Hoje cozinhei... | Page 135 | A Nossa Vida
16759 entradas / 0 new
Última entrada
Retrato de CDM
Qua, 24/11/2010 - 11:58
CDM:
Membro desde: 29.12.2008
PatyF wrote:

O que é arroz basmatti!?!

E como se faz o quiche?!!

Vocês são muito à frente Smile

Francesca, parabéns Hug Temos a mesma idade..hehe A partir dos 20 isto corre tão depressa Tongue

>:D<

Wink

É uma variedade de arroz da Índia que tem um aroma e um gosto muito particular e bom! E fica muito solto depois de cozinhado.
É óptimo para acompanhar caril, para fazer saladas, etc...

Eu normalmente compro o Arroz Basmati Saludães http://saludaes.pt/seccion/familias#a8

A quiche de atum que fiz foi muito simples.
Eu pessoalmente gosto delas baixinhas, ou seja, com pouco recheio porque senão acho-as enjoativas.

Fiz assim:

- 1 embalagem de massa quebrada
- 3 ou 4 ovos (usei 3 XL)
- 1 pacote de natas
- sal e pimenta (usei uma mistura de pimentas em grão moída na hora)
- coentros (não tinha salsa)
- 2 latas de atum (usei atum ao natural)
- 1 cebola pequena

Forrar a tarteira com a massa e picar o fundo com um garfo (para a massa não empolar).

Para o recheio:
Num frigideira colocar um pouco de azeite e colocar a cebola picada, deixar amolecer e juntar o atum e os coentros picados.
Deixar "refogar" um pouco.

Entretanto numa tigela bater os ovos com as natas e temperar com sal e pimenta.
Juntar o atum e deitar na tarteira.

Levar ao forno (a 180º) por cerca de 20 minutos.

Vês se está pronta se picares com um garfo. Se estiver consistente já está.

Nós comemos com a sopa mas podes fazer uma salada e é uma refeição completa.

Bjs

Carla

Retrato de PatyF
Qua, 24/11/2010 - 12:14
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Sempre tão prestativa Hug Hug

Sabes que nunca usei massa quebrada Nerd

O que é atum ao natural!?

E pode-se fazer sem salsa/coentros ou achas indispensavel!?

(Não gosto muito destes temperos Neutral )

Outra coisa, costumas fazer com outras condimentos sem ser atum?!!

E outra questão Tongue A tarteira pode não ser de fundo movivel certo!?! Nerd

Obrigado Kiss Hug

Retrato de Icas
Qua, 24/11/2010 - 13:21
Icas:
Membro desde: 22.11.2010

Olá!

Depois de ler todos os tópicos, pensei que podia acrescentar algumas coisitas...
Para quem gosta de comidinha saborosa mas com menos calorias, experimentem a quiche com massa quebrada (mesmo congelada do Continente) em vez de massa folhada. Além disso em vez de usarem natas na base experimentem:
1 chávena de leite magro
1 colher de sopa de maizena
3 ovos

misturam tudo, juntam os ingredientes que quiserem, temperam a gosto e vai ao forno. Na minha opinião fica igualmente bom, mas mais saudável.
Obrigada pela partilha, tenho sempre problemas em saber o que cozinhar. Hoje foram migas (couve, feijão frade e broa, com peixe grelhado :p)
Bjs

Icas

Retrato de CDM
Qua, 24/11/2010 - 13:52
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

Hug Obrigada!

Respondendo às tuas dúvidas...

*O que é atum ao natural!?
É atum enlatado na mesma mas sem óleo ou azeite. (http://www.ramirez.pt/?cat=1&subcat=3&cod=4)

*E pode-se fazer sem salsa/coentros ou achas indispensavel!?
Mas não gostas das ervas frescas??
Podes tentar usar outra coisa... mas im, é dispensável Wink

*Outra coisa, costumas fazer com outras condimentos sem ser atum?!!
Sim, cogumelos, bacon, frango, espinafres, espargos, tomate cherry... não tudo junto!
Gosto muito da de frango e cogumelos...
há imensas receitas de quiches diferentes... tens aqui algumas: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/search/label/quiche

*A tarteira pode não ser de fundo movivel certo!?!
Certo!

Bjs

Carla

Retrato de PatyF
Qua, 24/11/2010 - 14:27
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Obrigado Carlita Hug

Vou experimentar um dia destes Smile

Icas boas ideias Wink

Retrato de dedinho
Qua, 24/11/2010 - 14:28
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Gostei da dica para evitar as natas... ando sempre a tentar aligeirar as receitas... é a única forma quando se quer comer coisas saborosas mas se tem um metabolismo lento que nem uma tartaruga Wink

Retrato de Mafaldinha_Carlotinha
Qua, 24/11/2010 - 23:48
Mafaldinha_Carlotinha:
Membro desde: 27.05.2010

Como alternativa às natas (q também adoro), tens o molho de soja q muitas vezes uso para o comer não ficar tão calórico.

É mais líquido do que as natas, mas dá pra matar a gula! Smile

Beijinhos Smile

Retrato de SofiaB
Qui, 25/11/2010 - 09:11
SofiaB:
Membro desde: 09.10.2009

Para ontem ao jantar fiz uma massa gratinada com cogumelos e camarão.

Retrato de anasbageri
Qui, 25/11/2010 - 09:43
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010

aqui andamos a cozinhar qs nada. Ontem fiz sopa de tomate e descongelei umas fatias de uma mega empada de galinha que tinha feito.

Sobre as tartes, eu não uso natas para o recheio, uso sour cream, ou creme azedo, já se vende em Portugal. Se optam por leite, vão ver que não precisam de juntar maizena, fica muito mais leve e menos "emborrachado".

Não compro as massas já feitas, em 5 minutos se faz uma base e ficamos a saber o que estamos a comer.

Especialmente para a Paty que é nova disto de tartes e quiches, deixo links para algumas receitas.

base - http://anasbageri.wordpress.com/2010/07/20/massa-base-para-tartes-salgadas/ tem fotografias do passo a passo, faz-se mt bem.

tartes:
azeitonas e tomate - http://anasbageri.wordpress.com/2010/08/02/tarte-de-azeitonas-e-tomate/
bacon e cogumelos -
http://anasbageri.wordpress.com/2010/07/30/tarte-de-bacon-e-cogumelos/

bons cozinhados para todas, eu vou ver se começo a organizar as minhas coisas para o Natal.

ana

Retrato de CDM
Qui, 25/11/2010 - 10:34
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

Wink

Por acaso é uma boa ideia e já tinha lido isso algures... Podes dizer-me onde compras o sour cream? Aqui há uns tempos andei à procura e só consegui comprar no Intermarché...

Eu já uso natas light porque são mais líquidas...e já tentei usar as de soja mas não gostamos do travo que deixam na comida.
Por vezes em vez de natas uso leite...

Em relação à massa... também já diz em casa mas a outra acaba por ser mais prática para quando tenho preguiça Smile

Bjs

Carla

Retrato de francesca
Qui, 25/11/2010 - 11:20
francesca:
Membro desde: 27.08.2008

Obrigada Patyf Hug . Meninas, eu sei que ainda sou uma jovem, mas isto passa tao depressa, ainda agora tinha 18 Grin , estou como a Paty, a partir dos 20 passa a correr...
Ja agora alguem me diz uma receita boa de arroz de marisco? é que eu vejo tantas que nem sei por onde me hei-de guiar, umas levam lulas as rodela e nao sei que, mas nao sei se fica bem. Hug Kiss a todas e obrigada

Retrato de AID
Qui, 25/11/2010 - 14:45
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Será que me podes ajudar? Tens alguma massa para pizza assim simples que não leve muito tempo a fazer e saia bem?

Queria experimentar fazer uma pizza caseirinha mas não gosto das bases de compra e não sei nenhuma receita...

Obrigada

Ana

Retrato de dedinho
Qui, 25/11/2010 - 15:56
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Obrigada pela dica do molho de soja. Até aqui, o que tenho usado para substituir, sempre que possível, são natas light; mas são sempre natas! Sabes dizer-me a percentagem de lípidos desse molho de soja, por favor? Thanks!

Retrato de CDM
Qui, 25/11/2010 - 16:11
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

Eu já fiz esta massa http://mafaldapintoleite.sabores.sapo.pt/
e saiu bem

Está em RECEITAS - PROGRAMA DE TV - Massa de pizza básica

Carla

Retrato de Mafaldinha_Carlotinha
Qui, 25/11/2010 - 17:03
Mafaldinha_Carlotinha:
Membro desde: 27.05.2010

Pois, eu quando não tenho este molho de soja e tenho natas light, é o q uso!

Em relação à % de lípidos, não te sei dizer porque neste momento não tenho em casa...:(

Mas ainda bem q levantas essa questão! Eu q sou tão piquinhas com essas coisas, acho q ainda não comparei a composição deste molho de soja com uma natas light!! Thinking

Vou ter q ver isso!
Se souberes primeiro q eu, avisa, diz qualquer coisa! Wink

Beijinhos Smile

Retrato de AID
Qui, 25/11/2010 - 17:07
AID:
Membro desde: 27.08.2008
CarlaDiogo wrote:

Eu já fiz esta massa http://mafaldapintoleite.sabores.sapo.pt/
e saiu bem Wink

Está em RECEITAS - PROGRAMA DE TV - Massa de pizza básica

Obrigada Carla, vou experimentar.

Ana

Retrato de PatyF
Qui, 25/11/2010 - 18:05
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Ana, obrigado Hug Gostei em particular da de bacon e cogumelos..hei-de experimentar (não sei é se vou põr os cogumelos) Wink

Tenho em casa, bacalhau a demolhar (já desfiado)..nem sei o que me aptece fazer Thinking Costumo fazer bacalhau à brás, mas é sempre o mesmo Nerd Há ideias por aí?! Tongue

Hug

Retrato de JuFernandes
Qui, 25/11/2010 - 18:27
JuFernandes:
Membro desde: 18.04.2009

Tenho andado muito ausente deste tópico, mas eu vou confirmar na receita tenho que procurar nos meus livros pk já não me recordo ao certo qual era) e depois digo-te, mas penso que ao todo seria uma chávena na massa e uma no final. Mas é melhor eu confirmar.

Retrato de CDM
Qui, 25/11/2010 - 19:07
CDM:
Membro desde: 29.12.2008
PatyF wrote:

Ana, obrigado Hug Gostei em particular da de bacon e cogumelos..hei-de experimentar (não sei é se vou põr os cogumelos) Wink

Tenho em casa, bacalhau a demolhar (já desfiado)..nem sei o que me aptece fazer Thinking Costumo fazer bacalhau à brás, mas é sempre o mesmo Nerd Há ideias por aí?! Tongue

>:D<

Talvez um arroz de bacahau ou bacalhau com massa...
Bacalhau com natas também é uma hipótese mas demora mais tempo a fazer...

Carla

Retrato de Mafaldinha_Carlotinha
Qui, 25/11/2010 - 22:47
Mafaldinha_Carlotinha:
Membro desde: 27.05.2010

Não sei se já vai tarde, talvez já tenhas feito alguma coisa com o bacalhau...de qualquer forma, deixo-te a sujestão de fazeres uns bolinhos/pastelinhos de bacalhau ou umas pataniscas!! Sabes do q falo??

São receitas super fáceis de fazer e q caem sempre bem acompanhadas com uma boa saladinha e um arrozinho de tomate! Humm!! Tongue

Espero ter ajudado, nem q seja para a próxima! Smile

Beijinhos

Retrato de anasbageri
Sex, 26/11/2010 - 08:05
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010
CarlaDiogo wrote:

;)

Por acaso é uma boa ideia e já tinha lido isso algures... Podes dizer-me onde compras o sour cream? Aqui há uns tempos andei à procura e só consegui comprar no Intermarché...

Eu já uso natas light porque são mais líquidas...e já tentei usar as de soja mas não gostamos do travo que deixam na comida.
Por vezes em vez de natas uso leite...

Em relação à massa... também já diz em casa mas a outra acaba por ser mais prática para quando tenho preguiça Smile

Bjs

Carla, eu vivo na Su«ecia, onde o sour cream é mais comum do que azeite!

Em POrtugal já vi no lidl. Podes substituir, era o que fazia qd morava em Portugal, por creme fraiche (spelling?). Vende-se em caixinhas no Lidl de certeza abslouta, há tb em versão light. Confia em mim, faz uns recheios deliciosos, leves e cremosos... Drooling

A percentagem de gordura é habitualmente 5 a 12%.

Hug

ana

Retrato de partyx82
Sex, 26/11/2010 - 15:36
partyx82:
Membro desde: 20.04.2009

um prato bem típico português para esta altura do ano... Rancho, até a pequena metia a colher à boca e fazia nhamnhamnhamnhamnam

Retrato de PatyF
Sex, 26/11/2010 - 16:32
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Comí hoje ao almoço, rancho, aqui no trabalho Wink

Esquecí-me de dizer, no passado fim de semana, fiz um bolo de leite e limão (receita da ana)..Estava muito bom Drooling Este fim de semana quero aventurar-me noutro bolo mas ainda não sei qual Thinking

Ontem o jantar acabou por ser mesmo bacalhau à brás Laughing Mas soube-me especialmente bem Wink

Retrato de dedinho
Sex, 26/11/2010 - 21:15
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Aguardo então a tua confirmação. Tenho uma colega de trabalho que também o faz e o dela também fica muito húmido. Mas ela também não o faz há tanto tempo que nem se lembra se é uma na massa e outra no fim ou se rega só no fim...
Acho que vou optar por fazer bolo de banana este fds; esse é seguro Wink

Retrato de dedinho
Sex, 26/11/2010 - 21:18
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Vi hoje o tal molho de soja no hiper. E fui logo espreitar! São 20% de lípidos, ou seja, o dobro das natas light. Por outro lado, há o aspecto da natureza da gordura, que não vi qual é... A das natas sabemos de onde vem; aquela será mais saudável ou levará o quê para ficar gordo Thinking

Retrato de SofiaB
Sáb, 27/11/2010 - 16:50
SofiaB:
Membro desde: 09.10.2009

Jantar de onte: batata e cenoura cozida e pescada estufada.
Almoço de hoje: Arroz de forno.
Jantar de hoje: possivelmente o resto do arroz de forno com mais qualquer coisa, porque não chega.

Retrato de pati_1977
Sáb, 27/11/2010 - 17:27
pati_1977:
Membro desde: 15.05.2009

Hoje o almoço foi massa picante com camarão. Podem ver a receita aqui

http://oquequesecomeaqui.blogspot.com/2010/11/massa-picante-com-camarao....

Bons cozinhados a todas

Retrato de paixokinha
Dom, 28/11/2010 - 18:21
paixokinha:
Membro desde: 14.10.2009

Hello,

Sou nova por estes lados, ja fui participante no Nosso Casamento, neste momento anda a participar no De Mae Para Mae... E hoje descobri este topici aqui na Nossa Vida e achei o maximo, parabens a criadora!!!
Entao ca vai a ementa do me fim de semana:
-sexta a noite, resto de sopa que estava no frigorifico (tive uma consulta e ja cheguei tarde a casa);
-sabado ao meio dia: ovos com salsichas (ais as calorias)
-sabado a noite: rolo de carne recheado com queijo e fiambre, acompanhado com arroz branco e tarte de maça para a sobremesa;
-domingo ao meio dia: costeletas de vitela grelhadas com grelos salteados;
-domingo a noite: o retso do rolo de carne.

Para amanha ainda nao tenho ideias, mas talvez uns bifinhos com cogumelos, que dizem?

Beijokas,

Ju

Retrato de SofiaB
Seg, 29/11/2010 - 09:27
SofiaB:
Membro desde: 09.10.2009
Retrato de partyx82
Seg, 29/11/2010 - 10:51
partyx82:
Membro desde: 20.04.2009

este fim-de-semana lá por casa foi:
lasagna verde de atum
rissoto de alheira
e para sobremesa: delicia de mousse de chocolate Tongue

para mim bifinhos com molho de cogumelos parece-me sempre bem Drooling