Leite para gatinhos | A Nossa Vida

Leite para gatinhos

Retrato de CmmG
22.02.2011 | 21:12
CmmG:
Membro desde: 16.02.2011

Será que posso dar leite de cabra a gatinhos de 3 semanas ou outro tipo de leite? É que o leite em pó proprio para eles e um pouco caro.
Obrigada.


Retrato de AID
Ter, 22/02/2011 - 22:31
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Se calhar é melhor leite de vaca, não?
O de cabra não é mais forte?

Ana

Retrato de MiniLuZ
Ter, 22/02/2011 - 22:37
MiniLuZ:
Membro desde: 25.05.2010

Qualquer leite que contenha lactose por ser muito prejudicial para um gato, pode provocar-lhe vómito, diarreia, consequente desidratação e morte... ainda mais em gatinhos tão pequenos...

Por volta das 4/5semanas já começam a comer ração, logo, há que investir numa lata de leite PRÓPRIO para gatinhos!!

Retrato de Loira
Ter, 22/02/2011 - 22:40
Loira:
Membro desde: 31.01.2008
CmmG wrote:

Será que posso dar leite de cabra a gatinhos de 3 semanas ou outro tipo de leite? É que o leite em pó proprio para eles e um pouco caro.
Obrigada.

Ola. Tens de adquirir leite numa loja de animais ou mesmo no veterinario.
Nos supermercados existem leites quer em pó quer ja preparados mas são apenas para gatos com mais de 3 meses (pelos menos dos que eu tenha conhecimento).
O leite de vaca (e talvez o de cabra tb) nao sao nada saudaveis visto que 99% dos gatos sao intoleraveis à lactose!

Aconselho vivamente ires no minimo a uma loja de animais Grin

Gosto de ti|@

Retrato de anasbageri
Qua, 23/02/2011 - 07:24
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010

A tua melhor opção se realemente queres o melhor para os teus gatos é comprares leite em pó especial para gatos bebés. gatos tão pequenos deviam estar com a mãe deles, se tomaste o lugar dela tens de agir com responsabilidade.

Atenção se lhes vais dar leite de vaca ou cabra arriscas-te a matar os gatinhos, não estou a exagerar.

Se não podes de forma alguma dar leite próprio para gatos bebés, tenta dar leite de vaca SEM LACTOSE, que é o que os meus gatos adultos bebem.

A tua última hipótese, em caso de urgência e não como hábito é dares leite de vaca, misturado com água.

Retrato de AID
Qua, 23/02/2011 - 09:59
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Não fazia ideia que os gatos eram intolerantes à lactose!!!
Estamos sempre a aprender.

Ana

Retrato de anabenfica
Qua, 23/02/2011 - 12:10
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Idealmente deverás comprar leite apropriado para gatos bebés que encontras nos vet ou lojas de animais.

Os supermercados têm à venda leite para gatinhos com mais de 6 semanas. Depois de eles atingirem esta idade podes começar a dar este que é mais barato.

Os gatinhos bebés são muito sensiveis e o "nosso" leite pode-lhes provocar graves problemas intestinais.
O que podes fazer, quando eles estiverem maiorzitos é dar leite de vaca diluido (no minimo com 50% de água) para os ajudar na digestão.

Sei que o leite proprio para bebés é muito caro, mas é a diferença entre a vida e a morte. Apesar de caro, uma lata de leite em pó deve dar até eles completarem as 6 semanas e depois podes passar para o leite da whiskas.

Retrato de Ana Gomez
Qua, 23/02/2011 - 14:47
Ana Gomez:
Membro desde: 22.12.2010

Nem pensar dar esse tipo de leite. O leite de vaca como o de cabra pode causar diarreia e serios problemas intestinais levando o gato a morte. Devido, como já foi referido, á lactose.
Tem mesmo que ser leite próprio para um gatinho, eu sei que é caro mas nao vais gastar mais que uma lata em pó e muitos já trazem o biberão e é entre a vida e a morte dele vale MESMO a pena comprar a latinha.
Ahhh e não esquecer dar o biberão de 3 em 3 horas Smile
Depois conta como correu!
Beijos

Retrato de pukinha
Qua, 23/02/2011 - 16:12
pukinha:
Membro desde: 18.09.2007

Olá,

o ideal é o gatinho ser amamentado pela mãe até às 7 semanas ou procurar uma gata que tenha tido filhotes e o adopte... deixando-o mamar...
concordo com o que já foi dito e é de facto perigoso dar outro tipo de leite, recomendo o leite em pó Mixol que se vende na farmácia.

Se não for possível dar o leite em pó, poderá dar ração para gatinhos, fazendo papas - ração amolecida em água ... e usar uma seringa (sem agulha) para lhe dar as papas na boca.

A partir das 4 semanas começam a tentar mordiscar alimentos sólidos. Será uma boa altura para começar a dar-lhes alguma comida tenra de lata.

É importante que a comida seja especifica para a idade do gatinho, pois a comida para gatos adultos não contem os nutrientes necessários para um gatinho em crescimento.

O importante é alimentá-los.

Boa sorte.

Retrato de ACMV
Qua, 23/02/2011 - 20:58
ACMV:
Membro desde: 28.04.2009

boa noite,

nao sei se ja compras-te o dito leite mas caso não tenhas comprado eu tenho o que sobrou e dou-te.
Eu tive um gatinho no ano passado nas mesmas condiçoes e comprei o leite. Mas a lata traz realmente muita quantidade e nao gastei td. Mas guardei para quem sabe um dia... mas duvide que volte a precisar e portanto dou-te!diz-me de onde es ou envio por correio.
Ana Verissimo

Retrato de anasbageri
Qui, 24/02/2011 - 08:20
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010
anabenfica wrote:

Idealmente deverás comprar leite apropriado para gatos bebés que encontras nos vet ou lojas de animais.

Sei que o leite proprio para bebés é muito caro, mas é a diferença entre a vida e a morte. Apesar de caro, uma lata de leite em pó deve dar até eles completarem as 6 semanas e depois podes passar para o leite da whiskas.

Ana não é necessário leite da Whiskas, o leite de vaca sem lactose é bom e muito mais barato. Conselho da vet. A minha Willow é viciada em leite e tem um pacote só para ela. Cada vez que abrimos o frigorífico vem a correr e há choradeira se n lhe deitamos leite na tigelinha. Olha que uma vez saltou para dentro do frigorífico para chegar ao pacote. (Não se preocupem que eu nunca me esqueceria dela lá dentro, sou uma fanática qd se trata da segurança dos meninos.)

Eu tinha lido que gatos adultos não precisavam nem deviam beber leite, mas tb segundo a vet, em termos nutricionais é sempre um bom acréscimo de cálcio, o que só lhes faz bem.

Hug

Retrato de CmmG
Qui, 24/02/2011 - 15:38
CmmG:
Membro desde: 16.02.2011

Obrigada a todos.Vou experimentar dar lhe leite sem lactose porque é mais barato mas tenho um pouco de medo que lhe faça diarreia esse leite sem lactose por isso se fizer lhe mal vou comprar o leite proprio para ele.

Retrato de AID
Qui, 24/02/2011 - 16:42
AID:
Membro desde: 27.08.2008
CmmG wrote:

Obrigada a todos.Vou experimentar dar lhe leite sem lactose porque é mais barato mas tenho um pouco de medo que lhe faça diarreia esse leite sem lactose por isso se fizer lhe mal vou comprar o leite proprio para ele.

Já houve uma menina que disse que te podia envier um resto de leite próprio para gatinhos que tinha lá, porque não aceitas?

Ana

Retrato de snowra
Sex, 05/08/2011 - 18:47
snowra:
Membro desde: 30.05.2011

Tenho lido bastantes opinioes acerca do assunto e obviamente nao coloco em causa o facto de uma grande percentagem dos gatos serem intolerantes à lactose. No entanto, toda a minha vida tive gatos, viveram até aos 13 anos de idade...e SEMPRE lhes dei leite de vaca MAGRO, até porque há uns 10 anos atrás a verdade é q ninguém falava disso. Eles sempre adoraram, continuam a gostar, não têm diarreia, actualmente são gatos de interior portante eu saberia dado que sou eu que troco a areia e nunca lhes fez mal. Questiono-se se tudo isto n será uma manobra de markting agora que o "leite especial" para gatos chegou aos supermercados e clinicas e é vendido a preços absurdos. E reparem, eu compro sempre comida enlatada "gourmet gold - frango do campo" que n é nada barata pq uma das minhas gatas só gosta disso, portanto n é uma questão de dinheiro. Gosta disso e leite Wink

Retrato de Princesa Lara
Sáb, 06/08/2011 - 20:55
Princesa Lara:
Membro desde: 01.08.2011

Olá adoptei a minha gatinha a 2 meses, ela de momento tem 3 meses, eu compro leite proprio para gatos no continente ( marca continente, porq as outras sao carotas e esta custa 0,99cent)e a gata esta optima... os outros leites nao dou porq qd experimentei ela vomitou, e rejeitou o leite!!!!

Retrato de bebecax
Seg, 08/08/2011 - 12:04
bebecax:
Membro desde: 09.03.2010

Eu tenho o kenzo ha um mes e meio e dou-lhe leite mimosa sem lactose, custa 1.45€ mas acho que fica mais barato que aqueles pequenos proprio para gatos, uma vez que ele adora leite acho que rende mais. qd por algum motivo me falta esse leite dou-lhe leite magro e ate ao dia de hoje nenhum lhe fez mal....

Retrato de Panther
Sex, 12/08/2011 - 01:50
Panther:
Membro desde: 24.12.2010
snowra wrote:

Tenho lido bastantes opinioes acerca do assunto e obviamente nao coloco em causa o facto de uma grande percentagem dos gatos serem intolerantes à lactose. No entanto, toda a minha vida tive gatos, viveram até aos 13 anos de idade...e SEMPRE lhes dei leite de vaca MAGRO, até porque há uns 10 anos atrás a verdade é q ninguém falava disso. Eles sempre adoraram, continuam a gostar, não têm diarreia, actualmente são gatos de interior portante eu saberia dado que sou eu que troco a areia e nunca lhes fez mal. Questiono-se se tudo isto n será uma manobra de markting agora que o "leite especial" para gatos chegou aos supermercados e clinicas e é vendido a preços absurdos. E reparem, eu compro sempre comida enlatada "gourmet gold - frango do campo" que n é nada barata pq uma das minhas gatas só gosta disso, portanto n é uma questão de dinheiro. Gosta disso e leite ;)

Não é manobra de markting Smile
Só os humanos é que têm o hábito de continuar a beber leite após crescerem. Nos animais isso não acontece.
E até há adultos humanos que começam a ganhar intolerância, eu por exemplo já não o tolero tão bem quanto tolerava antes.
Os gatos são intolerantes, mas há alguns que suportam.
Isso não quer dizer que se deva arriscar. Há muitas outras guloseimas. Porque dar leite aos gatos depois de já estarem desmamados, é apenas uma guloseima, não precisam efectivamente dele.

Quanto a gatos recém nascidos orfãos, já é tão, mas tão dificil fazer com que sobrevivam sem mãe, que mais vale não estarmos a aventurar-nos demasiado. É importante sim dar-se um leite especifico para o efeito. Se for necessário, pode-se fazer um pedido de ajuda para os custos dela, mas mais vale isso do que se estar a tentar outras coisas, quando já é tudo tão imprevisível para esses pequeninos.
Atenção também às massagens para fazerem as necessidades.

A quem tem latas do leite próprio e já não precisa, pode doá-las para a associação Pata Vermelha, eles distribuem quando há quem precise delas e numa altura como estas, nunca há suficiente.

Post