Lei acerca de vizinhos que deitam águas nos terraços dos outros | A Nossa Vida

Lei acerca de vizinhos que deitam águas nos terraços dos outros

Retrato de EuniceIsabel
29.07.2013 | 23:34
EuniceIsabel:
Membro desde: 23.03.2011

Boa noite a todos,
Tenho uma questão para resolver q talvez alguém me possa ajudar. Passo a explicar: desde há uns meses para cá tenho uma vizinha no ultimo andar do prédio q tem por habito lavar( ou regar sei lá) as varandas á mangueirada (pelo menos é o q parece tendo em conta a quantidade disparatada de água q cai).
A água q cai da varanda q fica na parte da frente do prédio molha-me a varanda da sala e encharca completamente o passeio tanto q as pessoas q vão a passar na rua têm de se deslocar para a estrada ou mudar para o outro lado da rua, acho mal mas ainda aguento.
Mas o verdadeiro problema está na parte de trás do prédio onde tenho um terraço, visto q moro no R/C, com uma mesa de madeira com cadeiras, bancos e outras coisas, que estão a ficar estragadas com tanta água que tem caído em cima.
Eu até tenho o hábito de jantar lá de vez em quando e estou com medo de algum dia destes levar um banho e ficar com a comida estragada. Apesar de esta ultima situação não ter acontecido( ainda?) estou a ficar muito aborrecida com isto.
Por duas vezes falei lá para cima na tentativa q a senhora s apercebesse q eu nao estou a gostar mas a senhora recolheu sempre a cabeça e ignorou.
Hoje fui dar outra vez com aquele banho de água e decidi ir bater diretamente á porta da senhora, pois até um vizinho do prédio do lado me perguntou se eu sabia de onde vinha aquela água q, imagine-se, lhe estava a entrar pela janela.
Fui e com toda a delicadeza e calma tentei falar com a senhora q nem me deixou falar, gritou e bateu-me com a porta na cara! Extremamente mal-educada e neurótica(completamente)! Não percebi pq razão a senhora se descontrolou daquela maneira. Mas agora tb não interessa.
O que eu gostava de saber é se alguém percebe das leis que dizem respeito a esta situação, o que devo fazer? Chamo a policia? Falo com o condomínio?
Obrigada


Retrato de SeH
Ter, 30/07/2013 - 01:16
SeH:
Membro desde: 10.03.2010

Infelizmente nem todas as pessoas sabem morar em comunidade... Enfim...
Se essa lei existir, e a meu ver existe, está no código civil. Pode não estar explicitamente como atirar água, mas poderá ser mais abrangente.
A tua vizinha não pode atirar água nem qualquer objecto da sua varanda para as varandas inferiores. Para isso que comprasse o primeiro andar ou rés do chão.
O que eu faria na tua situação era escrever uma carta à tua vizinha (uma vez que ela não fala contigo!) a pedir que não o faça, apelando ao bom senso, indicando no final que a carta irá ser enviada à administração do condomínio, a fim de tomarem conhecimento da situação e tentarem resolver a mesma da melhor maneira possível. A empresa que estiver a gerir, se for competente, recorrerá a todas as valências legais para tentar resolver a situação. Porém, as leis nem sempre colocam bom senso e educação às pessoas, mas pode ser que ajude...
Agora, de uma coisa tenho a certeza, não é permitido fazer isso!

Beijinhos e boa sorte

***

Retrato de Maria Radiante
Ter, 30/07/2013 - 01:28
Maria Radiante:
Membro desde: 08.08.2009

se a água sai pelo sítio correto para o escoamento de águas, está dentro da lei e duvido que possas fazer alguma coisa, não é como se pudesse pôr um cano a atravessar o teu terraço... quanto à falta de bom senso da senhora, menos ainda podes fazer, há quem não o tenha e se esqueça que pode morar lá no alto e não ter vizinhos por cima, mas tem vizinhos por baixo a quem incomoda com determinados hábitos que lhe podem parecer normalíssimos porque simplesmente não tem ninguem a fazer-lhe o mesmo. se estiver a sair pelo sítio certo, pode lavar o pátio dela todos os dias, infelizmente, o problema é teu que moras por baixo.

Retrato de Nene_marques
Ter, 30/07/2013 - 09:56
Nene_marques:
Membro desde: 01.02.2013

Bem eu tb tinha uma vizinha assim.... avisei-a várias vezes...até que chegou a reunião de condominio e fiz queixa..e saiu uma lei qualquer de atirar agua das varandas e sacudir tapetes ecompanhia limitada....que isso tem horario para ser feito, e que a partir de uma certa hora paga coima, isto até passou na televisão e tudo..... mas vou procurar isso e já te envio uma copia ou o site.....

ᔕó ᘉóᔕ ᔕᗩᙖᕮᗰ〇ᔕ rsrsrsrsrsrs【ツ】

Retrato de Mariola Guimaraes
Ter, 30/07/2013 - 10:33
Mariola Guimaraes:
Membro desde: 27.07.2010

Tenho ideia que simplesmente ela não pode usar nem mangueira nem baldes de água para lavar as varandas. Tem de o fazer com uma esfregona para não molhar as varandas de baixo.

Caso a situação se prolongue devias fazer queixa na reunião de condomínio e se mesmo assim não funcionar terá de ser com as autoridades.

Retrato de miss.jinks
Ter, 30/07/2013 - 12:23
miss.jinks:
Membro desde: 01.02.2012

Ou podes simplesmente ir lavar a escada do predio e despejar-lhe 1 balde de agua a porta de maneira a que a agua entre na casa dela.
Afinal só estavas a lavar a escada tal como ela só lava a varanda, nao tens culpa que a agua fosse para dentro de casa dela, tal como ela nao tem culpa que a que "atira" da varanda entre na casa dos outros.

Para quem nao quer resolver as coisas a bem como pessoas normais ha sempre 1 modo de lhes abrir os olhos, é usar a logica deles..

"Girls Just Want To Have Fun"

Retrato de Bexinha
Sex, 16/06/2017 - 06:11
Bexinha:
Membro desde: 11.02.2008

Estou a passar exactamente pelo mesmo..
Conseguiu resolver??

Bexinha
*25.04.2009*
[email protected]