Insegurança para relacionar fisicamente | A Nossa Vida

Insegurança para relacionar fisicamente

Retrato de Miu_Miu
16.06.2022 | 18:48
Miu_Miu:
Membro desde: 16.06.2022

Olá, boa tarde!

Tenho 37 anos e tenho perturbação de ansiedade, por conta da mesma sofro de anorexia, não como distúrbio alimentar, pois se conseguisse gostaria de ter pelo menos mais 10 kg, mas despoletada pela ansiedade que quando está no auge e com a ajuda do meu metabolismo super rápido fazem com que emagreça e é difícil engordar.
Bem, o que me traz aqui é que com o passar dos anos e olhando-me para o espelho fico insegura só de imaginar ter que mostrar o meu corpo a outra pessoa. Alguns conhecidos convidam-me para sair, que penso serem boas pessoas, porém, recuso por dois motivos, tenho receio que não me achem atraente até repugnante e a outra razão é que não procuro uma relação duradoura/séria, não pretendo casos de uma noite, todavia, que fique na amizade íntima. Quero sentir-me desejada físicamente, porque como pessoa sou confiante. Eu sei que é contraditório, no entanto, é o que sinto.
Alguém que passe por isto, que entenda, perceba o meu pensamento? Que sinta esta dificuldade em comunicar e insegurança física?
Obrigada.


Retrato de bmimen
Sex, 17/06/2022 - 06:23
bmimen:
Membro desde: 10.05.2022

Se eles a convidam para sair é porque não a acham repugnante, de certeza. Provavelmente acham até que é bem atraente fisicamente, mas isso só vai descobrir se for a esses encontros e deixar as coisas rolarem, segundo as regras que já apontou, a tal amizade colorida.
Há homens para todas, para as gordinhas, para as magrinhas, para as altinhas e para as baixinhas e vice-versa, note-se, há gostos de mulheres para quase todo o tipo de homem.
Aquilo que um homem acha, super atraente e excitante, o outro não acha assim tanta piada e ainda bem que é assim, senão havia muita gente a ficar a ver os navios a passar.
Ser magro está na moda, para os gordos é que está um pouco mais difícil.
Quanto à insegurança de tirar a roupa em frente de alguém é uma insegurança natural, que assola muito boa gente, especialmente da primeira vez que se faz à frente de alguém. Da primeira vez um individuo/a ou é muito rodado e experiente, ou então está mais preocupado com as suas próprias inseguranças do que com o corpo do outro.
Acredite, que para um homem normal, que a convidou, para sair, que a seguir, trabalhou e teve permissão da sua parte para prosseguir e entrar na sua intimidade, a exaltação (alegria), é a exaltação de ter marcado um golo no último minuto e não quer saber se a baliza era grande , pequena, ou estava fora do lugar, vai ser goooolllllo e isso é fantástico.
Felicidades

Retrato de Miu_Miu
Sex, 17/06/2022 - 11:10
Miu_Miu:
Membro desde: 16.06.2022

Bmimem, agradeço a resposta.
Infelizmente as coisas não são assim tão lineares, quantos homens convidam mulheres que até não acham atraentes, mas pensam que por algum motivo serão presas fáceis para a sua necessidade sexual.
Tenho muito receio que seja esse o meu caso, que pensem que me entregaria a qualquer um porque coitada, não vai ter sorte com aquele aspecto. Há uns tempos um que depois de ter rejeitado o convite para sair, me disse que só pedófilos é que me pegavam, portanto, as intenções eram duvidosas. é difícil encontrar espécimes respeitosos e íntegros.
Já agora, a minha margarida não é uma baliza. 😊

Retrato de bmimen
Sáb, 18/06/2022 - 09:53
bmimen:
Membro desde: 10.05.2022

Vamos aqui colocar a hipótese de que efetivamente era mesmo "feia fisicamente", segundo os padrões/conceitos de beleza/moda/etc atuais.
Note-se que eu não acredito em nada disso, bem como que para uma relação isso seja sequer importante. Poderá ser importante talvez nos primeiros encontros, ou até não.
Mas pronto, pronto, vamos colocar aqui essa hipótese.
Se fosse "feia fisicamente", teria que fazer sobressair outros predicados que tem, certo ? Ou seja sou feia por fora mas bonita por dentro. Para poder apresentar\mostrar, fazer evidenciar esses outros predicados, terá que sair com os rapazes/homens e privilegiar saídas onde se possa conversar, tomar café/jantar/ir ao parque etc, para mostrar "teoricamente" o seu melhor.
isso não trará mal nenhum ao mundo e os passos seguintes só serão dados se você se quiser, certo?
E depois escolhe, este só quer isto, aquele só quer aquilo, o outro parece ser um tipo em condições, vamos lá ver....
Agora tem que sair, tem que se mostrar sem medos/inseguranças, não está neste mundo "por favor" está neste mundo de plenos "direitos" e não deve nada a ninguém..
Quanto a esse parvalhão, que lhe disse isso, também podemos ver as coisas ao contrario, do género "sou tão fraquinho, tão fraquinho, que nem as feias me pegam", levou uma "tampa" e não teve estrutura mental nem poder de encaixe, para perceber que o que hoje é "não", amanhã até pode ser "sim" e fechou logo a porta de uma forma abrupta, em vez de a deixar entreaberta, já a pensar num possível futuro, é mesmo fraquinho.
Deixe-me contar-lhe uma coisa, quando eu tinha 17/18 anos, fazia parte de um grupinho de amigos, que "interagia" com um grupinho de meninas. Naturalmente que uma boa parte dos rapazes namoraram e casaram com uma boa parte das meninas, até por causa do designado "efeito dominó", o primeiro cai e os outros vão por arrasto.
Havia um menina que era digamos "menos vistosa" que as outras, segundo os conceitos/comparações/padrões etc daqueles rapazes.
No entanto o meu melhor amigo "pegou-lhe" e até casou com ela e tudo.
Sabe o que aconteceu? os outros todos, já estão divorciados e em algumas situações com divórcios absolutamente terríveis/dolorosos, ele continua casado com ela e garanto-lhe que não se quer divorciar de tão espetacular (Em todos os sentidos), que ela é.
Eu olhando a distância destes anos todos, e com outra maturidade, avalio aquela fulana como definitivamente a melhor delas todas, e isso já era bem visível na altura, e mais, sem ter inveja do meu grande amigo, quem me dera ter arranjado uma mulher assim, mas naquele tempo também eu era um parvalhaozinho.

Fique bem !!

A questão da baliza, era só para enfatizar o meu ponto de vista, não vejo as coisas dessa forma.

Retrato de Miu_Miu
Sáb, 18/06/2022 - 10:09
Miu_Miu:
Membro desde: 16.06.2022

Olá, li o seu comentário com toda a atenção que merece, não há muito a acrescentar. Agradeço-lhe a simpatia, aqueceu-me o coração, sinto-me abraçada por si. Mesmo sabendo que é só uma minoria neste mundo de predadores e que os meus receios continuem 😊.
A sua mulher é uma mulher de sorte também ☺️

Retrato de Surfer
Qua, 27/07/2022 - 15:45
Surfer:
Membro desde: 27.07.2022

Boa tarde,

Acho que o grande problema é a insegurança. Mas vou dar a minha opinião como homem, e a maioria das vezes o que torna uma pessoa atraente nem é o seu aspeto físico, mas sim a forma como lida consigo própria. Diz que é confiante, mas ao mesmo tempo tem medo de ser rejeitada. Ora bem, isto também se deve ser à sociedade em que estamos inseridos, porque existe um modelo feminino supostamente mais atractivo fisicamente, e se estiver a comparar-se com o que vê na TV e nas redes sociais, nunca vai ganhar a tal confiança plena porque vai achar-se sempre menos bela.
Agora vamos lá falar de redes sociais, onde toda a gente mostra aquilo que não é na realidade, (não estou a dizer que o seu caso é comparar, mas estou só a supor). Acredite em si, não existe só homens maus, nota-se que tem vontade de arriscar em conhecer pessoas, mas se não as conhecer não vai saber se um dia encontra o amor da sua vida. Acredite em si, comece a gostar mais de si antes de conhecer alguém, faça coisas que gosta, e quando se achar bela aí sim, está pronta para conhecer pessoas, e vai ver que a vão ver com outros olhos (nem todos gostamos sempre do mesmo, uns gostam de nós e outros não). Confie em si, não tenha medo nem receios, quem gostar de si vai aceita la como é fisicamente.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos

Retrato de Surfer
Qua, 27/07/2022 - 15:48
Surfer:
Membro desde: 27.07.2022

Já agora, pessoas que são bonitas e rejeitam alguém, também são insultados das mais variadas formas... não é só pelo aspeto, mas sim por certas pessoas não gostarem de serem rejeitadas.

Retrato de Miu_Miu
Seg, 01/08/2022 - 21:56
Miu_Miu:
Membro desde: 16.06.2022

Olá Surfer, agradeço o comentário simpático.
Na verdade os meus sentimentos são caracterizados por um misto, muito contraditório, sou deveras confiante quando converso com alguém e não demonstro a minha insegurança ou o facto de ter um padrão bem diferente do 'idealizado'. Não irei certamente achar que sou bela no futuro, porque sou realista e mesmo que me diga que existem homens que se sintam atraídos pelo meu aspecto, serão uma minoria. Estremeço só de pensar em despir-me na frente de outra pessoa. Como saber que esse homem se sente realmente atraído...

Retrato de cesarcouto
Qui, 15/09/2022 - 15:43
cesarcouto:
Membro desde: 15.09.2022

Olá.
Penso que seja necessário desconstruir algumas coisas que aqui trouxe.
Antes de tudo é importante definir-mos que confiança é um estado, ou se é confiante ou não se é confiante. Não existe o ser confiante como pessoa e depois não ser confiante noutra situação. OU se é ou não se é. O exercício aqui é perguntar a si própria se quando diz que é confiante, se isso não é uma auto manipulação para fugir da falta de confiança, enganando-se a si própria para não se sentir inferior, em baixo, deprimida, ... .
Acredito que o seu processo de cura passe pela aceitação. Aceitar que é uma pessoa sem confiança, sem manipulações, sem ilusões. É o que é. Não é bom nem mau. Só quando aceitar sem julgar é que estará pronta para curar.
Espero ter trazido lucidez.

César Couto

Retrato de Miu_Miu
Dom, 18/09/2022 - 22:35
Miu_Miu:
Membro desde: 16.06.2022

Boa noite a todos,
César Couto, não concordo consigo. Podemos ser pessoas confiantes e sentir insegurança relativamente ao nosso físico, ao nosso corpo, logo, não faz de nós inseguros na totalidade e no que concerne as nossas capacidades, aptidões, a nossa parte do fazer.
No fim, acabou por não responder à minha questão, como saber se o homem sente verdadeiramente atraído por certa mulher, como distinguir desejo de apenas querer o coito?

Retrato de Joanavascabcde
Seg, 26/09/2022 - 23:16
Joanavascabcde:
Membro desde: 26.09.2022

Olá Miu_Miu, antes de mais: Parabéns. Parabéns pela honestidade e bravura.
Falar de questões de saúde mental é valente e muito necessário.
Revi-me em tudo o que escreveu....
Vou deixar um nome que vale sempre a pena ter, um anjo na terra, uma palavra certeira, uma profissional de mão cheia. Ajudou-me muito nas minhas inseguranças, na minha capacidade de entrar em relação com os outros, na minha forma de estar.
Chama-se Paula Henriques (Dra Paula Henriques 914874135) e é psicoterapeuta (psicóloga) e psicanalista.
Boa sorte.
As melhoras.