Boa tarde. Em relação ao anexo F... Aqui em casa também deu o mesmo erro e acabámos por ignorar e validar mesmo assim. Entretanto, agora à hora de almoço recebemos comunicação do condomínio referente a rendimentos a declarar no anexo F, resultado dos lucros e despesas referentes à casa porteira (cuja propriedade está dividida em permilagem por todos os inquilinos do prédio)
Aparentemente, é uma coisa nova. Pelo menos para nós, que é o primeiro ano que temos de declarar estes rendimentos.
Acabámos por corrigir a declaração submetida de manha, desta vez com o anexo F devidamente preenchido e não deu nenhum erro. O valor simulado para reembolso foi o mesmo.
Não automático. A simulação funciona bem e obviamente com menor valor a reembolsar (cerca de 5%) pois os descontos foram em 2020 menores.
Vou optar por entregar ainda hoje, embora acredite que pouca influência deve ter na data de reembolso
Boa tarde já inseri não automático dava sem erros mas depois não era submetida devido ao alerta F , mas como não se aplica no meu caso, ignorei o alerta. clicando na caixinha de verificação e ficou submetida antes imprimi o reembolso estava correcto, alguns colegas meus não estão a conseguir a simulação de reembolso, diz que não esta disponível, vamos falando
RQ Tem rendimentos prediais? é para isso o anexo F, o seu andar é seu ou é arrendado? e quem lhe enviou os dados do condominio foi a autoridade tributaria? pois eu acho que é bug do sistema, obrigado se puder esclarecer, cumprimentos
antonioirs, talvez isto ajude:
https://www.condominiodeco.pt/informe-se/artigos/dinheiro/rendimentos-pr...
"As rendas dos espaços comuns de um condomínio têm de ser declaradas no IRS e não é o condomínio o sujeito alvo dessa tributação. Cada condómino é responsável por declarar esses benefícios. "
Para nós foi novidade. O ano passado já eramos proprietários e não tivemos de preencher nenhum anexo referente rendimentos prediais
2 declarações Automáticas submetidos com Liquidação em processamento no detalhe da declaração.
RQ, já agora pergunto, e agradeço desde já, para tentar ficar esclarecido:
o Anexo F (que teve de adicionar) vinha já com valores preenchidos?
Pergunto isto, porque tenho rendimentos prediais e todos os anos declaro o Anexo F - que vem com os valores já preenchidos... excepto este ano.
Pergunto-me, se será por ser uma versão ainda não fechada (ainda estamos em março)?
IRS Submetido! Com o erro do anexo F.... que é geral... pelo menos com todas as pessoas que sei que já submeteram. Aguardemos...
Todas as notícias apontam para um prazo médio de pagamento ao nível da pré-covid-19. Vamos ver se assim é.
Cumprimentos.
O anexo F não vinha pré-preenchido, daí ter dado erro na primeira declaração que submetemos. Só depois de termos recebido a declaração anual do condomínio é que percebi que realmente teríamos de preencher o anexo F este ano, cujos valores introduzi manualmente numa nova declaração a corrigir a primeira.
RQ muito obrigado pelo link, agora declarar as rendas de lugares comuns , não faz sentido se não houverem rendas, se não houver casa da porteira etc...
acho que é mais para complicar, obrigado
Boa tarde. Este ano tenho dúvidas a preencher o IRS, pois a minha sogra faleceu no passado ano e o meu marido é considerado herdeiro juntamente com o pai( marido da minha sogra). Como os meus sogros tinham e têm uma loja arrendada, vamos ter que declarar no nosso IRS o valor dessa renda? Ou seja tenho que preencher o anexo F?
mercedes, não sei se será o seu caso, mas aproveito para recomendar que leia a ficha doutrinária da AT , diploma CIRS Artigo 8º Rendimentos Predias - Herança Indivisa - Titular dos Rendimentos.
Não sei se lhe aplicará mas convém ver...
Não funciona e tenho medo de entregar sem ver a simulação. Tenho anexos A e H
Não Automática. A,B,H e SS.
Submetida a 31/03
Aguarda validação.
Boa Tarde
Estive a simular o meu irs tanto em automático e manual e não me aparece o complemento estabilização layoff.
Alguém sabe como se preenche ?
Finalmente consegui. Fiz a simulação e entreguei.
Boa tarde,
scmj, o simulador dá, em rodapé, o seguinte Alerta. Pode ser o seu caso e o simulador não estar a contemplar tudo.
ALERTA
A liquidação das Declarações Modelo 3 de IRS é efetuada por um programa específico; a simulação que efetuou não contempla todas as
situações declarativas, pelo que os resultados obtidos podem apresentar diferenças, relativamente à liquidação a emitir pelo sistema de
liquidação central.
DULE, muito obrigado pelo seu tempo em responder.
Por acaso li isto, mas como nunca aconteceu isto comigo fiquei um bocado surpreendido e sem saber o que pensar ou fazer.
Acha que devo submeter mesmo assim?
Estou a pensar esperar até amanhã.
Mais uma vez agradeço!
Malta, está disponível um grupo no WhatsApp para todos que queiram partilhar a experiência em tempo real. Aqui vai o link direto do grupo:
https://chat.whatsapp.com/IlPMB6s3NJLDFJ5EhEnrRE
Obg.
Willian
Olá a todos
Estou a tentar enviar o anexo G e estou com dificuldades.
Vendi apartamento (casa própria) em 2020 e pretendo investir a mais valia em 2021.
Sem esta “mais valia” recebia 2000€ e preenchendo o quadro 5001 - ano 2020 e depois o 5005 - o valor da mais valia, já me dá a pagar 1100€.
Não tenho 3 anos para reinvestir sem pagar mais valias?
Se alguém me puder ajudar que campos tenho que preencher, agradeço muito
Marlene Liberato
Membro desde: 31.03.2021