Agora se é justo que uns recebam mais cedo que outros apenas porque as repartições funcionam melhor quando todos pagamos de forma igual já é outra história...
Penso que para 90% das pessoas, este processo já devia ser mais que transparente pois todo o ano já está catalogado de forma categórica... Neste momento até as emissões de CO2 de todos os pei##s que damos as finanças têm conhecimento...
A noção de IRS automático é um pau de dois bicos pois devia de ser automático para quem valida e não para quem submete...
Pessoalmente preferia perder 3h a preencher uma declaração se isso me valesse no dia seguinte ter aquilo que já descontei a mais...
Do nosso lado somos cerca de 7M a submeter cenas... Do lado da AT são uma meia dúzia de gatos pingados a "carregar no enter"...
Passo expressão do que efetivamente está errado... 90% de nós (secalhar mais) deveria ver este reembolso mais célere porque quando é para ser "contribuinte" é até antes de ser trabalhador...
O meu continua exatamente igual... 😟
Eu é garantido... Mesmo que seja emitido reembolso amanhã, já não recebo a 13 (nem 14) como no ano passado... Sendo do novo banco será mais que óbvio que a transferência demora os habituais 5/6 dias a entrar (no ano passado de emitido a 7 até recebido a 13)
Automático e não Automático tem diferenças. Não se pode contestar os prazos. Lógico de alguns anos para cá maior rapidez nos reembolsos. Até à data de 1 de abril é que está tudo errado. Existirem prazos para confirmar agregado, apresentação de faturas, comunicações das entidades pagadoras, bancos, mais valias, rendas, etc.. tudo isto deveria ser efetuado no fim de ano civil, como em outros países. Os 31% de Automáticos vão como anteriormente receber os seus reembolsos mais cedo. Enquanto os 69% de não Automáticos ainda precisam de uma mão humana para efetivarem as declarações. Se todo o processo anterior a 1 de abril fosse mais célere, o primeiro mês do ano por exemplo, todos poderiam ser Automáticos e receber reembolsos também num espaço de um mês.
Contudo acredito na evolução de todo o processo e melhorias nos prazos para este imposto que é o mais importante do país, e que os cidadãos mais aguardam pela reposição do seu dinheiro descontado. Para mim era chapa zero: fim de ano, fecho de contas, apuramento de valores. Colocar todas as empresas, financeiras ou não a prestarem contas de imediato. Se é possível noutros países também será no nosso..
Automático entregue a 30 de Março. Em liquidação em processamento desde o inicio...para mim o processo não está a ser mais rápido. Pelo contrário
Não é o meu caso...isso preocupa
Calma, só há um caso reportado de reembolso emitido... No meu caso está a tratar (liquidação processada) desde ontem... Este ano com o dia 1/4 ao sábado e a páscoa mais cedo já se sabia que em duração ia ser mais longo... O que conta é o tempo útil... E até ver (se contar com os 5dias de diferença de informação disponibilizada) até já pode ter o reembolso emitido e apenas não ter essa informação no site...
Para vossa referência...
Eu achei estranho ter valores diferentes e fui investigar...
Juros... Este ano recebemos juros...
https://eco.sapo.pt/2023/01/10/subida-das-euribor-obriga-estado-a-pagar-...
Um bom link para quem procura saber como confirmar o estado da declaração
Ontem mudou para liquidada. Ainda não dá para abrir a nota de liquidação. Automática entregue a 30, liquidação em processamento até ontem . Já mexeu o que é bom.
Bom dia.
IRS automático entregue a 30/03.
Reembolso emitido desde 06/04.
Falta só cair na conta.
Já tenho a nota de liquidação disponível para ser impressa desde 09/04
Boa tarde, automática do dia 30/03
Passou a liquidação em processamento no dia 03/04 e desde então não mexeu mais.
Manual do dia 31 continua por validar.
Membro desde: 10.04.2021