Olá!
Adoptei à pouco tempo um gatinho e foi a melhor coisa que fiz! Neste momento tem dois meses e uma semana!
Moro num apartamento e ele fica todo o dia sozinho...
Por esse motivo, a veterinária aconselhou-nos a arranjar outra gatinho para lhe fazer companhia, e estamos a ponderar essa decisão..
Mas temos algumas dúvidas...!!
Será esta a melhor altura?! É melhor assim dois gatinhos pequeninos, ou esperar até que este seja mais velho para adoptar?
Adoptar um GATO ou uma GATA?! Nós gostávamos de uma gatinha agora... mas será que assim as probabilidades de adaptação são menores?!
Espero conseguir alguma ajuda por aqui!
Obrigada!
Olá,
Acho sinceramente que enquanto são pequeninos é que se pode fazer mudanças. Agora a probabilidade de adaptação é sempre muito maior do que quando tem um gato adulto.
Não se esqueça que antes de adoptar deve fazer o teste FIV/FELV para não levar estas doenças para casa e contaminar o seu gato, ou, caso o seu gatinho tenha FIV não afectar a nova aquisição.
Espero que já tenha feito ao seu pequenino se não o fez pode fazer no seu Vet habitual, é na hora e só é preciso uma gotinha de sangue.
O meu gatinho já apanhou as vacinas e já fez os exames que tem a fazer, e vai ser esterilizado aos seis meses, já está tudo tratado com a vet. Se recebermos um outro gato vai ser igualmente cuidado. A dúvida não é essa... Será que devia adoptar um gato ou uma gata? Ou a adaptação é igual independentemente do sexo?
Obrigada!!
Não sei se sou excepção mas... toda a minha vida tive gatos e fui sempre adoptando gatinhos (grupos e introduções sempre de idades diversas) e nunca tive qualquer problema...
O pior que já me aconteceu foi gatinhos que eram menos sociáveis ou não suportavam ser "incomodados" pelas brincadeiras dos mais novos mas isso é como pessoas, é relativo! Não depende do sexo nem idade. Nesses casos eles tinham todo o direito a não gostarem! Amei todos os gatinhos e nunca tive problemas!
Acho que em qualquer idade é ideal para adotar outro. Sem dúvida que é preferivel dois, principalmente se passa muito tempo sozinho... Eu estou como a Sphiren tenho dois gatinhos já adultos mas sou familia de acolhimento temporario e aqui em casa tanto entram bebes como já adultos e todos se dão, pode custar ao inicio mas depois dão-se bem até porque cada um sabe até onde pode ir. Em relação ao sexo isso é consigo se prefere agora uma gatinha adote a gatinha e aos 6 meses, mesmo tendo o gatinho castrado, esterilize a gatinha é o melhor para a saude dela e garanto-lhe que irá adorar ter dois Se precisar de ajuda para encontrar um gatinho/gatinha pode pedir que eu ajudo Boa sorte com a escolha
De que zona do país é?
Olá gabi, vou-te falar pela minha experiência.
Primeiro, adoptamos a nossa gatinha. Fomos mesmo nós que passados 6 meses decidimos adoptar uma companhia para ela porque ela sentia-se muito sozinha e com falta de miminho.
Queríamos adoptar outra menina porque tínhamos esse receio tal como tu mas o meu namorado acabou por se apaixonar por um gatinho bebé que foi apanhado na rua e que precisava de uma família que lhe desse todo o carinho e amor que ele merecia.
Lá juntamos esse menino à nossa família e foi a melhor coisa que fizemos.
Eles adoram brincar e dormir agarradinhos, fazem muita companhia um ao outro, nota-se que a nossa menina já não se sente nada sozinha.
Quando têm de se chatear lá andam a atorrear massa um ao outro mas pronto, tudo normal.
Foi só não esquecer de castrar o menino, que a menina já estava
Membro desde: 09.03.2012