Help please | A Nossa Vida

Help please

Retrato de marlene26
11.08.2010 | 02:18
marlene26:
Membro desde: 11.08.2010

Ola!!!
Ando com uns problemas que me andam a a dar cabo da cabeça.
Trabalhei durante um ano e meio na minha àrea de formação academica.
desde que começei a trabalhar vi que a empresa estava com problemas financeiros, daí até começar a receber o ordenado em pequenas parcelas e a ficar em atraso foi um saltinho. Como adorava o k fazia e como esta muito dificil arranjar trabalho na minha àrea fui deixando, andar e fui apoiando o máximo a minha entidade patronal para tentar endireitar a empresa. Posso dizer que enquanto trabalhei crei laços de amizade com a entidade patronal, para além de empregada era também amiga, e sempretive liberdade no meu trabalho.Aqui o grande problema e grande mesmo é que os salarios em atraso forma aumentando cada vez mais,e as dividas da empresa para com outras instituições também. Conclusão, acabou por fechar as portas, e ficaram a dever-me mais de 4 mil euros. A empresa era uma sociedade. Quando vim embora disseram k a prioridade era regularizar a minha situação, disseram k vendiam a carrinha e k me pagavam (carrinha k pertencia a creche e unica propriedade da creche) ou entao k me iam pagando todos os meses a prestações. Acreditei, afinal pareciam pessoas sinceras e sérias. Lixei-me passaram 5 meses desde k fechou e ate agora dinheiro nada, farto-me de mandar msg a pedir o dinheiro, mas dizem k a carrinha foi penhorada pela seg social. Agora queria colocar a antiga entidade patronal em tribunal, mas vieram dizer-me que como era uma sociedade que so tinha como propriedade uma carrinha e nao tem capital social,que nao valia a pena colocar em tribunal,porque nao vou conseguir recuperar o dinheiro,porque nao lhes vao penhorar os bens que estão em nomes das sócias, so penhoram se pertencer a sociedade Sad >Alguem me sabe dizer se é mesmo assim.Tou desesperada preciso do dinheiro que me pertence por direito e sera que nao o vou reaver.
Se alguem me poder esclarecer agradecia muito.
obrigado


Retrato de Yara2
Qua, 11/08/2010 - 03:10
Yara2:
Membro desde: 05.02.2008

A tua situação é realmente delicada...
4 mil euros ainda é algum dinheiro e se é teu, deves lutar por ele...

Só alguem da área de Direito te pode dar essas informações...
Nao tens nenhum amigo advogado?
Perfunta a alguém da area...

Queria ajudar-te mas sinceramente não sei... Worried

Retrato de FiPipoca
Qua, 11/08/2010 - 09:18
FiPipoca:
Membro desde: 03.03.2010

Também gostava muito ajudar, mas não sei...

Apenas te posso perguntar se alguma vez foste ao ministério do trabalho, eles lá devem te ajudar. Teras que comprovar que trabalhas-te mesmo lá e que não te pagaram...

Informa-te lá... e depois diz alguma coisa...

Desejo do fundo do coração que resolvas a tua situação, e luta pelo que é teu por direito.

Força e Boa sorte. Hug

Beijinho

Fi
"Vive cada ssegundo como se fosse o ultimo..."

Madrinha orgulhosa das minhas meninas Sparkly e C.A.S.C.S.
Afilhada odediente de kikinha_kutxi

Retrato de SASF
Qua, 11/08/2010 - 12:09
SASF:
Membro desde: 15.08.2009

Olá, pelo que sei é verdade só é penhorável o que estiver em nome da sociedade,o condomínio do meu prédio ganhou a causa em tribunal contra o construtor mas não pode "fazer nada" pk o construtor tem tudo em nome de outros e a firma "faliu", ou seja ficou tudo em aguas de bacalhau depois de terem andado 4/5 anos em tribunal a gastar dinheiro.

se já não tem nada em nome deles, então devem ter colocado os bens em nomes de outras pessoas, chama-se descapitalizar a empresa para depois não terem que pagar a ninguém e saírem-se a rir disto tudo... é o país que temos...

Retrato de amadalena
Qua, 11/08/2010 - 19:46
amadalena:
Membro desde: 13.05.2009

Olá...
Sou solicitadora estagiária, e já percebo algum coisinha disso. Sim, é verdade que apenas pode ser penhorável os bens da empresa. Jamais são penhorados os bens pessoais dos socios. A nao ser que em questão esteja uma empresa de responsabilidade imilitada, ou que alguns dos socios tenha dada como garantia à empresa alguns dos seus bens pessoais. Ainda há uma outra situação em que os socios, ou gerentes respondem com os seus bens pessoias: quando eles ao assinarem por exemplo, uma letra ou um cheque, dão o seu aval, ou seja, para além de assinarem em nome da empresa, assinam também em nome proprio. Nesse caso pode-se ir em cima dos bens pessoais deles.
Quanto à empresa em questão, se ela não tem bens nenhuns em nome dela, então não há muito a fazer, pois quem nao tem bens, não os pode entragar. No entanto, alem dos bens que a empresa tem já se encontrarem penhorados, o mesmo não significa que não podes ir reclamar o teu dinheiro. Pois tu tens uma garantia a que se chama "privilégio creditório", pois tens um contrato de trabalho.
No entanto, como referiste que foi penhorado pela SS, secalhar o valor é muito grande. Devias ter agido logo. Assim ficas-te sem garantias deles. Como sabes que a empresa não tem nadinha em nome dela? Não tem automóveis? Imóveis? Dinheiro no banco? Não existe ninguém que lhe deva dinheiro? Sabes que tambem se pode penhorar os créditos, ou seja, imagina, se alguem deve dinheiro à empresa, tu podes pedir que esse dinheiro seja penhorado e vá logo para ti...
Em ultimo caso, tenta chegar a acordo com eles...
Caso eles não tenham nadinha de nada, então com certeza a empresa vai ser declarada insolvente.

Retrato de marlene26
Qui, 12/08/2010 - 00:57
marlene26:
Membro desde: 11.08.2010

Hoje la me fui informar ao instituto do trabalho, depois de várias horas a espera, a senhora disse-me que caso a empresa nao tenha bens para me pagar, as proprietárias têm de se responsabilizar a titulo pessoal. Disse-me também que eu como empregada tenho prioridade relativamente a segurança social, e se o processo de penhora da carrinha ainda nao estiver finalizado pela seg social, eu tenho prioridade, e a carrinha pode ser penhorada por mim. Agora tenho que ir a seg social pedir um advogado,visto k nao tenho rendimento para contratar um. Agora tenho que ver o que é que o advogado me vai dizer.

Retrato de marlene26
Qui, 12/08/2010 - 01:04
marlene26:
Membro desde: 11.08.2010

Sei que nao tem nada em nome da empresa porque a creche estava localizada num espaço alugado, o que tem la dentro de mobiliario nao vale nada, so mesmo a unica coisa de valor era a carrinha, e as contas bancarias da creche estavam sempre a zeros porque o senhor do banco fartava-se de ligar para pedir k colocassem dinheiro na conta, pk estava a zeros.
Duas das proprietarias nao têm bens a nome delas a terceira delas tem. Agora vou confiar na palavra da senhora do instituto do trabalho, e vou ver oque isto vai dar. Não fiz nada mais cedo, e foi o que fiz de mal,porque sempre acreditei na palavra das patroas, como pagavam, mas o tempo foi passando e nada. lixei-me

Post