por ano). caso contrário, e para a gordura entranhada, cif em spray para cozinhas e um esfregão palha de aço.

para as portas, usar o mesmo cif e depois manter a limpeza usando limpa-vidros (eu só uso ajax). o ideal é experimentar os produtos todos num canto dos armários, para, se não ficar com bom aspecto, não estragar a cozinha toda (como fazemos com a nossa pele).

se não resultar, pode-se usar cif creme (aquele para limpeza geral), porque não é tóxico como o amoniacal e limpa muito bem superfícies metálicas manchadas. convém esfregar com um esfregão grosso. confesso que adoro o cif, porque realmente não conheço nenhum produto, de marca branca ou não, que limpe tão bem, tão depressa e deixe um cheirinho tão bom.

para o chão, eu uso amoniacal, mas um produto à base de lixívia serve. uma boa ideia é, depois de passar com água, passar com uma mopa para água da vileda; assim o chão não fica manchado e o detergente não fica a cheirar demais.

e é isto.

ah, uma dica: se o exaustor for de rede (sem filtro), convém passar por água todos os dias, como se faz com o fogão depois de cozinhar, porque as grelhas acumulam pó e passado algum tempo com a gordura é impossível de limpar. conselho da sogrinha

Retrato de anabenfica
Qua, 29/04/2009 - 15:20
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

obrigada.

O meu problema é apenas nas portas dos armários.
A cozinha é "moderna" e sinceramente,acho que de qualidade inferior às cozinhas de antigamente. A verdade é que tenho sempre receio de produtos mais agressivos porque a qualidade, ou falta dela, não me inspira confiança. Além disso como é Wengue ainda se notam mais as manchas de gordura

Já tentei vários produtos de limpeza e até mesmo 2 da CIF (um tira-gorduras "geral" e outro para cozinhas, sinceramente nao vejo qual a diferença uma vez que as gorduras estão na cozinha...).

Estou curiosa com o amoniacal. Não tenho em casa mas amanha vou comprar! Se há coisa que sempre me irritou é a gordura na cozinha. Há pessoas que se descuidam um pouco com a cozinha e depois, como diz a tua sogra, não conseguem limpar as gorduras entranhadas.
Eu bem que me esforço por limpar sempre os armários e tal, mas há sempre uma ou outra mancha que se nota a km de distância....

Retrato de CDM
Qua, 29/04/2009 - 15:30
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

anabenfica...

Bem os meus são brancos... é um pouco diferente...

Mas a minha experiência passa por lavá-los com sonasol amoniacal e água morna.
Depois passo o limpa-vidros e voilá! limpinhos

Agora com armários escuros... já não sei bem se resulta bem...

Bjs

Carla

Retrato de carapim
Qua, 29/04/2009 - 15:39
carapim:
Membro desde: 16.08.2007

a minha cozinha é como a da carla, é em contraplacado liso. realmente se é folheado *não sei se esta palavra existe* a madeira é mais difícil. a do meu pai é em madeira e dá muito mais trabalho.

já experimentaste com uma máquina a vapor? pelo menos desengordura a sério, depois convém é limpar bem a humidade. quanto às manchas, que tal isto:

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00046786

é o produto para limpar madeiras de cozinha do ikea, pode ser que resulte (mas, mais uma vez, usa numa parte pouco visível...).

vou ver como é que a minha futura sogra faz com a cozinha de campo dela (que é também folheada a madeira e está sempre impecável). acho que a madeira preta também não ajuda, as manchas devem notar-se mais.

não uses amoniacal antes de esgotares as outras hipóteses, porque é chato com os gatinhos. além disso, o amoniacal corrói o verniz e a madeira fica baça e com mau aspecto (vi isso em casa do meu pai). assim na loucura, experimenta usar um pouco de limão ou vinagre; há muitos produtos totalmente inofensivos, ecológicos e baratos que se pode usar. tirei muitas ideias daqui, especialmente dos comentários aos vídeos:

http://www.videojug.com/tag/home-remedies

boa sorte!

Retrato de anabenfica
Qua, 29/04/2009 - 16:51
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Pois o "folheado" é uma grande treta. "Fisicamente" o dito está bom, tirando um ou outro furinho microscopico, mas como é escuro as manchas notam-se muito mais...

Vou ver o site. Se possivel tb gosto de usar produtos menos maus para o ambiente, também me tinha lembrado da maquina a vapor mas, e pode parecer um medo estupido, fico com receio que possa danificar a cola da "folha".

As cozinhas do IKEA são tão fixes...alem de 1001 soluções de arrumação, têm um acabamento tipo verniz que deve facilitar e muito a limpeza. A minha além de Wengue, não é é lisa, tem o feitio na madeira com um relevo muito discreto.

Vou mas é ver o site para ver se me ilumino...

Retrato de LI_MA
Qui, 30/04/2009 - 01:06
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

O problema deve ser mesmo a cor... a minha cozinha é num tom mais claro mas deve ser do mesmo material, e apesar de não ficar muito manchada de vez em quando lá aparece uma dedada mas passo com um pano húmido e desparece. Há uns meses atrás fiz umas obras e tive de fazer umas limpezas a fundo para eliminar o pó e a sujidade que gerou. Uma amiga minha emprestou-me uma máquina a vapor fantástica, limpei azulejos, loiças de WC; lava-louça, chão, janelas e depois como já estava cansada aproveitei e passei nos móveis da cozinha! Confesso que também fiquei receosa de provocar estragos mas as portas ficaram limpas e sem qualquer gordura. Fiquei fã daquela máquina, pena é que aquela máquina não é comercialiada senão comprava uma para mim, no entanto acredito que não deva ser usada com frequencia neste tipo de materiais!

Retrato de anabenfica
Qui, 30/04/2009 - 11:00
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Essas maquinas sao realmente fantasticas!

Nós nao temos nenhuma, mas a mãe dele tem e já nos emprestou. Na altua que nos mudamos para cá a casa era um santuário de pó senão fosse a máquina acho que tinha dado em tolinha (ou não...se não soubesse da existência dela era feliz na minha ignorância :p ).
Com a maquina limpamos moveis dos WC's, tudo o que era azulejo cá em casa, vidros das janelas (vcs não conseguem imaginar a quantidae de pó que eles tinhammm) e até os estores e ficou tudo impecável!

Amanha vou-me dedicar à cozinha e acho que vou usar a máquineta, mas sem insistir muito. Nos sitios onde estiverem as ditas amanchas vou usar a sugestão da Carapim e vou limpar com limão.
Aconselho a todas verem os videos do link que ela colocou!! 1001 ideias sem espetar facadas no Ambiente (só gostava de saber onde compram aquele vinagre).

Beijinhos

Retrato de anabenfica
Seg, 04/05/2009 - 17:15
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Este fim-de-semana la me dediquei à cozinha. Passei todos os armarios com a maquina a vapor e depois limpei as manchas com limão.

O vapor deixou os moveis limpinhos, nada baços, mas nao tirou as manchas. O limão tb não :s
Acho que vou ganhar coragem e vou usar amonical mas apenas nas manchas...

Bjitos e obrigada a todas

Retrato de LI_MA
Qui, 07/05/2009 - 21:26
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

Essas manchas tão mesmo dificeis!!!
Ana já agora podes dizer-me qual a marca da máquina a vapor da tua sogra e onde é que a adquiriu!
È que a da minha amiga não tem marca foi oferecida na comra de um colchão mas é maravilhosa, mas a minha mãe tem uma amiga que tem a vaporetto titano e diz que não limpa nada. Estou com medo de comprar uma máquina qualquer e depois não ficar satisfeita!!! Enfim...

Retrato de anabenfica
Qui, 07/05/2009 - 23:17
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Sei que ela ja a tem há muitos anos.
Chama-se Lady Vap.

Beijinhos

Retrato de Ginger7
Ter, 12/05/2009 - 01:31
Ginger7:
Membro desde: 25.09.2007

Desculpa n dar nenhuma sugestão para as tuas manchas, pois não sei o que mais te dizer fora o que aqui já foi referido. No entanto decidi responder-te porque espero que me possas ajudar. Tenho uma casa em fase de acabamentos e estava a pensar em colocar uma cozinha em wengue. Aconselhas? Depois do que disseste fiquei com um certo receio. Sabes de mais alguem que também tenha destas cozinhas que tem o mesmo problema? Tinha acabado de colocar um novo tópico com esta questão antes de ver o teu. Disseram-me que estas cozinhas sujam muito e são dificeis de limpar. O que dizes?

Já agora coloco aqui as fotos de duas cozinhas em que me vou basear para fazer a minha, e coloco outras que também tava na dúvida, que é a branca. O que é que as meninas mais experientes aconselham e qual a vossa opinião?

Obrigada e desculpa estar a intrometer-me no teu tópico. Tenho o meu mais acima com o nome "Cozinhas wengue".

Beijinhos e espero que me possam ajudar.

Retrato de anabenfica
Ter, 12/05/2009 - 12:48
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Pela minha experiência nao te aconselho a comprar Wengue...

Nota-se muito mais a sujidade (entao manchas de gordura nem se fala) e, se tiver textura como a minha, ainda mais dificil é de limpar.

Eu não tive oportunidade de escolher os moveis de cozinha, se pudesse tinha escolhido uns moveis claros (pessoalmente acho que tornam a cozinha muito mais acolhedora) e, com o que sei agora, lacados para serem faceis de limpar...

Bjitos

Retrato de MM1
Ter, 12/05/2009 - 14:45
MM1:
Membro desde: 22.05.2007

E eu nunca pensei que fosse!!!

A minha cozinha é de uma marca italiana XPTO em cerejeira...

Estou com a Ana, malditas manchas de gordura! Então nas portas do frigorífico e da arca vertical... nem vos digo.

Só vai lá com Sonasol e mal...

Beijoooo

Retrato de anabenfica
Ter, 12/05/2009 - 14:50
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

...estava a ver que era a unica...ate começava a pensar, será que sou eu que não limpo bem as coisas? Será que sou eu que sujo mais que as outras??

(in)felizmente parece que não!

Ainda não comprei o sonasol...como não costumos comprar esqueço-me sempre...

Se a cozinha nao fosse nova, se não fosse tao caro mudar...acho que já a tinha "despedido".

Bjitos

Retrato de MM1
Qua, 13/05/2009 - 09:01
MM1:
Membro desde: 22.05.2007

Compreendo-te tão bem...

Eu acho que não é por ser em wengue (a minha é em cerejeira e é o mesmo filme)... acho que é por serem isso mesmo: cozinhas. E por muito cuidado que tenhamos, acaba sempre por pingar e escorrer alguma coisa, mexes nas gavetas ou nas portas com as mãos "besuntadas" e depois... não há milagres.

E estou a dizer-te para usares o Sonasol e mesmo assim não é garantido. Se a luz estiver de feição (lol) acho sempre que podia estar mais limpinho

Beijocas

Retrato de anabenfica
Qua, 13/05/2009 - 10:58
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

O Vanessa, o que já me ri!!

Sabes porquê??? Por causa da luz de feição!!
A minha cozinha é retangular e uma das paredes curtas é totalmente ocupada com uma janela+porta que dá luz o dia todo!! Então de manhã até meio da tarde...é o sol sempre a entrar e as dedadas a brilhar

Retrato de MM1
Qua, 13/05/2009 - 11:57
MM1:
Membro desde: 22.05.2007

Agora é que te vais rir com a coincidência: a minha casa é toda virada a nascente, conclusão, apanha o sol todo da manhã até meio da tarde (tal e qual como a tua)... e todas as divisões (à excepção de um dos quartos) têm varandas...

Ou seja, na parede mais curta da minha cozinha tenho duas portas de alto a baixo que dão para uma das varandas, resultando diariamente num lindo espectáculo de cor, luz e dedadas nas portas da cozinha e nos respectivos armários

heheheheheh

Retrato de anabenfica
Qua, 13/05/2009 - 13:13
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006
Retrato de asfig
Seg, 29/06/2009 - 14:49
asfig:
Membro desde: 25.09.2008

li os vossos comentários e goataria de saber se conseguiu resolver o problema das manchas e como, porque também tenho esse problema em casa.

Além disso, fui por curiosidade visitar o seu blogue e foi com agrado que verifiquei que gosta de animais, tal como eu.

Não faço parte de nenhuma associação mas vou fazendo o que posso por eles nem que seja alimentá-los com ração que tenho sempre no carro.

Um bem haja para si e quem me dera que no mundo houvessem mais pessoas assim.

beijinhos

Alexandra

Retrato de anabenfica
Seg, 29/06/2009 - 15:04
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Obrigada

Quanto aos moveis, nao consegui resolver a 100%. O que resultou melhor foi a maquina a vapor, mas mesmo assim ainda tem uma ou outra marca. Ainda este fim-de-semana descobrir mais uma mancha (um "fio" marcado de cima a abaixo numa porta...) e tentei com tira gorduras (que foi completamente ineficaz) e com detergente da loiça (saiu qualquer coisita mas nada de especial).

Ainda não experimentei o amoniacal porque me esqueço sempre de comprar...

Beijinhos

Retrato de asfig
Seg, 29/06/2009 - 15:49
asfig:
Membro desde: 25.09.2008

é exactamente isso que me acontece a mim.

e aquele sonasol em spray, chegou a experimentar?

beijinhos

Alexandra

Retrato de Geraldina
Ter, 30/06/2009 - 12:19
Geraldina:
Membro desde: 02.07.2007

Eu sofro o mesmo pesadelo. As manchas de gordura nas portas de madeira da cozinha. Mas diz-me já encontrastes solução? Tenho bastante receio de usar um produto mais abrasivo que a longo prazo tenha efeitos indesejados na madeira...

Geraldina

Retrato de anabenfica
Ter, 30/06/2009 - 14:03
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

à hora do almoço dei um saltinho ao Feira Nova e desta vez não me esqueci.

comprei o tal sonasol em spray. Li por altos as instruções mas vi que é necessário algum cuidado em "madeiras". Quando experimentar conto tudo