InovJovem | A Nossa Vida

InovJovem

Retrato de manena
13.06.2009 | 09:16
manena:
Membro desde: 04.02.2009

Olá!

Sei que este tópico não é propriamente sobre noivas, casamentos preparativos e afins...
mas como já estou a apelar até aos Deuses vou apelar também aos vossos conhecimentos!!!

Conhecem alguma empresa na área do Ambiente, ou, não tão próxima dessa área, que aceite candidatos de Engª ambiental para o programa InovJovem (ou que simplesmente procure uma candidata sem experiência!!)

Tou desempregada e a desesperar de tédio e falta de trabalho....

a quem puder ajudar agradeço desde já.


Retrato de Catarina Neves
Sáb, 13/06/2009 - 12:05
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

Acho que não percebi bem o que queres.

No âmbito do InovJovem, são eles que te encontram empresas onde fazes um estágio profissional durante um ano. Posteriormente poderás ficar na empresa ou não.

SE estás a fazer a formação em sala, em breve irás a entrevistas com os parceiros deles.

Desculpa. Mas não percebi mesmo se estás em formação.

beijocas

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 13:20
manena:
Membro desde: 04.02.2009

sim á partida é a empresa que tem que me aceitar, no entanto 99,5% das vezes a empresa que recruta já tem o candidato pré-establecido porque este enviou o seu cuuriculo para a empresa a propor o estágio e foi definido!

é isso que eu procuro um empresa que habitualmente se candida-te ou uma que esteja disposta a candidatar-se comigo como candidata!

porque os candidatos a menos disto nada mais podem fazer a não ser manterem-se inscritos no iefp.

não percebi isso da formação? que formação em sala existe neste âmbito?

Retrato de Catarina Neves
Sáb, 13/06/2009 - 15:28
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

Pelo que sei, as empresas que recrutam no âmbito InovJovem, já estão inscritas como parceiros daquela entidade.

Uma candidatura espontânea directamente para a empresa pode não ser abrangida pela medida inovjovem.

Daquilo que conheço, os jovens até aos 35 anos, solicitam informação sobre o InovJovem no Centro de Emprego e, se reunirem condições, são enviados para formação em sala de aula (formação teórica, abrangendo diversas áreas). Quando essa formação estiver concluída, os responsáveis orientam os formandos para entrevistas nas empresas que consideram mais adequadas a cada um (estas empresas são parceiras do projecto e têm de reunir determinadas condições).

Após a selecção (por norma, todos os alunos seleccionados para formação em sala, são admitidos nas empresas), o formando fica na empresa durante um ano, em regime de estágio.

Creio que deves colocar todas as dúvidas no Centro de Emprego ou no site do Inovjovem (http://www.inovjovem.gov.pt/presentationlayer/primeinov_Home_00.aspx)

beijoca e boa sorte

Retrato de Cadete e Camilo
Sáb, 13/06/2009 - 16:12
Cadete e Camilo:
Membro desde: 04.02.2009

Oi menina!!

O que te vou sugerir não é InovJovem mas sim InovContacto!!Programa de estagios a nível internacional!!Candidatas-te pela internet e esperas se és seleccionada ou não!!

MAS...o estágio pode ser feito em qualquer lugar do mundo!!!E a experiência é bem boa...

É o que neste momento o meu namorado está a fazer!!!

Beijocas

Maria

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 16:52
manena:
Membro desde: 04.02.2009

Catarina obrigado pelas dicas que estás a dar-me, mas a verdade é que estou a ficar confusa...

isto é já fui a centro de emprego tentar receber informação sobre o programa e como me posso candidatar umas 2/3 vezes a ultima das quais á menos de um mês a resposta é sempre a mesma

"a menina só tem que estar desempregada não ter feito estágio profissional ter menos de 35 anos e estar inscrita no centro de emprego" "já tá?! Então pronto..."

ou ainda acrescentam

"olhe já vou avisar que a maioria senão mesmo todas as empresas que aqui chegam para a candidatura já trazem o candidato referido e é esse que vai, se quiser a menina só tem que ser pró-activa e procurar as empresas e propor a candidatura, não podemos fazer mais nada"

isto é o que me dizem nunca me falaram em formação em sala nenhuma! Nem sei muito bem o que isso é! ao site já fui inúmeras vezes e não tiro mais informação que a que tenho.

colegas minhas que conseguiram ingressar um estágio por esta forma conseguiram-no propondo-se ás empresas e elas candidatarem-se já com a minha colega como candidata efectiva

que no fundo é o que procuro e já estou por tudo desde que venha alguém dizer podes vir que agente aceita - lá irei eu!!!

não sei se estas a par disto mas com a tua informação fiquei um pouco confusa. como é que as pessoas chegam a essa formação? Sabes?

bjoka

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 16:55
manena:
Membro desde: 04.02.2009

obrigado pela dica!

mas de momento não posso mesmo sair do país... não estou presa nem em liberdade condicional! não é por isso mas estou a tirar uma formação em TSSHT e não dá para sair ou deito tudo a perder!

obrigada na mesma!

bjokas

Retrato de Catarina Neves
Sáb, 13/06/2009 - 17:08
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

Então... o melhor que tens a fazer é dirigir-te a um centro InovJovem.

Pelo que vejo, há quem não queira mesmo ajudar pessoas na tua situação ;((((

No centro a que te dirigires, pede uma listagem das empresas parceiras.

Toda a informação que te estou a passar é com conhecimento de causa, no entanto, também sei que de região para região, as respostas obtidas são diferentes e ambíguas.

Sugiro-te que sigas os passos propostos no site que te deixei noutro comentário. Vais ver que a resposta será diferente.

beijoca

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 17:17
manena:
Membro desde: 04.02.2009

desculpa ser chata

mas é que me interessa mesmo um estágio por essa via e pelos vistos estou muito mal informada...
já tinha ouvido em algum lado essa história da lista das empresas que mais uma vez no centro de emprego me disseram que era treta...

não percebi...

olha sabes onde posso encontrar um centro desses na zona centro? de preferência perto de Viseu?
ou como posso contactar?
já agora sobre a formação quem é que seleciona? como se chama essa formação?

Retrato de Catarina Neves
Sáb, 13/06/2009 - 17:24
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

O portal do InovJovem centro está em construção (http://www.inovjovem.gov.pt/presentationlayer/primeinov_noticia_01.aspx?... )por isso, sugiro-te que envies um mail para [email protected], solcitando que te dêem informações sobre Centros InovJovem na tua zona

No portal do InovJovem tens informação sobre os formulários que deves preencher

beijoca

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 17:26
manena:
Membro desde: 04.02.2009

Desculpa mais uam vez mas só lá encontro formulários para empresas preencherem tudo o que se refere a candidatos encaminha-me para o centro de emprego da minha área e volto ao mesmo...

Retrato de teddysr
Sáb, 13/06/2009 - 17:44
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Olá Manena

Já geri estágios de InovJovem e vou tentar explicar o que sei:

Requisitos: menos de 35Anos, não ter experiência na área (ou no máximo até 1 ano), nunca ter realizado um estágio profissional do IEFP.

Como se desenrola o processo:
Existem épocas de candidatura para empresas, em que estas se apresentam ao programa e indicam as suas necessidades (neste momento existem candidaturas a decorrer até dia 30 de Junho), após o fecho de candidaturas é feita uma selecção das empresas e são informadas se a sua candidatura foi ou não aceite e a que vagas (por exemplo, q empresa pode candidatar-se a 2 eng. ambiente e o IEFP só lhe atribuir 1).

Após a candidatura ser aceite, existem 2 formas de selecção dos estagiários, ou são encaminhados para entrevistas nas empresas através do centro de emprego, ou são recrutados directamente pela empresa. Na realidade vai dar ao mesmo, é sempre a empresa que escolhe os estagiários.

Por isso, se já estás inscrita no Centro de Emprego, pode ser que te encaminhem, se não deves estar atenta as vagas que normalmente são publicadas como qualquer outra oferta de trabalho.
Atenção que o Inov Jovem não é elegivel para todos os cursos, embora o teu deva ser pois é uma Eng., podes ver a lista de cursos elegíveis aqui: http://www.inovjovem.gov.pt/PresentationLayer/ResourcesUser/INOVjovem/%C...

Após, seres seleccionada por uma empresa, esta deve submeter a tua candidatura ao IEFP e se for elegivel, podes dar inicio ao estágio.

Descrição do estágio: Tem duração de 12 meses, com 22 dias úteis de férias. É remunerado a 2x o rendimento minimo (não é a mesma coisa q salário minimo, mas a diferença não é mt) + sub alimentação + sub transporte (não tens sub de ferias, nem sub de alimentação e transporte durante as ferias)

Existem mais 2 tipo de estágios interessantes: Estágio Profissional simples do IEFP (duração de 9 meses) e InovContacto (estágio Internacional, este tem a vertente inicial de formação em sala e depois é analisado o teu perfil e és colocada numa empresa)

Para os estágios Profissionais do IEFP, não existem épocas de candidaturas, por isso podes concorrer a uma empresa e indicar que estás disponivel para estágio profissional e a qualquer momento a empresa pode submeter uma candidatura de estagiario.

Para os estágios Internacionais InovContacto, se te candidatares e fores admitida, é a instituiçao que escolhe para que empresa e pais vais, não podes escolher. Mas é sem dúvida um dos melhores programas de estágio por aqui

Já aqui fica um testamento. Se tiveres dúvidas, diz que no que souber eu ajudo.

Bjs

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 17:45
manena:
Membro desde: 04.02.2009

encontrei finalmente um link para um formulário!
mas a ligação diz-me sempre k o link está corrompido e não consigo aceder... a minha sorte...

Pode ser que seja desta! vou tentar ir pelas tuas dicas pode ser que consiga chegar a algum lado se não serei a eterna frustrada a trabalhar em tudo e mais alguma coisa menos na área que me formei...

Retrato de Catarina Neves
Sáb, 13/06/2009 - 17:52
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

http://portal.iefp.pt/portal/page?_pageid=340,219412&_dad=gov_portal_ief...

Manda um mail ao IEFP e explica toda a situação. Dá-lhes inclusivamente a conhecer as respostas que tens obtido no centro de emprego.

Eu não sei onde fica o InovJovem mais perto de Viseu mas, se tiveres possibilidade ou conheceres alguém que esteja em Leiria, pede que vejam no centro que está localizado junto ao Estádio do U.Leiria

beijoca

Retrato de teddysr
Sáb, 13/06/2009 - 17:55
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Manena

Não existe formulário online para os candidatos a estagiario, pq para te candidatares tens apenas que dizer no centro de emprego que estás interessada em Estágios profissionais. Na página do InovJovem diz isso mesmo:

"Lembra-te: Os formulários de candidatura disponíveis neste site destinam-se exclusivamente a empresas ou instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos. Para beneficiares desta Medida basta contactares o Centro de Emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (I.E.F.P, I.P.) mais próximo." tirado desta página: http://www.inovjovem.gov.pt/PresentationLayer/primeinov_destaque_01.aspx...

Retrato de Catarina Neves
Sáb, 13/06/2009 - 18:08
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

Pelo que percebi, o problema da Manena é mesmo o Centro de Emprego onde ela se desloca. Infelizmente existem muitos assim e quem não estiver atento, deixa passar oportunidades muito válidas, nomeadamente de formações fantásticas.

Nem imaginas o que tenho acompanhado nos últimos três anos ;((((

beijocas ;)))

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 18:11
manena:
Membro desde: 04.02.2009

olá
e obrigada pelo teu testamento!

como podes ver estou mesmo a precisar de ajuda!
resumindo eu já disse no centro de emprego que gostaria de estar disponível para estágio não é a mesma coisa que que o iefp? ou é preciso preencher alguma coisa?

e que mais posso fazer para tornar a minha candidatura mais seleccionável?
há alguma maneira de garantir a minha participação?

Retrato de teddysr
Sáb, 13/06/2009 - 18:18
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Infelizmente sei como são a maioria dos Centros de Emprego... nem imaginas o que penávamos para nos preencherem vagas... mas por muito que tivéssemos feito, em 5 anos que fui responsável por essa área 0(zero) foram as vagas preenchidas pelo IEFP, e estamos a falar numa empresa q recrutava pessoas todos os meses.

Mas no caso dos estágios profissionais, se o Centro de Emprego não fizer nada, resta "perseguir" as empresas que ela ache que possam ter estágios na área.

Deve ser mais simples conseguir encontrar empresas com vagas que queiram preencher com Estágios Profissionais do IEFP. O InovJovem é um programa mais interessante para os estagiários (para as empresas também), mas é muito mais trabalhoso do ponto de vista da empresa, ou seja, mts nem se dão ao trabalho de tentar, até pq existe um sentimento geral que é mt difícil e não vai dar em nada (o que é totalmente errado, todas as candidaturas InovJovem que tratei obtive sempre aprovação, se não fosse a 100%, tinha sempre alguns estágios atribuídos).

Bjs

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 18:20
manena:
Membro desde: 04.02.2009

é mesmo isso catarina!

o Centro de emprego daqui ao que parece não tem grande vontade de ajudar... a menos de conhecidos, primos, amigos chegados ou filhos do sr fulano de tal...

ao menos assim me parece não é para ser má... mas é a minha experiência...

azar o meu não me enquadro na lista acima referida...

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 18:25
manena:
Membro desde: 04.02.2009

sim eu ando na perseguição dessas empresas... alguém conhece alguma aqui na zona centro? como chegar até elas? o que tenho feito é ver empresas ligadas á área enviar currículo falar no programa e pedir estágio ou oportunidade de emprego mas até agora nada...
nem respostas positivas nem negativas.... NADA

por isso coloquei aqui o post...

felizmente tive boa informação mas não sei se me leva muito longe pelos vistos dependo do centro de emprego é isso?!

Retrato de teddysr
Sáb, 13/06/2009 - 18:29
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Repondedo Às tuas questões:

Quote: resumindo eu já disse no centro de emprego que gostaria de estar disponível para estágio não é a mesma coisa que que o iefp? ou é preciso preencher alguma coisa?

Sim, centro de emprego e IEFP é a mesma coisa, se eles já tem motivação registada, deveriam entrar em contacto contigo se tomarem conhecimento de alguma vaga

Quote: e que mais posso fazer para tornar a minha candidatura mais seleccionável?

Contactar as empresas. Responder a muitos anúncios e enviar candidaturas espontâneas a empresas que possam precisar de um Eng Ambiental.

Quote: á alguma maneira de garantir a minha participação?

Infelizmente não, a candidatura é feita pela empresa.

2 Notas:
1º O Centro de Emprego (IEFP) não procura nada para ti. No limite, se entrar uma vaga que preenchas os requisitos chamam-te. O sistema é totalmente automático, logo bastante falível. Dou-te um exemplo: Se a empresa colocar que procura candidatos com 1 ano de experiência, como não cumpres esse requisito não te chamam, o que não quer dizer que a empresa até não esteja disposta a contratar um estagiário.

2º Mesmo que não cumpras todos os "requisitos" expostos em um anúncio de emprego, responde na mesma. Nunca mintas a dizer que tens mais do que tens e faz isto com moderação (Não vale a pena responder a um anúncio que pedem uma pessoa com 10 anos de experiência para ser responsável pelo projecto )

Por fim, mantem-te atenta a todas as fontes possíveis de emprego. (sites, jornais, anuncios... tudo)

Bjs

Retrato de teddysr
Sáb, 13/06/2009 - 18:34
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Não dependes do Centro de Emprego, apenas de ti e da tua vontade de "estar lá"

Qt a empresas na zona de Viseu, infelizmente não conheço nada, vivo um pouco mais a Sul. Fica tb atenta às candidaturas públicas que vão sendo publicadas.

Quando acabaste o curso?

Bj

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 18:42
manena:
Membro desde: 04.02.2009

eu terminei o curso em 2005 com uma média até razoavel (14)...

mas nessal altura queria muito ficar independente dos meus pais e apareceu uma vaga para empregada de balcão no centro comercial e lá fui eu ganhar o meu €
pouco tempo depois subi de posto e comecei a ficar sem muito tempo para procurar na minha área, mesmo assim ia tentando muito pouco mas ia...
Na altura ainda procurei o centro de emprego mas como tava a trabalhar não podiam fazer nada relatvamente a estágios e eu com contas para pagar não me podia dar ao luxo de ficar sem trabalho...
conclusão chegei a um ponto que tive de parar se era o queria para toda a vida.. e axei que não que não era para aquilo que me tinha licenciado... quando dei por mim tinhm passado mais de três anos após a licenciatura e já não podia fazer estagio do iefp...

logo só me resta o InovJovem...
ou ir para fora

sem experiência e com estes anos de termino de curso tem estado para mim muito complicado arranjar trabalho na área...

estou a tirar formação em Técnico superior de Segurança e Higiene do Trabalho a ver se compõe um pouco a coisa...

mas não está muito fácil

na verdade não está nada de nada fácil

Retrato de teddysr
Sáb, 13/06/2009 - 18:53
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Compreendo... com o curso terminado em 2005, é mais difícil. Mas nada é impossível.

Candidata-te a tudo os gabinetes de Arquitectura as vezes tb procuram, nem que seja para fazer algumas coisas em freelance.

Termina o curso de Tec. Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, porque pela ideia que tenho tem surgido algumas vagas nessa área.

Bjs

Retrato de manena
Sáb, 13/06/2009 - 19:01
manena:
Membro desde: 04.02.2009

Obrigado ás duas pela ajuda!

foi muito pretavel!
Andava um pouco animada mas rapidamente voltei á tristesa do costume (em relação a este assunto)

Em suma não há muito mais a fazer é continuar a enviar curriculos e esperar que alguem peque no meu! (...)

de qualquer forma enviei já um e-mail para alguem do inovjovem que está no link que a catarina Postou e vou enviar outro para o iefp e voltar a ir ao centro de emprego mais uma vez reforçar a ideia que quero ser candidata... pode ser que alguem me ouça/veja

Obrigado a ambas...

Retrato de Catarina Neves
Seg, 15/06/2009 - 18:28
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... alguma coisa hás-de arranjar ;)))

Dá uma "arejada" no teu CV, muda a carta de apresentação, faz formações suplementares por exemplo, na área de línguas e informática ;))))

Boa sorte ;)))